15 anos ajudando empresas brasileiras
a escolherem o melhor software

Protocolo de transferência de arquivos (FTP na sigla em inglês)

O protocolo de transferência de arquivos (FTP na sigla em inglês) é um conjunto padrão de regras de comunicação segundo as quais os computadores transferem arquivos pela internet. Um protocolo de controle de transmissão/protocolo de internet (TCP/IP na sigla em inglês) inclui regras que permitem que usuários confirmados façam login em uma rede para transferir arquivos, listar diretórios e excluir e renomear arquivos. Os usuários também podem carregar arquivos e compartilhá-los com outras pessoas por meio de um link exclusivo para os arquivos via FTP.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Protocolo de transferência de arquivos (FTP na sigla em inglês)

O FTP é uma das maneiras mais simples e antigas de transferir um grande número de arquivos de servidor da internet, mas tornou-se menos comum com o advento da computação e do armazenamento na nuvem. Como modelo cliente-servidor, o FTP utiliza conexões separadas entre o cliente (laptop, computador, smartphone, tablet etc.) e o servidor. As empresas podem usar o FTP para enviar arquivos entre computadores ou sites e para carregar e baixar arquivos em seus servidores da internet. As pequenas e médias empresas podem estar mais propensas a usar o FTP porque é uma opção menos dispendiosa do que a computação na nuvem.

Termos relacionados