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Ferramentas de Automação de Marketing
Ferramentas de automação de marketing são softwares que ajudam empresas a automatizar e otimizar suas estratégias de marketing digital. Essas ferramentas permitem criar campanhas personalizadas, segmentar públicos-alvo, automatizar tarefas de marketing e analisar o desempenho das ações de marketing. A finalidade dessas ferramentas é melhorar a eficiência do marketing, alcançar mais leads qualificados e aumentar a conversão de clientes. Principais recursos incluem automação de e-mails, gerenciamento de campanhas, criação de landing pages, pontuação de leads, rastreamento de interações do usuário e análise de resultados. Empresas de marketing, equipes de vendas e empresas que desejam melhorar suas estratégias de geração de leads e nutrição de clientes podem se beneficiar do uso de Ferramentas de Automação de Marketing. Com o crescimento do marketing digital e a necessidade de segmentação e personalização de mensagens, essas ferramentas estão se tornando essenciais para o sucesso no mercado atual. Tendências atuais incluem integração com chatbots, uso de inteligência artificial para personalização de conteúdo e automação de marketing omnicanal. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Ferramentas de Automação de Marketing
Índice
As ferramentas de automação de marketing são um tipo de software de marketing projetado para permitir que empresas e profissionais de marketing gerenciem e automatizem os principais aspectos de suas campanhas de marketing. Algumas das áreas mais comuns e significativas que são cobertas por softwares desse tipo incluem design de campanha de marketing, criação de campanha, publicação de conteúdo, gerenciamento de leads, segmentação de mercado, rastreamento de campanha e análise de marketing.
Como o nome indica, o componente de automação desses aplicativos é fundamental. O software normalmente é capaz de executar ações previsíveis, repetitivas ou claramente definidas automaticamente, sempre no momento ideal. Isso possibilita que os profissionais de marketing gastem menos tempo em pequenos detalhes de uma campanha de marketing, liberando tempo para melhor aplicá-lo em outras tarefas.
As melhores ferramentas de automação de marketing atendem a uma variedade de diferentes tipos de marketing, incluindo e-mail marketing, publicidade gráfica, marketing de mídia social e marketing de conteúdo. O software não apenas pode ser usado para acelerar os processos de marketing, mas também pode melhorar a qualidade das campanhas de marketing, direcionando o conteúdo para onde ele será mais eficaz. Alertar as partes interessadas sobre campanhas que estão com bom desempenho – e também com desempenho ruim – permite que se faça uma intervenção mais oportuna com melhores resultados gerais de negócios.
Além da função principal de automatizar aspectos das campanhas de marketing, essas ferramentas de automação de marketing também podem ser usadas para monitorar campanhas de marketing de maneira mais geral, melhorar a personalização e nutrir leads ao longo de toda a jornada do cliente. A ampla gama de recursos garante que o software de automação de marketing possa ser comparado, integrado ou associado ao software de gestão de leads, software de gestão de campanhas, ferramentas de e-mail marketing e uma variedade de aplicativos e serviços online semelhantes.
Os recursos precisos incluídos em diferentes plataformas de automação de marketing ou soluções de software podem variar significativamente. Esses recursos específicos oferecidos certamente são serão um fator fundamental em qualquer decisão de compra. No entanto, existem também alguns recursos básicos que ajudam a definir toda a categoria do software. Espera-se encontrar esses recursos em quase todas as soluções do mercado. Com isso em mente, ao usar um software de automação de marketing, você deve ter a capacidade de realizar as seguintes tarefas, atividades ou processos:
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Projetar uma campanha de marketing, criar ações de marketing e monitorar continuamente seu alcance
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Classificar leads e outros contatos em diferentes categorias ou segmentos, com base em seus atributos
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Acompanhar as taxas de conversão, resultados financeiros e outros indicadores-chave de desempenho
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Gerenciar e coordenar campanhas de marketing em vários canais diferentes
O que são ferramentas de automação de marketing?
As ferramentas de automação de marketing permite que os profissionais de marketing e as empresas para as quais trabalham supervisionem ou gerenciem suas campanhas de marketing e automatizem elementos-chave, com o objetivo de tornar essas campanhas mais eficazes e eficientes. Para responder com precisão à pergunta sobre o que é um software de automação de marketing, faz sentido primeiro perguntar: “o que é automação de marketing?”. Em termos simples, esse conceito descreve os vários processos existentes que permitem que empresas e profissionais de marketing agilizem seus processos e realizem tarefas repetitivas e previsíveis de forma automática, a fim de economizar tempo e realizar ações no momento mais oportuno.
Entre as tarefas que geralmente podem ser realizadas com softwares desse tipo estão o design de campanhas, publicação de conteúdo, acompanhamento de campanhas, segmentação de mercado, gerenciamento ou nutrição de leads e análises ou acompanhamento de desempenho. De fato, a natureza abrangente de muitos pacotes de automação de marketing significa que eles podem ser descritos de forma mais geral como soluções de software de marketing. Porém, como o nome indica, os recursos de automação são um dos elementos mais definidores, e essas ferramentas podem ajudar as empresas a entender como a automação de marketing funciona.
Conveniência e eficiência são duas das principais razões pelas quais os profissionais de marketing e as empresas adotam softwares desse tipo. Por outro lado, esses pacotes também podem reunir várias funções que podem ser executadas separadamente, evitando assim problemas de compatibilidade desnecessários. Portanto, a automação de marketing pode ajudar a reduzir o atrito nos departamentos de marketing, resultando em maiores níveis gerais de produtividade.
Quais são os benefícios de um software de automação de marketing?
Os benefícios do software de automação de marketing estão principalmente centrados em sua capacidade de realizar funções fundamentais de marketing automaticamente, sem intervenção humana ou com apenas uma quantidade limitada de intervenção humana. Dito isso, é importante especificar algumas das vantagens ou benefícios do uso do software e exatamente como o investimento em um aplicativo desse tipo pode melhorar a qualidade de uma estratégia de marketing. Alguns dos benefícios mais comuns e significativos do uso de soluções de software de automação de marketing permitem aos usuários:
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Simplificar uma estratégia de marketing: um grande benefício do uso de um software de automação de marketing é a capacidade de supervisionar diferentes campanhas de marketing e a estratégia de marketing como um todo. Isso pode incluir tudo, desde marketing de mídia social até o uso de landing pages no marketing de conteúdo, até o marketing para mecanismos de busca. Agilizar vários processos de marketing complexos e distintos dessa maneira pode tornar muito mais fácil ver como as coisas estão progredindo e o que precisa ser mudado.
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Monitorar o desempenho em tempo real: além de dar uma noção geral do andamento das campanhas de marketing, a maioria dos softwares de automação de marketing permite a medição e o monitoramento tangíveis do seu desempenho. Isso inclui o rastreamento de indicadores-chave de desempenho para cada componente individual de uma estratégia de marketing. Assim os usuários podem ver como está o desempenho agora, como foi no passado e se a campanha está em uma trajetória ascendente ou descendente. A partir daí, fica mais fácil ter uma noção clara de quão bem se está aplicando um orçamento de marketing. Muitas soluções permitem também que se produzam automaticamente relatórios de desempenho.
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Maior eficiência e eficácia: um dos conceitos mais importantes ao se avaliar os benefícios de um software de automação de marketing é a ideia de eficiência. A automação, por sua própria natureza, destina-se a tornar os processos mais rápidos e sem que sejam executadas ações manuais desnecessárias. Além disso, a capacidade de reunir todas as campanhas de marketing em um único local também pode melhorar muito a eficiência, eliminando a necessidade de alternar entre aplicativos. E mais: um software de automação de marketing pode tornar as campanhas mais eficazes alertando os usuários sobre campanhas que não estão tendo um bom desempenho ou melhorando a velocidade com que as ações são executadas.
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Otimizar recursos de marketing: a oportunidade realizar tarefas previsíveis ou repetitivas de forma automática e precisa, com necessidade mínima de qualquer participação humana de profissionais de marketing, significa que o software de automação de marketing tem a capacidade de otimizar o uso de recursos de marketing dentro de uma organização. Se as tarefas mais simples, básicas ou facilmente antecipadas não estiverem sendo executadas por um usuário humano, esse usuário humano estará livre para realizar atividades de marketing mais complexas, imprevisíveis e sofisticadas. Graças à automação também é possível que as empresas reduzam seus custos operando com uma equipe menor de profissionais de marketing.
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Permitir ajustes rápidos: outro grande benefício associado ao software de automação de marketing é a capacidade de fazer ajustes em uma campanha de marketing e ativar essas alterações imediatamente. Isso significa que as campanhas podem ser rastreadas e que quaisquer alterações necessárias podem ser feitas rapidamente, resultando em menos gastos desperdiçados em campanhas infrutíferas. Em muitos casos, é possível descrever as regras de quando as mudanças, o que significa que essas mudanças ocorrerão automaticamente assim que as condições certas existirem. Consequentemente, qualquer alteração em uma estratégia de marketing pode ser feita no melhor momento possível, mesmo que nenhum funcionário esteja disponível.
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Permitir que as campanhas sejam escalonadas: finalmente, um aspecto fundamental do marketing que às vezes é negligenciado é a importância de poder ajustar a escala de uma campanha. Em um nível básico, isso pode significar gastar mais dinheiro para aumentar o alcance de uma campanha. Ou, ao contrário, pode significar reduzir a escala de uma campanha e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas associadas a ela . No entanto, várias outras mudanças podem ser feitas no dimensionamento de uma campanha, como aumentar o foco em um público-alvo específico ou reduzir os gastos em uma plataforma específica que não esteja gerando os resultados certos. Em momentos importantes do ano, a incapacidade de aumentar a escala de uma campanha de marketing pode levar à perda de oportunidades de vendas, enquanto em outros momentos, pode ser melhor reduzir a escala e economizar dinheiro. O software de automação de marketing normalmente permite que sejam feitos ajustes na escala de uma única campanha ou de várias campanhas, tudo em um só lugar. E é um processo rápido e simples também.
Quais são os recursos de uma ferramenta de automação de marketing?
Os recursos de um software de automação de marketing baseiam-se no uso de dados, na inteligência artificial e em outras tecnologias para fazer com que o maior número possível de tarefas ou ações de marketing ocorram automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Embora a gama precisa de recursos incluídos em programas desse tipo possa variar significativamente, há vários recursos essenciais presentes na maioria das opções no mercado, que ajudam a definir essa categoria de software. Conheça alguns dos principais recursos de automação de marketing descritos a seguir:
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Gerenciamento de campanhas: projete, crie e gerencie continuamente campanhas de marketing para gerar os melhores resultados. Com muitos aplicativos, é possível construir uma sequência completa de ações de marketing. Tais ações podem assim ser realizadas de forma automática, todas com vistas ao alcance de objetivos específicos. Várias campanhas podem ser visualizadas e gerenciadas em um só lugar, e o progresso pode ser acompanhado completamente em todas as etapas, permitindo uma noção clara de como é o desempenho, quais campanhas são fortes, quais campanhas estão com dificuldades e quando uma campanha precisa ser encerrada.
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Automação de marketing: crie processos de marketing automatizados para que muitas das tarefas mais repetitivas, cotidianas ou demoradas associadas às campanhas de marketing possam ser executadas automaticamente pelo software. Em certo sentido, o valor da automação de marketing vem da capacidade de poupar tempo dos profissionais de marketing nessas áreas, para que possam direcionar sua energia para áreas que exigem o toque humano. As melhores soluções de software de marketing oferecem opções de automação para tudo, desde a criação de listas de discussão até vendas adicionais (upselling) e vendas cruzadas (cross-selling), além de fornecer opções de intervenção manual, se e quando necessário.
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Marketing multicanal: supervisione campanhas de marketing em todos os diferentes canais usados, tudo em um só lugar. Isso inclui tudo, desde publicidade gráfica e e-mail marketing até marketing de conteúdo, marketing de mídia social e marketing para mecanismos de busca. Em muitos casos, não só é possível automatizar funções para cada um desses canais de marketing, mas também fazer alterações que se aplicam automaticamente a todos os canais relevantes de uma só vez. Por fim, essa capacidade de executar e controlar campanhas de marketing multicanal ajuda a maximizar o alcance e otimizar o retorno geral do investimento (ROI).
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Gerenciamento de leads: armazene dados de contato e outras informações dos leads e gerencie as interações com eles ao longo do tempo. As melhores soluções permitem a automatização de determinados aspectos da comunicação com os leads de vendas, o que pode ser ajustado para diferentes tipos de leads e para o estágio da jornada do cliente em que cada um se encontra. Dentro disso, pode existir também a opção de segmentação, permitindo o agrupamento de diferentes tipos de leads. Como está explicado (artigo em inglês) em um post no blog do Capterra, isso é fundamental para entender as necessidades e os comportamentos de um determinado público. Assim, fica mais fácil segmentar cada uma dessas categorias com mensagens de marketing diferentes, com base no que é mais provável de atrair as pessoas nessas categorias e nos canais que elas provavelmente usam.
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Marketing social: gerencie quase todos os aspectos da estratégia de marketing de mídia social, incluindo o público-alvo escolhido, os gastos e as plataformas selecionadas para focar. Um dos grandes pontos positivos do marketing social é a capacidade de segmentar usuários com base em seus interesses, atividade online e nos dados demográficos em que se enquadram. Soluções de software de alta qualidade oferecem recursos específicos para diferentes plataformas, incluindo Facebook, Instagram e Twitter.
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Analytics/ Monitoramento do ROI: monitore o desempenho de campanhas de marketing, visualize informações analíticas detalhadas, selecione os principais indicadores de desempenho mais importantes com base em objetivos específicos e acompanhe o retorno do investimento para cada campanha. A capacidade de ver o desempenho das campanhas de marketing em tempo real permite que sejam tomadas decisões oportunas e possibilita uma noção muito melhor de quais campanhas estão funcionando, quais estão aquém do esperado e por quê. Isso permite identificar tendências e fazer ajustes, incluindo pausar ou cancelar campanhas malsucedidas e o aumentar o investimento em campanhas bem-sucedidas.
Com o diretório de software Capterra para softwares de automação de marketing, fica mais fácil restringir as opções disponíveis com base nos recursos que eles oferecem. Graças a essa funcionalidade, uma pesquisa pode começar concentrando-se apenas nas soluções de software que incluem os recursos específicos mais importantes para determinada empresa.
O que deve ser considerado ao comprar um software de automação de marketing?
Ao se adquirir um software de automação de marketing, há muitas coisas importantes que precisam ser consideradas para identificar a solução ideal. Este raciocínio é fundamental, porque a melhor solução para um negócio pode não ser a melhor opção para outro. Uma boa maneira de explorar as considerações mais importantes é fazer as seguintes perguntas sobre as opções, para ficar claro qual a solução ideal para cada caso:
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Qual é o custo total de propriedade do software? O custo de um pacote de software sempre será uma coisa essencial a considerar, mas é melhor contemplar o custo total de propriedade do que o simples custo de fazer uma compra ou assinar um serviço. Ao pensar nisso, considere os custos iniciais, os custos de configuração e os custos contínuos ou custos que podem se manifestar a longo prazo. Pode haver custos extensivos envolvidos no treinamento de funcionários para usar o software? Será necessário um investimento em armazenamento de dados adicional? Quais são os custos associados ao acesso ao suporte ou atualização do software quando forem lançadas novas versões? Responder a essas perguntas pode ajudar a tomar uma decisão mais informada.
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O que é melhor, implantação local ou em nuvem? As duas principais opções de implantação de plataformas de automação de marketing são soluções locais ou soluções baseadas em nuvem. A decisão de qual é a mais adequada pode ajudar a restringir as soluções disponíveis no mercado O Capterra define (artigo em inglês) software baseado em nuvem como software proprietário, entregue e gerenciado remotamente por um provedor de serviços ou por vários provedores. Esse modelo pode ser ideal para minimizar os requisitos de hardware no local e fornecer acesso remoto. Normalmente, para usar as opções baseadas em nuvem só é necessário ter um dispositivo compatível com internet e uma conexão com a internet, o que torna o método de implantação ideal para trabalho remoto e móvel. O modelo de assinatura também ajuda a tornar os custos previsíveis. No entanto, as soluções locais oferecem propriedade total e evitam taxas de assinatura contínuas.
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Quais recursos estão incluídos no software de automação de marketing? Embora os principais recursos das soluções de software de automação de marketing tendam a ser semelhantes, pelo menos em termos do que se destinam a fazer, os recursos complementares podem variar drasticamente. É importante pensar cuidadosamente sobre quais recursos são essenciais e quais podem ser dispensados. Lembre-se, buscar a melhor solução para uma organização pode não ser necessariamente a melhor solução completa do mercado. Alguns pacotes incluem recursos que podem não ser necessários, enquanto outros podem dar atenção extra às áreas mais importantes.
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O software funciona com marketing móvel e baseado em voz? As opções de marketing de conteúdo são uma parte fundamental das melhores soluções de software de marketing online. Mas também é importante que os esforços de marketing de conteúdo não sejam focados somente em usuários de desktop, porque isso corta uma parte significativa do público potencial. Pensando nisso, vale a pena considerar se as diferentes opções no mercado incluem ou não ferramentas para otimização mobile e otimização para busca por voz. Se as landing pages e outros conteúdos puderem ser otimizados para usuários que estão em smartphones, tablets ou que usam assistentes de voz, há uma chance maior de alcançar todas as pessoas com as quais a empresa precisa se conectar. Assim, há mais probabilidade de alcançar os resultados de marketing desejados.
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A automação de software está em conformidade com a legislação? Sem o nível certo de cuidado, o marketing online pode se tornar invasivo para o público. A legislação foi criada em diferentes partes do mundo justamente para coibir isso. Portanto, procure encontrar uma solução de software que opere em conformidade com a legislação, principalmente em áreas como spam de e-mail marketing. Em termos de conformidade e práticas recomendadas, o e-mail marketing nunca deve conter linhas de assunto enganosas, e é preciso fornecer links de desativação (opt-out). Também é importante que as empresas incluam dados de contato, como endereço físico e endereço de e-mail. A conformidade é especialmente importante com qualquer software projetado para facilitar a automação, porque pode haver uso extensivo de materiais de marketing que não cumprem as regras e leis. Esses materiais podem acabar sendo enviados sem o seu conhecimento.
Quais são as tendências mais relevantes referentes às ferramentas de automação de marketing?
Ao realizar uma comparação de soluções de automação de marketing pode ser importante considerar as tendências mais relevantes neste setor. Também é importante considerar as tendências mais amplas de tecnologia e software, mas com vistas a como elas impactam as ferramentas de automação de marketing. E a tendência é relevante ou não para a organização e sua estratégia de marketing? Algumas das tendências mais significativas são descritas em mais detalhes abaixo:
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Inteligência artificial para automação: A automação depende do uso de inteligência artificial (IA) porque as soluções de software precisam conhecer as condições que indicam que uma ação é necessária. De toda forma, à medida que a qualidade da tecnologia de IA melhora, os resultados também aumentam. Uma tendência que é especialmente significativa no que diz respeito ao uso de IA no software de automação de marketing é sua capacidade de oferecer um maior grau de personalização. Usando dados coletados de leads ou clientes, é possível atingi-los de formas bem específicas, usando mensagens precisas que chegam a eles nos espaços em que têm maior probabilidade de responder. Em suma, isso significa que o software certo, alimentado por IA, pode melhorar a qualidade das campanhas de marketing e se adaptar, à medida que novos dados ficam disponíveis.
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Interfaces de usuário conversacionais: O conceito de interfaces de usuário conversacionais foi identificado (artigo em inglês) há vários anos pelo Capterra como uma das tendências tecnológicas mais importantes para as pequenas empresas. Trata-se de interfaces de usuário que respondem a comandos da voz do usuário, permitindo o controle de voz. Os benefícios incluem maior facilidade de uso e maior acessibilidade, especialmente para usuários com deficiência, que podem ter dificuldades para operar alguns aplicativos. Embora continue sendo um recurso opcional no momento, um número crescente de soluções de automação de marketing inclui interfaces de usuário conversacionais. Provavelmente esta será uma tendência contínua nos próximos anos, por isso vale a pena pensar se é preciso adotar uma solução que inclua essa funcionalidade hoje.
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Crescimento de soluções baseadas em nuvem: Nos últimos anos, vem ganhando destaque uma tendência geral no mercado de software, que é o crescimento das soluções de software como serviço (SaaS) baseadas em nuvem. É sensato prestar atenção especial aos benefícios associados a essa tendência, pois a abordagem baseada em nuvem permite que os custos sejam mais previsíveis. Ela também mantém os dados seguros, elimina o conceito de ter um único ponto de falha na infraestrutura de TI e permite o acesso ao software de qualquer lugar do mundo. Embora o software baseado em nuvem não atenda a todas as necessidades, ele oferece algumas vantagens significativas. Pode ser a opção ideal para um software de marketing, onde muitos usuários podem precisar ter acesso às informações contidas nele, trabalhando de diferentes locais.
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Demanda por acesso remoto: Independentemente da opção de implantação escolhida, a maioria das empresas agora entende a importância de oferecer acesso remoto às ferramentas de trabalho, e com o software de automação de marketing não é diferente. Se uma empresa adotou conscientemente um modelo de trabalho remoto ou híbrido, ou se as circunstâncias obrigam uma empresa a permitir que os funcionários trabalhem de casa, é vantajoso poder responder ao crescimento da demanda por acessibilidade remota. Procure soluções de software que possibilitem isso e considere os recursos disponíveis para controlar o acesso e alterar as permissões conforme as circunstâncias e as necessidades mudam.
Fontes
Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:
-
Quais são os benefícios da segmentação de mercado para as empresas? - Capterra Blog (Data de acesso: sábado, 2 de outubro de 2021)
-
No local vs nuvem: qual opção é melhor para sua empresa? - Capterra Blog (Data de acesso: sábado, 2 de outubro de 2021)
-
As 5 principais tendências tecnológicas para pequenas empresas - Capterra Blog (Data de acesso: domingo, 3 de outubro de 2021)