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FAQ sobre Avaliações
FAQ sobre Avaliações a Perguntas frequentes para a Verificação e Publicação de Avaliações:
Quem define quais avaliações serão publicadas?
Todas as avaliações são examinadas manualmente por nossa equipe de especialistas, com o intuito de assegurar que provenham de fontes verificadas e forneçam um conteúdo útil. Todas as avaliações são tratadas de maneira igualitária durante o processo de verificação, independentemente da classificação ou do fornecedor. Durante esse processo, a equipe verifica a identidade do avaliador, se existe algum conflito de interesse e examina a avaliação para ver se cumpre as diretrizes do nosso site. Para uma explicação mais detalhada, consulte nossas Diretrizes de Controle de Qualidade.
O site publica avaliações negativas?
Em termos práticos, sim. Tratamos as avaliações de uma estrela do mesmo modo que tratamos as de cinco estrelas. Como todas as outras plataformas de avaliações online, nossos sites visam a proporcionar um fórum para a discussão sincera entre fornecedores e usuários de software. Ao manter a neutralidade, é possível receber as mais variadas opiniões que ajudam os compradores de software a tomar decisões informadas. Por essa razão, e também para assegurar o cumprimento das leis aplicáveis, não modificamos o conteúdo nem removemos uma opinião ou declaração de uma avaliação válida. Para uma explicação mais detalhada do nosso processo de Controle de Qualidade, clique aqui.
Por que uma avaliação publicada anteriormente foi desabilitada?
O programa de avaliação está sempre evoluindo. À medida que melhoramos nossos métodos, auditamos periodicamente as avaliações já publicadas na medida em que são sinalizadas no nosso sistema. Se uma avaliação passada não cumpre com nossos critérios ou diretrizes atuais, poderá ser removida pela nossa equipe.
O que acontece se uma avaliação é considerada fraudulenta?
Se uma avaliação for considerada fraudulenta por nossa equipe, será removida do nosso site. Além disso, o avaliador pode estar sujeito à remoção de campanhas de divulgação e/ou ser proibido de deixar futuras avaliações no nosso site. Se entendermos que um fornecedor participou de uma atividade fraudulenta, sua conta pode estar sujeita a futuras sanções, tal como uma advertência publicamente visível sobre a atividade suspeita.
O que é considerado fraude?
O Capterra se empenha em fornecer aos nossos visitantes um catálogo de avaliações imparcial de outros membros da comunidade. Embora cada avaliador tenha o direito de, e é encorajado a, compartilhar suas opiniões, o Capterra está sempre atento a tentativas de enganar os outros por meio do conteúdo da avaliação. Qualquer avaliação considerada fraudulenta será removida e a pessoa que a enviou estará sujeita a sanções.
Uma atividade fraudulenta pode incluir, sem limitação, o seguinte:
Tentativa de um fornecedor de influenciar sua própria reputação, ou de outro fornecedor, mediante:
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Pagamento de serviços de um terceiro, tal como agência de marketing, para publicar avaliações
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Submeter avaliações de seu próprio produto, ou de qualquer software (tal qual um produto do concorrente) no qual tenha um interesse financeiro
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Submeter avaliações em nome de um usuário real, com ou sem seu consentimento
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Encorajar avaliações com base em falsas pretensões
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Desencorajar os usuários de publicar opiniões negativas
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Assediar ou intimidar um avaliador por uma avaliação publicada, com o intuito de forçar a remoção da mesma
Os fornecedores não devem avaliar o produto de um concorrente, nem pagar para publicar avaliações na conta de um concorrente.
Atividade fraudulenta também pode incluir tentativas de um avaliador de prejudicar a reputação de um fornecedor, ou obter incentivos, por meio de falsas pretensões, tais como:
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Escrever uma avaliação de um software sem uma experiência real de uso do produto
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Escrever uma avaliação de um software depois de um concorrente lhe solicitar
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Copiar conteúdo de outra fonte, inclusive do nosso próprio site
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Permitir que um terceiro publique uma avaliação em seu nome
Um avaliador não deveria avaliar um produto sobre o qual tem algum conflito de interesse ou uma participação financeira em seu sucesso.
O que se considera uma avaliação “ruim”?
Acreditamos que é importante não focar apenas na classificação por estrelas. Nossas pesquisas mostram que as pessoas acreditam mais nas avaliações de produtos com vários níveis de classificações por estrelas. Além disso, uma avaliação detalhada, mesmo se com uma pontuação mais baixa, dá uma ideia muito mais clara de uma experiência do que uma avaliação de cinco estrelas com pouca informação.
Encorajamos nossos fornecedores a responder a todas as avaliações de clientes, independentemente da classificação. Acreditamos (e pesquisas demonstram) que a disposição de um fornecedor de atender a avaliações críticas aumenta a credibilidade, mostra receptividade e, geralmente, cria uma opinião mais favorável do fornecedor e do produto.
A avaliação pode ser enviada por um concorrente?
Não. Quando nossa equipe de controle de qualidade verifica a identidade de cada avaliador, tomamos medidas para garantir que se trate de uma pessoa real, não de um impostor, e (entre outros quesitos) sem conflitos de interesse (financeiro ou concorrente) com o fornecedor que está avaliando. Veja mais detalhes no nosso processo de Controle de Qualidade.
As avaliações antigas são removidas se os recursos de um produto são atualizados?
Se uma avaliação foi enviada para uma versão do produto que estava ativa e com suporte naquele momento, a avaliação continuará publicada. É uma reflexão precisa de como era a experiência do usuário naquele momento.
À medida que um produto evolui, é normal ver uma mudança no conteúdo das avaliações apresentadas, e acreditamos que isso é bom para os compradores de software que acessam nosso site. As avaliações mais antigas podem ajudar um comprador de software ver como as coisas foram mudando, e ajudam a estar mais confiantes de que os problemas estão sendo resolvidos e as atualizações estão sendo realizadas ao longo do tempo.
Como posso sinalizar uma avaliação suspeita?
Tomamos várias medidas para proteger contra avaliações fraudulentas. Contamos com uma tecnologia implantada e uma equipe dedicada à moderação das avaliações. Entretanto, nenhum sistema é perfeito e, ocasionalmente, alguma avaliação imprópria pode escapar nossos controles. Nesses casos raros, você pode sinalizar uma avaliação enviando-nos um e-mail a [email protected] com toda a informação possível sobre a avaliação e os motivos pelos quais acha que deveria ser investigada.
Os fornecedores podem fazer login no portal do fornecedor para ver instruções sobre como sinalizar uma avaliação. Para mais detalhes sobre nosso processo, consulte nossas diretrizes de Investigação de Avaliações.
Que provas você consideraria ao examinar uma avaliação sinalizada como fraudulenta?
Embora nossos processos investigativos sejam confidenciais e todas as decisões sejam discricionárias, delineamos alguns fatores-chave que levamos em conta durante o processo de investigação de avaliações. Clique aqui para uma visão geral do nosso processo de investigação.
É preciso apresentar um comprovante de uso ao examinar uma avaliação?
Pediremos um comprovante de uso dos usuários ao investigar avaliações, mas não é um quesito obrigatório. Nossa experiência mostra que esse “comprovante de uso” é uma peça valiosa do quebra-cabeça, mas não uma fonte confiável de comprovação por si só. É só um aspecto entre os mais diversos quesitos que usamos ao examinar uma avaliação. Adulterar provas de uso por meio de capturas de tela ou imagens manipuladas tomadas de pesquisas na internet é o método preferido das pessoas que querem burlar nosso sistema. Além disso, com dezenas de milhares de produtos no nosso catálogo, é simplesmente inviável para nossa equipe de controle de qualidade ser especialista em verificar comprovantes de todos os produtos. Em nossos esforços contínuos para tratar todos os fornecedores com igualdade, consideramos um “comprovante de uso” apenas um aspecto entre muitos que compõem nossa investigação.
Como é possível que avaliações fraudulentas passem na inspeção?
Temos uma tecnologia implantada, além de uma equipe dedicada a moderar as avaliações e proteger contra avaliações fraudulentas. Cada avaliação é verificada manualmente, com cuidado e atenção, para assegurar a alta qualidade de conteúdo publicado no nosso site. Entretanto, nenhum sistema é perfeito, e com dezenas de milhares de avaliações submetidas a cada mês, às vezes uma avaliação imprópria pode escapar nossos controles. Nesses casos, confiamos nos nossos fornecedores e na comunidade de avaliadores para nos alertar sobre possíveis fraudes, “sinalizando“ uma avaliação para uma revisão aprofundada.
Por que algumas avaliações vêm com uma nota afirmando que receberam incentivos?
Colocamos um ícone “i” no site para indicar que o avaliador recebeu um incentivo para deixar sua avaliação. As Diretrizes de Endosso da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA exigem que as empresas online apresentem notificações claras quando uma avaliação foi enviada em troca de um incentivo simbólico (seja a convite do website ou do fornecedor do software). Consulte https://www.ftc.gov/tips-advice/business-center/guidance/ftcs-endorsement-guides-what-people-are-asking. Nossas políticas exigem que esses incentivos sejam feitos a todos os avaliadores que enviam avaliações honestas, independente da classificação que dão ao produto.
O Capterra verifica a precisão dos fatos das avaliações?
Nossa equipe já analisou centenas de milhares de avaliações de dezenas de milhares de produtos do nosso catálogo. Seria inviável para nossa equipe de controle de qualidade se tornar especialista em todos os produtos igualmente ou dedicar um tempo similar para verificar as informações de cada avaliação. Como queremos tratar todos os fornecedores com igualdade, não verificamos os fatos das opiniões enviadas por nossos avaliadores. Em vez disso, nossa equipe de controle de qualidade foca em verificar a identidade dos avaliadores e em garantir que as avaliações publicadas cumpram com as diretrizes do nosso site. Saiba mais sobre nosso processo de Controle de Qualidade e nossas Diretrizes de Avaliações.
É possível publicar uma avaliação no site?
Aceitamos avaliações enviadas no idioma local do país do usuário. Além disso, todas as avaliações em idiomas estrangeiros terão um botão de tradução, para que os usuários possam traduzi-las para o idioma apropriado.
Qual é a validade de vídeos ou artigos que promovem envios de avaliações falsas?
Nossas equipes estão cientes da existência de vídeos ou artigos que promovem nosso site como uma maneira de obter uma renda extra ou até mesmo oferecer sugestões sobre como usar nosso sistema e enviar análises sob falsos pretextos. Infelizmente, ser alvo dessa maneira não é incomum para qualquer site que ofereça um programa de recompensas. Nossas equipes monitoram ativamente todo esse conteúdo e o usam para fortalecer nossos métodos existentes de detecção de atividades fraudulentas. Condenamos a submissão de revisões sob falsos pretextos e construímos um programa robusto de Garantia de Qualidade para proteger contra fraudes de revisões. Qualquer revisão que não cumpra - ou viole - nossas diretrizes rígidas não será publicada, e qualquer revisor que tenha apresentado uma revisão falsa terá suas contas banidas.
O seu site edita o conteúdo das avaliações publicadas?
De acordo com nossas políticas para avaliadores, nunca faremos uma edição que altere a intenção original de uma avaliação. No entanto, podemos fazer edições simples para corrigir erros de digitação ou remover caracteres não padronizados. Também podem ser feitas edições para ocultar dados sigilosos (conforme descrito em outros lugares), como informações de identificação pessoal, ou termos de contratos privados que não sejam destinados à divulgação pública. O avaliador não será notificado sobre essas edições, que são feitas a critério do nosso site.
Um avaliador precisa ser um cliente para fazer uma avaliação?
Não. Um avaliador não precisa ser cliente para fazer uma avaliação; desde que seja um usuário direto do software, ele pode enviar uma avaliação. Por exemplo, se um avaliador usar um software enquanto trabalhar em uma empresa que licencia o software, a avaliação dele será válida mesmo que ele não esteja listado em um contrato ou tenha uma conta de usuário própria.
Quando a experiência de um avaliador de software não é aceitável?
Não é aceitável que uma avaliação seja baseada em uma experiência do usuário influenciada por um terceiro. Por exemplo, uma avaliação de uma plataforma de comércio eletrônico baseada em uma experiência de compra em uma loja de comércio eletrônico de terceiros não seria permitida, pois a própria loja de comércio eletrônico ditaria a experiência do usuário.
Também não é aceitável que uma avaliação seja baseada em uma experiência indireta com o software. As avaliações devem ser enviadas pelo usuário real do software e não por terceiros em nome do usuário do software. Por exemplo, se um software for usado pelos colegas de trabalho do avaliador, mas se ele não tiver experiência direta com o uso do próprio software, não poderá enviar uma avaliação em nome da experiência de seus colegas de trabalho.
Em Quais idiomas são compatíveis avaliações?
No momento, nosso site aceita avaliações enviadas em inglês, francês, alemão, espanhol, holandês, português e italiano. As avaliações enviadas em um idioma compatível serão analisadas manualmente pela nossa equipe de Garantia da Qualidade para assegurar a conformidade com as nossas Diretrizes da Comunidade. Qualquer avaliação enviada em um idioma incompatível com o nosso site, ou redigida em mais de um idioma, não será processada pelo sistema e não se qualificará para publicação atual ou futura.
As avaliações enviadas em um idioma anteriormente incompatível se qualificarão para publicação?
As avaliações enviadas em um idioma incompatível com nossos sites no momento do envio permanecerão inelegíveis para publicação, mesmo que o idioma se torne compatível posteriormente.
A avaliação pode ser escrita em mais de um idioma?
As avaliações precisam ser escritas somente em um idioma e não poderão conter uma mescla de idiomas.
Como as avaliações enviadas em um idioma estrangeiro (que não seja o inglês) são exibidas no site?
As avaliações publicadas, enviadas em um idioma diferente do inglês e compatíveis com nossos sites, serão exibidas no idioma em que foram enviadas originalmente. Além disso, as avaliações enviadas em um idioma diferente do inglês poderão ser exibidas em uma versão local do nosso site, onde o idioma é falado nativamente.
O processo de GQ é o mesmo para avaliações enviadas em um idioma diferente do inglês?
Todas as avaliações enviadas por meio dos nossos sites, independentemente da localização e do idioma em que são enviadas, são submetidas ao mesmo processo de Garantia da Qualidade e controladas pelo mesmo conjunto de Diretrizes da Comunidade. Observe que somente as avaliações enviadas em um idioma compatível qualificam-se para consideração.
As avaliações podem incluir títulos parciais ou incompletos?
Embora uma avaliação não seja desativada somente com base em um título incompleto ou parcial, todos os títulos das avaliações deverão atender aos critérios descritos em nossas Diretrizes da Comunidade. Qualquer avaliação que não atenda aos requisitos das Diretrizes da Comunidade para publicação não se qualificam para publicação.
É possível utilizar emojis nas avaliações?
Nossos sites não são totalmente compatíveis com a exibição de emojis no conteúdo da avaliação. Além disso, nossas Diretrizes proíbem o mascaramento de qualquer conteúdo enviado, caso esta prática altere a intenção da avaliação. Já que os emojis são, de modo geral, utilizados para transmitir significado, a remoção de determinados emojis pode alterar a intenção da avaliação. Portanto, como não podemos remover emojis sem, potencialmente, modificar o conteúdo da avaliação, não podemos publicar avaliações nas quais emojis transmitam uma mensagem substancial ou quando emojis são utilizados para transmitir uma mensagem que viole qualquer uma das nossas Diretrizes publicadas, a nosso critério. Um exemplo de uso proibido seria uma avaliação que utiliza emojis no lugar do conteúdo real do texto, na qual o conteúdo da avaliação não seria lido corretamente se o emoji não fosse exibido. Também não podemos publicar uma avaliação que utilize emojis para atingir o número mínimo de caracteres, na qual o uso excessivo de emojis possa fazer com que a avaliação não seja exibida corretamente no nosso site ou na qual a intenção implícita do emoji possa ser considerada de natureza profana ou assediadora. Poderemos, a nosso critério, remover ou substituir emojis que possam causar confusão gramatical, como quando são utilizados no lugar de algum sinal de pontuação reconhecido.
Os concorrentes dos sites da Gartner ou da Gartner Digital Markets têm permissão para avaliar o software?
Para evitar possíveis conflitos de interesses, não publicamos avaliações de avaliadores associados aos concorrentes da Gartner Digital Markets. Nosso site reserva-se o direito de determinar o status do concorrente.
Perguntas frequentes (FAQs) para fornecedores:
Como um fornecedor pode responder a uma avaliação?
Permitimos e incentivamos que todos os fornecedores respondam de maneira construtiva e respeitosa às avaliações deixadas em suas respectivas páginas de perfil. De acordo com as nossas Diretrizes, as respostas do fornecedor à avaliação precisam ser respeitosas e construtivas e não poderão apresentar conteúdo abusivo, odioso, ameaçador ou assediador. As respostas que violem essas Diretrizes ou contenham outras informações proibidas pelo nosso site, como links para sites ou recursos externos e informações de identificação pessoal sobre o avaliador, poderão ser removidas ou ter seu conteúdo mascarado com o seguinte texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO].
Vemos a opção de resposta do fornecedor como um aspecto fundamental do nosso Programa de avaliações, pois permite que o fornecedor e o avaliador participem de um diálogo construtivo e respeitoso com o objetivo de abrir linhas de comunicação e oferecer contexto e esclarecimentos adicionais. Para obterem orientações sobre a formação de respostas bem elaboradas, os fornecedores podem acessar o Portal do Fornecedor para encontrar sugestões sobre como deixar uma resposta utilizando nossa plataforma.
O que devemos fazer se recebermos uma avaliação negativa?
Entendemos que uma avaliação negativa pode ser desconcertante. Como plataforma de avaliações, damos oportunidade aos fornecedores de responderem a mal-entendidos ou a problemas. Uma resposta do fornecedor a uma avaliação negativa de usuário pode se transformar em uma experiência positiva tanto para o fornecedor quanto para o avaliador, além de demonstrar a outros compradores de software uma ótima experiência de serviço ao cliente. Veja nosso guia para responder a avaliações negativas, bem como este post de blog sobre os resultados positivos de avaliações negativas.
Minhas respostas a avaliações serão enviadas ao avaliador?
Quando submeter uma resposta a uma avaliação por meio do portal do fornecedor (Capterra e GetApp), haverá a opção de selecionar “Enviar resposta ao avaliador”. Você pode enviar a resposta ao avaliador independentemente do avaliador ter decidido exibir suas informações publicamente.
Seremos notificados quando uma nova avaliação é submetida para meu produto?
Não, os fornecedores só recebem uma notificação quando nossa equipe publica uma avaliação. Para evitar confusão de spams ou avaliações que não passam no nosso processo de controle de qualidade, não se enviam notificações quando uma avaliação é submetida.
Não pedimos para essa avaliação ser publicada no nosso perfil; por que ela foi publicada no site?
Os visitantes dos nossos sites podem submeter avaliações ao nosso processo de controle de qualidade sobre o software que quiserem. Como somos uma plataforma imparcial de avaliações impulsionada pelo usuário, não pedimos autorização do fornecedor antes de publicar uma avaliação. Todos os fornecedores são tratados com igualdade nesse aspecto e não é possível optar para não receber avaliações. Assim, nossos avaliadores geram conteúdos valiosos que ajudam nossa comunidade de compradores de software a tomar decisões informadas.
O fornecedor pode solicitar que um anúncio do produto ou perfil seja removido do nosso site?
Como todas as plataformas de avaliações online, fazemos o possível para proporcionar diretórios de produto de software que sejam o mais abrangentes possível. Por isso, nossa política é não remover as listas de produtos dos nossos sites a menos que: (i) a lista de produto não coincida com uma das categorias de software existentes (ou “diretórios”); (ii) o fornecedor posse dar provas de que o produto já não é ativamente comercializado e/ou vendido ao público; ou (iii) a lista ou perfil não cumpra com nossas diretrizes.
Por que uma avaliação submetida no passado só está sendo publicada agora?
Num esforço contínuo de melhorar nosso serviço, auditamos periodicamente nosso banco de avaliações. À medida que melhoramos nossa capacidade de controlar as avaliações, podemos encontrar avaliações passadas com conteúdo ainda válido que podemos publicar agora. Essas avaliações aparecerão na ordem da data de submissão. Como ainda não há carimbo do tempo para avaliações verificadas, tratamos essas avaliações passadas da mesma forma que todas as outras avaliações verificadas. Elas são publicadas exatamente como foram submetidas.
Sinalizamos uma avaliação para investigação, mas ela não foi removida. Pode nos dizer por quê?
Se uma avaliação não foi removida depois de um pedido de investigação, isso significa que nossa equipe considerou que a avaliação sinalizada cumpre com as diretrizes do site. Embora não possamos dar detalhes sobre o processo investigativo, podemos confirmar que a equipe de avaliações dedica tempo e esforço significativos para investigar cada avaliação sinalizada e a revisá-la com base nas diretrizes do site.
As avaliações no nosso perfil mencionam recursos que já não são oferecidos. Podemos removê-las?
Uma avaliação não pode ser removida apenas porque menciona recursos que já não são compatíveis no momento. Se a avaliação era válida no momento da submissão, ela reflete a experiência do usuário com o software naquele momento específico. Embora as avaliações recentes provavelmente reflitam os recursos mais atuais do produto e experiências mais relevantes, é importante que nossos compradores considerem como as avaliações foram progredindo com o tempo à medida que software evoluiu.
Seu site compartilha com o fornecedor os dados de contato de um avaliador?
Nosso site não compartilha as informações de contatos pessoais fornecidas pelo avaliador na avaliação com nenhum fornecedor, embora alguns dados não privados, como nome e empresa, possam ser exibidos publicamente para proporcionar um contexto importante aos usuários do nosso site (exceto quando os avaliadores optaram por enviar uma avaliação “anônima”).
Como fornecedor, alguma prova que venhamos a fornecer com a avaliação seria considerada na revisão?
Sim, levamos em conta todas as informações quando investigamos uma avaliação sinalizada. Porém, não podemos agir como intermediário entre fornecedores e avaliadores. Como plataforma de avaliações imparcial, não podemos tomar decisões com base em interações entre um fornecedor e um avaliador ocorridas fora do nosso site. Como não podemos validar comunicações privadas, como trocas de e-mail ou conversas telefônicas que possam ocorrer fora do nosso site, essas podem não ser confiáveis. Portanto, consideramos as comunicações externas apenas um aspecto entre muitos outros que conformam nossa investigação. Encontre aqui mais detalhes sobre nosso processo de investigação.
Não conhecemos este avaliador. Não acreditamos que seja um usuário do nosso software. Como ele fez uma avaliação?
Embora compreendamos que muitos fornecedores têm orgulho de conhecer sua própria base de usuários, há muitos casos válidos em que um fornecedor pode não conhecer um avaliador legítimo, com base nas informações fornecidas junto com uma avaliação. Esses casos incluem, entre outros:
- Compradores de software que avaliam várias ferramentas antes de adquirir o software. Entendemos que essas experiências de avaliação (em prova de conceito ou com demonstrações gratuitas) são experiências válidas por direito próprio e podem ser compartilhadas com nossa comunidade de usuários.
- Contas de software compartilhadas por vários usuários ou unidades de negócios em uma única empresa. O avaliador pode não ser o proprietário da conta e, portanto, pode ser desconhecido para o fornecedor.
- Contratos de fornecedores assinados sob um nome de empresa, não por um indivíduo.
- Avaliadores que mudam de cargo e usaram o software na empresa anterior.
- Usuários que enviam avaliações com um nome diferente do nome usado em seu contrato com o fornecedor. Por exemplo, “Bob” em vez de “Robert”, ou o uso de um nome de registro de nascimento.
- Usuários que inserem um nome alternativo para sua empresa atual, como iniciais ou um nome abreviado, ou uma empresa controladora ou afiliada, em vez do nome usado no contrato do fornecedor.
- Usuários que optarem por usar um nome abreviado ou de tela para manter seu anonimato.
- Avaliadores que fazem login com o LinkedIn, mas optam por permanecer anônimos. Esses usuários foram validados por nossa equipe de Avaliações, mas as avaliações deles não exibirão nenhuma informação de identificação. Saiba mais sobre as avaliações anônimas.
- Como uma plataforma de conteúdo neutro, contamos com nossos avaliadores para fornecer descrições precisas e honestas das experiências deles sobre software. De acordo com nossos esforços para fornecer a mais ampla imagem possível do setor de software, tentamos não limitar os tipos de experiências de software compartilhados em nosso site. Como todo usuário de software tem uma experiência válida para compartilhar, um avaliador não é obrigado a ser o proprietário da conta ou estar em contato direto com o fornecedor.
Recebemos múltiplas avaliações para nosso produto de avaliadores que trabalham na mesma empresa. Isso está permitido?
Sim, não há restrições para quantos avaliadores da mesma empresa podem avaliar um determinado produto. Como colegas de trabalho às vezes usam o mesmo produto de diferentes maneiras, acreditamos que fornecer diferentes pontos de vista é um serviço valioso para nossa comunidade. No entanto, é proibido que qualquer avaliador escreva mais de uma avaliação de um mesmo produto em um período curto de tempo.
Os fornecedores podem pedir uma avaliação em troca de um incentivo?
Os fornecedores podem pedir aos clientes avaliações e oferecer incentivos simbólicos por isso. O Capterra também envia campanhas de e-mails periódicas pedindo avaliações de software em troca de um valor simbólico.
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Esses incentivos devem ser oferecidos a todos os avaliadores, independentemente de deixarem uma avaliação positiva ou negativa.
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Se descobrimos que os fornecedores usam incentivos para influenciar o conteúdo de uma avaliação, esta será removida.
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Os fornecedores devem notificar o Capterra se pedirem avaliações em troca de um incentivo.
Consulte a seção Sobre as Avaliações que Recebem Incentivos nas nossas diretrizes.
Por que alguns de nossos usuários receberam um e-mail do site sobre as avaliações?
A maioria das nossas avaliações vem de usuários que publicam diretamente no nosso site ou em resposta às nossas campanhas internas de avaliações (direcionadas aos membros do nosso próprio banco de dados do site). Os usuários passam a fazer parte do nosso banco de dados voluntariamente quando deixam avaliações no site, assinam nossas listas de e-mail ou ligam para nossa equipe interna de vendas. Ao acessarem nosso site ou responderem a nossas campanhas de avaliação, os usuários podem avaliar o software que quiserem. Então, podemos enviar um e-mail aos usuários sobre as avaliações esporadicamente com base em sua interação em um de nossos sites.
Um fornecedor pode entrar em contato com um avaliador para pedir que retire uma avaliação do perfil do fornecedor?
Encorajamos a comunicação entre fornecedores e avaliadores por meio do nosso mecanismo de resposta às avaliações. Os fornecedores não devem contatar um avaliador, direta ou indiretamente, para fazer que retirem ou editem uma avaliação. O Capterra NÃO aceita e tem uma política de tolerância zero com ameaças ou assédio dos nossos avaliadores. Se formos informados que um fornecedor entrou em contato com um avaliador para pedir a remoção ou edição de uma avaliação, ou que importunou o avaliador de algum jeito, encorajamos o avaliador a entrar em contato com nosso site imediatamente pelo e-mail [email protected]. Com base nos resultados de nossa investigação, o fornecedor infrator pode estar sujeito a sanções do site, bem como a ressarcimento legal.
Por que os fornecedores estão proibidos de enviar avaliações em nome de seus clientes?
Mesmo quando não há intenção de fraude, se um terceiro envia uma avaliação em nome de um avaliador, não temos como saber se o conteúdo foi enviado com o consentimento do avaliador ou se o conteúdo original foi modificado de alguma maneira. Quando identificamos que uma avaliação do cliente foi enviada pelo fornecedor, desativamos a avaliação em questão. Depois disso, o avaliador original é encorajado a enviar um avaliação por conta própria, diretamente no nosso site.
As avaliações de produtos de fornecedores pagantes são tratadas de maneira diferente das avaliações de produtos de fornecedores não pagantes?
As avaliações de todos os fornecedores de todos os diretórios estão sujeitas ao mesmo processo de Controle de Qualidade, quer o cliente seja pagante ou não. Fazemos todo o possível para garantir que nossa equipe de avaliações seja totalmente imparcial e não motivada por lucro. Esta é uma das principais razões pelas quais a equipe de avaliações é separada das equipes de vendas e marketing.
Por que os fornecedores que participaram de atividade de avaliações fraudulentas não são banidos do site?
Acreditamos que fornecer um catálogo completo de software, nas mais diversas categorias, é mais importante para nossos usuários do que simplesmente remover uma lista. Em vez disso, tentamos penalizar os fornecedores por atividade fraudulenta de outra maneira, tal como sinalizando seu perfil por fraude como advertência para os compradores de software. Dessa forma, oferecemos informação valiosa aos compradores de software que não seriam evidentes se simplesmente removêssemos o perfil do nosso catálogo.
Nosso software foi penalizado. O que podemos fazer?
Caso a página do seu software mostre uma sanção e você não saiba o porquê, entre em contato com a equipe de avaliações pelo portal do fornecedor para ver um resumo da atividade que conduziu à penalidade, além de detalhes adicionais sobre a sanção.
O que devemos fazer se alguém estiver nos chantageando ou ameaçando com uma avaliação negativa?
Não fazemos nenhum tipo de arbitragem. Não somos mediadores e não podemos interferir em disputas entre nossos avaliadores e fornecedores. Se considerar que está sendo assediado ou ameaçado, sugerimos que contate o órgão responsável pelo cumprimento da lei.
Se uma avaliação negativa não cumpre nossas diretrizes, sinalize-a para investigação no portal do fornecedor. Nossa equipe investigará adequadamente, segundo nossos procedimentos de investigação.
O que é o programa de “Avaliação como Serviço” (Reviews as a Service)?
O programa de Avaliação como Serviço (RaaS) gratuito ajuda os fornecedores a conseguirem avaliações de suas listas de produtos ao permitir que o Capterra envie e-mails aos clientes pedindo uma avaliação do software em troca de um incentivo simbólico. As avaliações coletadas são exibidas em toda a rede da Gartner Digital Markets: Capterra, GetApp e Software Advice. Você pode aprender mais sobre o programa de RaaS falando com um representante de conta ou clicando aqui.
Como as avaliações são organizadas nas páginas de produtos?
Por padrão, as avaliações são organizadas pelo critério Mais Útil para os compradores de software, conforme determinado pelo nosso algoritmo proprietário, refletindo a densidade e qualidade da avaliação, a atualidade da experiência e outros fatores. Como uma plataforma neutra, a classificação por estrelas da avaliação não é considerada na classificação de “Mais Útil”, e não há atualmente mecanismo de votação que permita aos visitantes do site interferir na classificação. Este algoritmo de organização padrão foi aplicado para todo perfil de produto e para todo fornecedor no site. Os usuários do site poderão escolher modificar a organização mediante outras opções, tais quais Mais Recente ou Melhor Classificado.
Por que há um atraso entre a data de submissão e o aviso de publicação?
Quando uma avaliação é submetida, ela passa pelo nosso processo de Controle de Qualidade, conduzido por uma equipe dedicada a assegurar que as avaliações publicadas atendem às nossas diretrizes. Nós buscamos publicar avaliações dentro de alguns dias úteis após a submissão, mas durante períodos mais agitados, o atraso pode ser maior. Os fornecedores são então notificados quando as avaliações são publicadas.
Um fornecedor pode escolher não participar do programa de avaliações?
Como uma plataforma neutra, nos esforçamos para fornecer a nossos usuários diretórios de avaliações o mais completo possíveis. Por isso, nossa política não permite que fornecedores escolham não participar de nosso programa de avaliações. Independentemente dos fornecedores escolherem participar da coleta de avaliações, nós publicaremos avaliações que recebemos de qualquer produto listado em nossos catálogos, desde que passem por nosso processo de Controle de Qualidade e cumpra nossas diretrizes.
Revendedores estão listados no seu site, e podem tais revendedores responder às avaliações?
Geração de Leads: Nós autorizamos revendedores a participar de nosso programa de geração de leads. No entanto, se a matriz demonstrar interesse na geração de leads para seu produto, a empresa matriz terá prevalência e o revendedor será desativado.
Listas de Produtos: Como as Listas de Produtos estão reservadas para empresas que são titulares dos produtos, nós não listamos revendedores, integradores, consultores e outros parceiros nas listas de produtos.co
Avaliações: Um revendedor ou parceiro que tenham se inscrito para um perfil podem responder a avaliações desde que revelem em suas respostas que são revendedores ou parceiros da empresa que é titular do produto.
Uma avaliação pode mencionar um concorrente do nosso produto?
Sim, uma avaliação pode mencionar um concorrente do produto sendo avaliado, desde que a referência seja destinada a agregar valor à avaliação e não promova deliberadamente ou deprecie o concorrente. As avaliações podem conter menção de produtos alternativos considerados ou usados antes ou depois de usar o produto em avaliação. Essas informações adicionais podem ajudar a fazer uma avaliação no contexto apropriado e fornecer informações valiosas aos compradores de software.
Por que as avaliações publicadas anteriormente foram removidas do nosso perfil?
Nossas equipes construíram um processo de Controle de Qualidade extremamente abrangente, mas compreendemos que, com dezenas de milhares de avaliações enviadas a cada mês, haverá casos de avaliações que violam nossas diretrizes não sendo notadas. Em nossos esforços contínuos para melhorar o serviço, nossas equipes fazem auditoria periodicamente do banco de dados de avaliações. Tais auditorias ajudam a encontrar avaliações que não atendem às nossas diretrizes, que talvez não tenhamos identificado inicialmente. Quando descobrirmos que as avaliações violam as diretrizes por algum motivo, elas devem ser desativadas, mesmo que a avaliação tenha sido publicada originalmente por nós. Se for constatado que avaliadores enviaram avaliações enganosas, suas contas serão banidas e removeremos as avaliações anteriores da mesma autoria em todos os produtos. Dessa forma, uma auditoria pode afetar ocasionalmente a contagem de avaliações publicadas de vários produtos não relacionados. Saiba que não compartilhamos informações sobre as decisões relacionadas a uma remoção de avaliação ou nosso processo investigativo.
Estamos à espera de uma avaliação, mas ela não foi publicada, podemos saber qual é a situação dela?
Não é nossa política fornecer informações sobre a situação de conteúdo enviado ao nosso site. Se uma avaliação esperada não foi publicada, por exemplo, enviada pelo programa Avaliação como Serviço (RaaS), há três razões prováveis: i) a avaliação ainda não foi processada pela equipe de Controle de Qualidade, ou ii) a avaliação não cumpriu uma ou mais das Diretrizes da Comunidade e foi desativada, ou iii) a equipe não pôde validar o avaliador. Independentemente da razão ou do tempo para o processo de Controle de Qualidade ser concluído, saiba que cada avaliação enviada ao nosso site é examinada por nossa equipe de Controle de Qualidade, de acordo com um conjunto rigoroso de diretrizes e critérios de envio aplicado universalmente. Como uma plataforma de avaliações neutra, devemos aplicar nossos métodos igualmente e de forma imparcial para todos os fornecedores, e não podemos nos envolver em debates sobre as decisões tomadas sobre uma avaliação.
Notificações serão enviadas no caso de uma avaliação ser desativada?
Se uma avaliação não foi publicada porque as equipes não puderam validar a identidade de um avaliador (indispensável no processo de Controle de Qualidade), enviaremos ao avaliador um e-mail solicitando informações adicionais que podem ajudar a validar a identidade do avaliador. Quando um usuário responde a esta solicitação com informações precisas, ele facilita que nossa equipe possa verificar sua identidade durante o processo de Controle de Qualidade. No entanto, nos casos em que uma avaliação for desativada porque violou as Diretrizes da Comunidade, não enviamos aviso ao avaliador ou fornecedor, pois descobrimos que isso incentiva tentativas repetidas por aqueles que buscam violar as diretrizes. Embora percebamos que há casos em que o avaliador não pretendia violar nossas diretrizes, devemos tratar as violações intencionais e não intencionais igualmente.
Uma avaliação negativa pode ser removida se nossa equipe resolver os problemas do avaliador?
Não. Ao enviar uma avaliação, um avaliador atesta que a declaração é um reflexo honesto da experiência dele. Se a avaliação existe com base em uma experiência ruim, um recurso de produto desativado, ou mesmo uma má comunicação ou mal-entendido da parte do avaliador, isso reflete a experiência do usuário com o software, mesmo que uma ação posterior possa ter resolvido o problema. À medida que um produto evolui, é natural ver uma mudança na natureza das avaliações listadas. Acreditamos que a inclusão deste histórico é útil para aumentar o valor para os compradores de software que visitam nosso site, já que, assim, podem entender melhor como um produto evoluiu ao longo do tempo.
Uma avaliação negativa pode ser removida se tivermos uma cláusula de não depreciação no contrato?
Não. Uma avaliação não pode ser removida simplesmente devido à existência de uma cláusula de não depreciação em um contrato. Além de tal situação permitir que os fornecedores influenciem indevidamente a classificação geral do produto, a legislação federal dos EUA proíbe o uso de cláusulas não depreciativas nos contratos com clientes. É importante que nossos compradores tenham uma visão imparcial de um produto, e qualquer fornecedor que aplique um contrato com uma cláusula do tipo pode ter penalidades aplicadas à sua conta.
Quantas avaliações de um produto são permitidas por avaliador?
Para evitar que um único avaliador influencie excessivamente as avaliações de um produto, apenas uma única avaliação é permitida por avaliador para o mesmo produto em um dado momento.
Podemos solicitar avaliações de nossos usuários de forma independente?
Sim, os fornecedores podem solicitar avaliações da base de usuários deles fora de nossos programas, desde que as Diretrizes da Comunidade sejam seguidas. Ao solicitar avaliações, os fornecedores são aconselhados a usar os links “Compartilhar seu formulário de avaliação” fornecidos na seção Avaliações do portal de fornecedor do Capterra. Usar os links fornecidos garante que nosso sistema aplique a atribuição de fonte adequada.
Todos os fornecedores que solicitam avaliações de forma independente em troca de um incentivo são obrigados a usar o link Formulário de avaliação com incentivos encontrado no portal de fornecedor do Capterra. A FTC exige que todas as avaliações enviadas em resposta a uma oferta de incentivo divulguem que a oferta foi feita. O uso do link do Formulário de avaliação com incentivos garante que o sistema aplique as divulgações apropriadas para qualquer avaliação publicada. Saiba que qualquer avaliação que for considerada recebida em resposta a uma oferta de incentivo não divulgada deve ser desativada no site por violar as Diretrizes da Comunidade e a FTC.
Uma avaliação menciona detalhes de preços. É possível remover a avaliação?
Não endossamos o preço que é publicado por um avaliador e confiamos nos avaliadores para enviar informações precisas e publicamente disponíveis. No entanto, de acordo com nossas Diretrizes de Avaliações, as avaliações não devem violar nenhum contrato legal, e uma avaliação que divulgue dados confidenciais de preços deve ser sinalizada para nossa atenção. Se uma avaliação for questionada em relação a questões de preços, nossas equipes investigarão se o preço tem origem em uma fonte validada publicamente disponível. As informações de preços não consideradas públicas podem ser removidas devido à violação das Diretrizes da Comunidade, pois seriam consideradas informações privadas. A nosso critério, podemos i) mascarar as informações sigilosas da exibição pública, ou ii) desativar a avaliação completamente.
Por que esta avaliação mostra [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO]?
Se a avaliação, ou a resposta do fornecedor à avaliação, contiver informações sigilosas, ocultaremos estas informações da exibição pública. As informações sigilosas podem incluir, entre outras:
- Informações de identificação pessoal. Informações, como e-mails, endereços físicos, telefone, nomes ou qualquer outro dado que possa ajudar a identificar o indivíduo.
- Termos de contratos privados. Os contratos entre duas partes geralmente contêm informações sigilosas que não podem ser divulgadas publicamente, como informações de preços, dados do serviço de conta ou outros termos.
- Informações que, a nosso critério, poderiam prejudicar o avaliador, fornecedor ou outro indivíduo. Isso inclui, entre outros, links para algum site ou qualquer URL externo, referência a assuntos jurídicos infundados ou linguagem profana.
Nesses casos, o texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO] será exibido no lugar do texto original. Observe que não é possível compartilhar o conteúdo mascarado, pois esse compartilhamento pode violar as Políticas de privacidade do nosso site.
OBSERVAÇÃO: Jamais editaremos a avaliação, ou a resposta do fornecedor à avaliação, de forma que altere o significado e a intenção originais. Se a avaliação for redigida de forma que o mascaramento das informações sigilosas altere a intenção da avaliação, a avaliação ou resposta não atenderá as Diretrizes da Comunidade e será desativada. Em todos os casos, essas edições serão feitas a critério do nosso site, sem notificação ao avaliador ou respondente.
Quanto tempo leva para a avaliação ser processada?
As avaliações enviadas por meio dos programas de fornecedores, como Avaliações como serviço, ou enviadas por meio dos links aprovados fornecidos no portal do fornecedor são, de modo geral, processadas em até 5 (cinco) dias úteis. Pode levar até 2 (duas) semanas para que as avaliações provenientes de outro lugar, ou que exijam mais tempo de investigação, sejam processadas. Se, pelo menos, 2 (duas) semanas tiverem passado desde a data de envio prevista, é justo presumir que a avaliação não foi enviada ao nosso programa ou não atendeu aos nossos critérios de publicação.
A avaliação é muito vaga ou muito genérica. Ela pode ser removida?
Considerar a avaliação como sendo muito vaga ou genérica é uma determinação subjetiva da qualidade do conteúdo que não estamos em condições de analisar, uma vez que não avaliamos o conteúdo da avaliação em si. No entanto, embora não desativemos a avaliação exclusivamente com base em seu conteúdo, asseguraremos que todas as avaliações atendam aos critérios descritos nas Diretrizes da Comunidade. As avaliações que, a nosso critério exclusivo, não atendam a essas Diretrizes da Comunidade não serão qualificadas para publicação.
Quem é o proprietário das avaliações nas nossas páginas de perfil?
As avaliações são enviadas pelos visitantes do site (avaliadores) que mantêm a propriedade como autores originais. Como parte do processo de envio das avaliações, os avaliadores concedem uma licença ampla para que possamos utilizar as avaliações no curso normal dos nossos negócios, de acordo com as Diretrizes da Comunidade estabelecidas.
Quais detalhes sobre as avaliações você pode compartilhar com fornecedores?
Como tomamos todas as medidas para proteger a privacidade dos nossos avaliadores, por via de regra não compartilhamos detalhes sobre avaliações individuais. Os detalhes que as equipes podem compartilhar sobre avaliações individuais são limitados àqueles que podem ser obtidos publicamente ou por meio do Portal do Fornecedor. Também poderemos fornecer detalhes de alto nível sobre o status geral de alguma conta, como a confirmação de que o perfil do produto não apresenta problemas técnicos ou que as avaliações estão sendo processadas de acordo com os procedimentos estabelecidos. Não compartilhamos informações não públicas, como detalhes sobre avaliações não publicadas, confirmação de envio da avaliação ou qualquer informação sobre determinado avaliador individual além do que é compartilhado publicamente. Além disso, não fornecemos métricas resumidas relacionadas às avaliações enviadas sobre determinado produto, salvo aquelas oferecidas por meio da oferta ou programa do fornecedor.
O fornecedor pode saber por que a avaliação não está sendo exibida?
Não, não fornecemos atualizações quanto ao status de nenhuma avaliação, nem fornecemos detalhes relacionados às decisões de publicar ou não publicar conteúdo no nosso site. Operamos como uma provedora de plataforma neutra e avaliamos todo o conteúdo em relação a um conjunto objetivo de critérios. Por esse motivo, não podemos participar de um debate subjetivo sobre como essas políticas são aplicadas. Além disso, as avaliações são enviadas pelos visitantes do site (avaliadores) que mantêm a propriedade como autores originais. Como tomamos todas as medidas para proteger a privacidade dos nossos avaliadores, não confirmaremos o envio da avaliação, não compartilharemos nenhuma comunicação que possa ter ocorrido entre o autor da avaliação e nossa equipe, nem divulgaremos o motivo por trás de uma decisão tomada sobre a avaliação.
Os fornecedores são notificados quando as avaliações publicadas são desativadas?
Não, não enviamos nenhum aviso aos avaliadores ou fornecedores quando a avaliação publicada é desativada. Como parte do nosso processo contínuo de Garantia da Qualidade, se soubermos de uma avaliação publicada anteriormente que não esteja em conformidade com as Diretrizes da Comunidade publicadas, a avaliação será desativada. Operamos como uma provedora de plataforma neutra e avaliamos todo o conteúdo em relação a um conjunto objetivo de critérios. Por esse motivo, não podemos participar de um debate subjetivo sobre como essas políticas são aplicadas, nem enviamos notificações de desativação.
O fornecedor pode ajudar na publicação da avaliação?
Embora não possamos divulgar detalhes sobre avaliações individuais, nem participar de discussões públicas sobre a aplicação das nossas Diretrizes da Comunidade, os fornecedores que estiverem procurando por avaliações que não veem publicadas poderão enviar perguntas para [email protected], juntamente com qualquer informação sobre os avaliadores esperados que possa ser utilizada por nossas equipes para conduzir uma investigação. A equipe fará uso dessas informações para investigar a conta do fornecedor e, se as avaliações em questão tiverem sido enviadas ao nosso site, garantirá que tenham sido ou serão processadas conforme descrito nas Diretrizes da Comunidade.
Poderemos publicar avaliações postadas no nosso perfil do software no nosso site e/ou materiais de marketing?
Os fornecedores poderão utilizar o conteúdo das avaliações, desde que este uso esteja em conformidade com a Política de direitos autorais e citações da Gartner. As violações desta política poderão resultar em penalidades, como a exibição de um Alerta do comprador em uma página de perfil ou em medidas judiciais tomadas pela Gartner.
Coletamos avaliações dos clientes em determinado evento ou conferência. Essas avaliações qualificam-se para publicação?
Eventos e conferências são uma ótima oportunidade para gerar avaliações e essas avaliações qualificam-se para publicação desde que sejam enviadas pelo avaliador e estejam em conformidade com as Diretrizes da Comunidade publicadas. Os fornecedores precisam alertar nossas equipes antes de qualquer evento no qual avaliações sejam solicitadas para que as equipes possam fornecer informações sobre “práticas recomendadas” de coleta, bem como links adequados para atribuição e avaliação. Recomendamos que você entre em contato com o seu Representante de avaliações para obter mais informações sobre o serviço de Coleta de avaliações em eventos da Gartner, que pode ajudar neste processo.
Os fornecedores podem usar sites autônomos ou serviços semelhantes para gerar avaliações sobre o produto?
Os fornecedores não poderão usar sites ou serviços que facilitem a conclusão de tarefas em troca de recompensas (financeira ou outra) ou qualquer método utilizado para gerar um alto volume de leads não verificados para um software específico. Um “lead não verificado” é definido como tráfego que não apresenta evidências substanciais de ter as qualificações necessárias para enviar uma opinião honesta sobre o uso do produto de software específico. Embora reconheçamos a possibilidade de um avaliador qualificado ser convidado por meio deste serviço, a experiência demonstrou que a grande maioria dos leads enviados por esses serviços não é qualificada. Devido à má qualidade do tráfego enviado por esses sites ou serviços, qualquer avaliação enviada por esses métodos, direta ou indiretamente, será removida pela equipe.
Os fornecedores podem selecionar os avaliadores antes de enviarem nosso formulário de avaliações?
Para poderem participar do Programa de avaliações, os fornecedores deverão solicitar comentários de toda a base de usuários/clientes (definidos como todos os usuários ativos do software) e não poderão selecionar avaliadores em potencial com base em um atributo desejado ou opinião anterior compartilhada. Ao fazer isso, o fornecedor estaria manipulando ativamente suas respectivas avaliações para obter um perfil desejado, o que é uma violação direta das Diretrizes de endosso emitidas pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA. Por exemplo, ao solicitar avaliações da base de usuários, o fornecedor não poderá excluir usuários que expressaram uma opinião negativa sobre seu software ou que não atendem a determinado perfil pessoal ou profissional.
O fornecedor poderá aplicar um conjunto objetivo de critérios de qualificação a uma campanha de coleta de avaliações, contanto que esses critérios não afetem a intenção ou a essência da avaliação e contanto que todos os usuários ativos que atenderem a essas qualificações recebam a mesma oportunidade de enviar uma avaliação. Por exemplo, o fornecedor poderá esperar para solicitar avaliações dos usuários até que um determinado período tenha decorrido desde que começaram a utilizar o software. No entanto, todos os usuários que atenderem a essa qualificação deverão ter a oportunidade de enviar uma avaliação, seja positiva ou negativa, e independentemente de qualquer opinião que possam ter expressado anteriormente ou da formação pessoal ou profissional.
Qualquer avaliação que infrinja as orientações acima mencionadas viola as nossas Diretrizes do Fornecedor e estará sujeita a remoção pela nossa equipe.
O fornecedor pode usar as avaliações em vídeo do software, feitas por indivíduos, no nosso site e/ou canais de marketing?
No momento, os fornecedores não podem usar o conteúdo das avaliações em vídeo (sublicença).
Há um aviso de isenção de responsabilidade que os fornecedores precisam adicionar às solicitações de avaliações?
Sim, os fornecedores precisam anexar avisos de isenção de responsabilidade em todas as solicitações de avaliação no nosso site.
As seguintes informações precisam ser incluídas em qualquer e-mail ou postagem de blog:
- Para se qualificar, sua avaliação precisa obedecer a estas Diretrizes da Comunidade.
Se a solicitação de avaliação incluir uma recompensa nominal como incentivo, os fornecedores também precisam anexar o seguinte parágrafo:
OBSERVAÇÃO: Em apoio aos esforços contínuos da Gartner para garantir um Programa de avaliações justo e em conformidade com a lei, não ofereceremos incentivos para: i) Avaliadores que sejam funcionários ou afiliados da empresa que está sendo avaliada ou de algum concorrente direto; ii) Avaliadores que sejam funcionários, executivos, diretores, agentes da Gartner, Inc., suas respectivas subsidiárias e empresas afiliadas e seus familiares imediatos; iii) Avaliadores que sejam funcionários do governo e do setor público; iv) Avaliadores cujas políticas da empresa proíbam a aceitação de presentes no contexto de operações comerciais; e v) Avaliadores que sejam ou estejam agindo em nome de indivíduos sujeitos, residentes em países ou empregados por organizações identificadas na Lista de sanções da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (Office of Foreign Assets Control, OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
Mesmo se você enquadrar-se em uma das categorias listadas acima, é possível enviar uma avaliação não incentivada diretamente no site visitando a página de perfil no Capterra.
As seguintes informações podem ser incluídas em qualquer mídia social ou em outra solicitação de landing page:
- Para se qualificar, sua avaliação precisa obedecer a estas Diretrizes da Comunidade.
Se a solicitação de avaliação incluir uma recompensa nominal como incentivo, os fornecedores também precisam anexar o seguinte parágrafo:
OBSERVAÇÃO: Em apoio aos esforços contínuos da Gartner para garantir um Programa de avaliações justo e em conformidade com a lei, não ofereceremos incentivos para determinadas categorias de indivíduos restritos. Verifique seu status de qualificação antes de enviar uma avaliação. ** Mesmo se você enquadrar-se em uma das categorias listadas acima, é possível enviar uma avaliação não incentivada diretamente no site visitando a página de perfil no Capterra.
O que é um Alerta do Comprador?
Um Alerta do Comprador é um banner colocado na parte superior da página de perfil de produtos de um fornecedor informando os compradores de software que um comportamento suspeito associado a esse fornecedor foi encontrado e que tal comportamento (i) pode estar causando dúvidas quanto à veracidade das avaliações enviadas sobre os serviços do fornecedor ou (ii) pode estar se manifestando em outras atividades enganosas em nosso site.
Após a violação de nossas políticas por um fornecedor ser identificada e confirmada, emitiremos um Alerta do Comprador visível nas páginas de perfil de produtos associadas do fornecedor infrator, bem como monitoraremos a conta do fornecedor por um período de noventa (90) dias. Após esse período, nossas equipes avaliarão os perfis do fornecedor e determinarão se o Alerta do Comprador permanecerá ativo nas páginas de perfil de produtos do fornecedor ou se será removido. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.
Como o Alerta do Comprador é emitido e aplicado?
Se uma violação das políticas do nosso site ou do fornecedor ou uma manipulação do nosso sistema de avaliações forem identificadas e confirmadas, removeremos todas as avaliações encontradas que estiverem associadas a essa atividade e enviaremos um aviso por e-mail ao fornecedor solicitando que todas essas violações sejam cessadas com a maior rapidez possível ou dentro de um período de cinco (5) dias úteis, o que ocorrer primeiro. Se a atividade infratora persistir ou se o fornecedor não puder apresentar evidências que, a nosso critério, livrem a atividade de suspeita, desativaremos as avaliações adicionais encontradas associadas a essa atividade e enviaremos um aviso final solicitando a cessação da atividade. Se as violações persistirem, colocaremos um “Alerta do Comprador” visível nas páginas de perfil de produtos do fornecedor. O fornecedor que tiver um “Alerta do Comprador” também será desconsiderado de quaisquer prêmios e/ou selos baseados em avaliações.
Um “Alerta do Comprador” serve como aviso aos compradores de software de que o fornecedor se envolveu em atividades fraudulentas em nossos sites. O alerta permanecerá em vigor até determinarmos que o fornecedor tenha resolvido sua não conformidade de maneira satisfatória. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.
O fornecedor pode protestar um “Alerta do Comprador”?
Sim. A qualquer momento após o aviso inicial, mas antes da emissão do Alerta do Comprador, o fornecedor poderá enviar evidências para argumentar contra a aplicação do alerta. Como não podemos validar comunicações privadas, inclusive trocas de e-mails e conversas telefônicas entre um fornecedor e um avaliador fora do nosso site, as evidências enviadas para consideração deverão ser objetivas por natureza e favoráveis a uma validação independente. Qualquer evidência apresentada por um fornecedor será considerada um fator entre muitos na nossa investigação.
Após a aplicação de um Alerta do Comprador na conta de um fornecedor, todas as comunicações que contestarem o Alerta do Comprador deverão ser tratadas por meio da Ouvidoria. O fornecedor pode fazer um apelo direto somente à Ouvidoria e deve apresentar argumentos e evidências irrefutáveis que não tenham sido enviados na consideração anterior.
Os produtos relacionados às avaliações são afetados pelo Alerta do Comprador?
Sim. A emissão de um Alerta do Comprador resultará na remoção de um fornecedor de qualquer produto da Gartner que apresente avaliações. Uma vez que um alerta tenha sido emitido, o fornecedor poderá recuperar a elegibilidade para consideração futura com base no mérito das avaliações associadas ao seu perfil de produtos.
Podemos confiar nas avaliações de um fornecedor com um “Alerta do Comprador” emitido?
Antes de emitir um “Alerta do Comprador”, nossas equipes tomam medidas corretivas para remover qualquer conteúdo que viole as diretrizes do nosso site. Todas as avaliações restantes na página de perfil de produtos do fornecedor após a emissão de um “Alerta do Comprador” terão sido submetidas a um exame minucioso da nossa equipe de Controle de Qualidade. No entanto, como as ações do fornecedor tornaram sua conta suspeita, recomendamos que os compradores tenham cautela ao confiar nas avaliações de um fornecedor sinalizado antes de tomar uma decisão de compra de software.
O que é um snippet de avaliação?
Os snippets de avaliação são citações diretas compiladas de avaliações enviadas pelo usuário que foram publicadas em um perfil de produtos (consulte “Como os snippets de avaliação são selecionados”). Os snippets proporcionam aos compradores de software uma perspectiva facilmente assimilável de “Vantagens” e “Desvantagens” extraídas das avaliações enviadas pelo usuário para referência rápida e podem ser exibidos nos locais em que uma exibição resumida dos destaques das avaliações seja necessária, como a página de perfil de avaliações de um produto ou as páginas de comparação de produtos.
Os snippets foram igualmente implantados em todos os produtos que atendem aos requisitos mínimos para geração de snippets. Como uma plataforma de avaliação neutra, nosso site não edita nem cria conteúdo selecionado para exibição de snippets. As opiniões expressas nos snippets de avaliação selecionados são dos avaliadores e não da Capterra. Além disso, não endossamos qualquer opinião expressa por um snippet.
Como os snippets de avaliação são selecionados?
A seleção de snippets é conduzida pelo nosso algoritmo proprietário, o qual analisa as avaliações publicadas de um produto para identificar os “snippets” de conteúdo relevante e impactante. Os snippets são então categorizados como apropriados na classificação de “Vantagens” ou “Desvantagens” com base na análise de percepção.
O algoritmo de snippets é aplicado igualmente a todos os produtos em nosso site que se qualificam para a exibição dos snippets de avaliação.
O que qualifica um produto para a exibição dos snippets de avaliação?
Os snippets de avaliação são gerados a partir do conteúdo das avaliações publicadas. Para assegurar um alto nível de precisão, nosso sistema exige um conjunto robusto de conteúdo de avaliações do qual os snippets são escolhidos. Os snippets são liberados para um perfil de produtos somente quando nosso sistema determina que há conteúdo suficiente oriundo de avaliações disponível para gerar um conjunto equilibrado de snippets positivos e negativos.
Novas avaliações adicionadas a um perfil de produtos são empregadas para atender aos requisitos de snippets. Porém, como nem todas as avaliações apresentam conteúdo adequado para gerar um snippet, a elegibilidade de snippet não se baseia somente na contagem de avaliações. Se os snippets não estiverem sendo exibidos no perfil de produtos no momento, será necessário um conteúdo adicional de avaliações. Além disso, nós podemos sugerir o recrutamento de novas avaliações somente para aumentar a diversidade de conteúdo disponível para seleção do serviço de snippets.
Quantos snippets de avaliação são exibidos no nosso perfil?
Todos os produtos que atenderem aos requisitos para seleção de snippets exibirão até quatro (4) “Vantagens” e quatro (4) “Desvantagens”. Nosso sistema busca exibir um número equilibrado de snippets de cada percepção. No entanto, ocasionalmente um perfil pode exibir menos snippets de ambas as percepções, dependendo da disponibilidade de conteúdo relevante.
Podemos impedir a exibição de snippets no nosso perfil?
Como a exibição dos snippets de avaliação é um recurso universalmente aplicado ao nosso site, os fornecedores não podem desativá-lo simplesmente para impedir a exibição dos snippets nas suas páginas de perfil de produtos. No entanto, os fornecedores podem contestar um snippet se acreditarem que ele não atende aos nossos critérios de exibição.
Podemos remover ou substituir um snippet por outro diferente?
Assim como nas avaliações das quais são provenientes, os snippets não podem ser removidos com base em contestações subjetivas relacionadas ao conteúdo. Os snippets podem ser considerados para substituição por outro somente nas seguintes situações: (i) quando o conteúdo tiver sido identificado incorretamente como “Vantagem” ou “Desvantagem”, (ii) quando mencionarem um recurso incompatível do produto, (iii) quando mencionarem a falta de um recurso de produto que existe atualmente ou (iv) quando violarem as nossas Diretrizes da Comunidade.
Qualquer fornecedor ou visitante do site pode sinalizar um snippet de avaliação para investigação enviando um e-mail para [email protected]. Se for determinado que o snippet não atende aos nossos critérios de exibição, o snippet sinalizado será substituído pelo nosso sistema durante a próxima atualização programada do sistema.
Por que decidimos exibir os snippets de avaliação no nosso site?
As avaliações são uma ótima fonte de comentários honestos para compradores de software. Os snippets de avaliação facilitam o envio desses comentários, fornecendo aos compradores de software um conteúdo facilmente assimilável sobre as avaliações de um produto, que pode ser rapidamente consultado à medida que esses compradores progridem em sua pesquisa de produtos.
Os fornecedores podem refazer a avaliação de snippets para exibição nos seus próprios sites?
Sim, o fornecedor pode citar ou extrair comentários de uma avaliação sobre sua própria empresa ou seus produtos. O snippet é qualificado como um comentário de avaliação individual. Assim como nas avaliações das quais os snippets são provenientes, o uso de snippets deve estar em conformidade com a Política de Direitos Autorais e Citações para Extração da Gartner Digital Markets.
Os fornecedores têm permissão para solicitar avaliações de sua própria base de usuários?
Sim, os fornecedores têm permissão para solicitar avaliações de sua própria base de usuários. No entanto, todas as avaliações recebidas que forem relacionadas a uma oferta de incentivo deverão ser divulgadas como tal, para que o nosso site possa aplicar a atribuição adequada. A não divulgação de uma campanha de incentivo induz os compradores de software ao erro quanto à origem da avaliação, o que é uma violação das Diretrizes de Endosso da FTC e destas Diretrizes da Comunidade. De acordo com nossas Diretrizes, se for determinado que uma avaliação foi enviada em resposta a uma oferta de incentivo não divulgada, o nosso site, a nosso critério, i) aplicará retroativamente a atribuição correta em nosso site ou ii) desativará totalmente as avaliações. Qualquer fornecedor que viole as nossas diretrizes como resultado da sua não divulgação de uma campanha de avaliação orientada por incentivos também poderá, a nosso critério, ter sua conta penalizada.
Como os fornecedores podem divulgar suas próprias campanhas de avaliação de forma adequada?
Nosso site oferece links para todos os fornecedores no Portal do Fornecedor, na seção “Avaliações”. Há dois links diferentes: 1) um link para ser utilizado na solicitação de avaliações sem uma oferta de incentivo e 2) um link para ser utilizado na oferta de uma recompensa de incentivo em resposta a uma avaliação. O uso dos links é o método preferencial e mais fácil de divulgar as ofertas de incentivo. No entanto, se o link não puder ser encontrado ou não estiver disponível, o fornecedor deverá entrar em contato com a equipe de Conformidade pelo e-mail [email protected] e fornecer detalhes que possam ajudar a nossa equipe a identificar as avaliações enviadas em nome da campanha.
O fornecedor pode divulgar uma oferta de incentivo de avaliação de maneira retroativa?
Sim, recomendamos que todos os fornecedores entrem em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected] e nos alertem sobre quaisquer avaliações não divulgadas enviadas em resposta a uma oferta de incentivo. A divulgação de uma campanha de incentivo não resultará na desativação da avaliação, bem como permitirá que a nossa equipe aplique a atribuição adequada às avaliações e permaneça em conformidade com as diretrizes da FTC.
OBSERVAÇÃO: recomendamos que os fornecedores divulguem a nós, ANTES do lançamento de sua campanha, as avaliações que foram enviadas em troca de um incentivo. Caso contrário, se descobrirmos futuramente que alguma avaliação foi incentivada sem aviso prévio, não teremos outra escolha senão desativá-la ou indicá-la como paga, conforme nossas diretrizes publicadas.
Não conhecemos esse avaliador. Achamos que não se trata de um usuário do nosso software. Como ele pôde deixar uma avaliação?
Embora entendamos que os fornecedores se orgulhem de conhecer sua base de usuários, há muitos casos válidos nos quais o fornecedor pode não conhecer um avaliador legítimo, com base nas informações fornecidas com a avaliação. Tais casos incluem, sem limitação, o seguinte:
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Compradores de software que avaliam várias ferramentas antes de comprar o software. Acreditamos que essas experiências de avaliação (em uma prova de conceito ou versão de avaliação) são experiências válidas em si e, portanto, são valiosas para compartilhar com a comunidade de usuários.
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Contas de software que são compartilhadas com vários usuários ou unidades de negócios de uma só empresa. O avaliador pode não ser o proprietário da conta e, portanto, é desconhecido do fornecedor.
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Contratos do fornecedor que foram assinados por uma pessoa jurídica, não por um indivíduo.
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Avaliadores que mudaram de emprego e terem usado o software em uma empresa anterior.
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Usuários que enviaram a avaliação com um nome diferente do que foi usado no contrato com o fornecedor. Por exemplo, “Beto” ao invés de “Roberto” ou usar um nome de solteiro.
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Usuários que digitaram um nome alternativo para sua empresa atual, tais como iniciais ou uma abreviatura, ou de uma empresa matriz ou afiliada, ao invés do nome usado em seu contrato com o fornecedor.
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Usuários que escolheram usar um nome abreviado ou pseudônimo para manter sua anonimidade.
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Avaliadores que fizeram login com o LinkedIn e escolheram permanecerem anônimos. Esses usuários foram validados por nossa equipe de Avaliações, mas suas avaliações não mostram nenhuma identificação. Saiba mais sobre avaliações anônimas.
Como plataforma de conteúdo neutra, confiamos que nossos avaliadores fornecerão informações precisas e honestas sobre sua experiência com o software. Na tentativa de manter um quadro o mais amplo possível da indústria de software, tentamos não limitar os tipos de experiência de software que são compartilhadas em nosso site. Isso porque todo usuário de um software tem uma experiência válida para compartilhar, e um avaliador não precisa ser o titular da conta nem ter contato direto com o fornecedor.
Por que um avaliador pôde avaliar o mesmo produto duas vezes?
Nós entendemos que as experiências com um software podem mudar ao longo do tempo, e acreditamos que este é um ponto importante a considerar para compradores de software. Por isso, múltiplas avaliações pelo mesmo usuário podem aparecer para um mesmo perfil de produto, desde que um espaço de tempo de ao menos 6 (seis) meses tenha se passado entre cada submissão.
Perguntas frequentes (FAQs) para avaliadores:
Por que estou recebendo e-mails do Capterra depois de submeter uma avaliação?
Os usuários que submetem uma avaliação no nosso site concordam em receber comunicados nossos no futuro, tal como se descreve nas condições do site. Se algum usuário não quiser receber esses comunicados, é possível cancelar o recebimento do nosso programa de e-mail clicando no link “cancelar assinatura” que aparece nesses e-mails. Por favor, leia mais informações nas condições do site.
Deixei uma avaliação, mas não recebi um vale-presente! Por que não?
Para as pessoas que enviaram uma avaliação como parte de um programa de incentivo, levem em conta o seguinte:
Apenas as avaliações publicadas podem receber o incentivo. Se uma avaliação não cumprir com nossas Diretrizes e não for publicada, o avaliador não receberá um incentivo pela avaliação. No entanto, fomentamos a participação do avaliador enviando avaliações em futuras campanhas de avaliação com incentivos para as quais permanecem elegíveis.
Os vales-presente são automaticamente enviados pelo nosso sistema em horários determinados. Para minimizar os erros, nosso sistema envia os vales-presente automaticamente a intervalos periódicos.
Certifique-se de que o link do e-mail ao qual você respondeu contém uma oferta de incentivo. Apenas as avaliações enviadas depois de clicar num link de incentivo no e-mail são elegíveis para um incentivo. Esses links contêm informações de rastreamento que permitem relacionar o incentivo com a avaliação apresentada. Se você não clicou num link no e-mail da campanha, nosso sistema não tem como saber que você deixou uma avaliação.
Não foi possível verificar sua identidade. Se precisarmos de mais informações sobre você, podemos entrar em contato com essa finalidade e, enquanto isso, a publicação da avaliação e o incentivo estarão em pausa. Responder à nossa solicitação pode nos permitir publicar a avaliação e fornecer o vale-presente.
O link de confirmação do vale-presente não foi clicado. Para garantir que nossos vales-presente vão para e-mails válidos, enviamos um e-mail de confirmação com um link no qual se deve clicar para que possamos enviar o vale-presente.
A avaliação foi enviada depois de o incentivo vencer ou depois que se alcançou o limite de pagamentos. Alguns de nossos programas oferecem apenas um número limitado de vales-presente ou têm uma oferta que vence depois de um determinado tempo. As avaliações enviadas depois que esses limites são atingidos não se qualificam para um vale-presente.
Em todos os casos, verifique suas caixas de Spam e Lixeira para ver se o vale-presente não foi parar lá antes de entrar em contato com nossa equipe de suporte.
Uma observação sobre fraude. Os códigos dos vales-presente são exclusivos e só podem ser usados pelas pessoas que têm acesso ao e-mail para o qual os cartões foram enviados. Saiba que podemos rastrear o saldo de um vale-presente e identificar quando ele foi resgatado e usado. As solicitações ilegítimas de incentivo, além de qualquer atividade fraudulenta relacionada a deixar avaliações em troca de um incentivo, podem resultar na expulsão do nosso programa de incentivo de avaliações.
Por que minha avaliação não foi publicada?
A avaliação enviada pode não estar sendo exibida porque i) está aguardando análise da nossa equipe, ii) a avaliação não atendeu a, pelo menos, uma das nossas Diretrizes para avaliações ou iii) a avaliação não foi qualificada para publicação (por exemplo, se a avaliação foi enviada em um idioma incompatível).
OBSERVAÇÃO: Para proteger a integridade do nosso programa de avaliações, as avaliações serão desativadas se não tivermos certeza de que verificamos a identidade do avaliador. Nesses casos, entraremos em contato com os avaliadores que solicitarem mais informações. Embora não haja garantias, responder a esses e-mails com informações úteis pode ajudar em nossa investigação e levar à publicação da sua avaliação.
Minha avaliação apresenta algumas correções. Pode me dizer por quê?
Conforme nossas políticas para avaliadores, desde que uma avaliação cumpra com nossas diretrizes, nunca fazemos alterações que mudem a intenção do original. Porém, podemos fazer alterações simples para corrigir erros de digitação ou remover caracteres não convencionais. O avaliador não será notificado sobre essas alterações, que são feitas a critério do Capterra.
Por que minha avaliação publicada foi removida?
Nossas equipes construíram um processo de Controle de Qualidade extremamente abrangente, mas compreendemos que, com dezenas de milhares de avaliações enviadas a cada mês, haverá casos de avaliações que violam nossas diretrizes não sendo notadas. Em nossos esforços contínuos para melhorar o serviço, nossas equipes fazem auditoria periodicamente do banco de dados de avaliações. Tais auditorias ajudam a encontrar avaliações que não atendem às nossas diretrizes, que talvez não tenhamos identificado inicialmente. Quando descobrirmos que as avaliações violam as diretrizes por algum motivo, elas devem ser desativadas, mesmo que a avaliação tenha sido publicada originalmente por nós. As auditorias são conduzidas em todo o banco de dados de avaliações e afetam todos os avaliadores igualmente.
Os avaliadores podem sofrer sanções por deixar avaliações fraudulentas?
Em resumo, talvez. Ao enviar uma avaliação, você concorda com as diretrizes do site e que todo o conteúdo enviado cumpre com nossas diretrizes. Nosso site tem o direito de tomar medidas legais contra qualquer avaliador que envie um conteúdo fraudulento ou enganoso. Além disso, muitas jurisdições dentro e fora dos Estados Unidos levam muito a sério o conteúdo das avaliações e já houve casos de processo de avaliadores por publicar conteúdo fraudulento. Em 2009, por exemplo, o procurador geral de Nova York, Andrew Cuomo, encerrou um caso no qual uma empresa que publicava avaliações falsas teve de pagar uma multa de USD 300.000,00. Países fora dos EUA, tais como o Reino Unido, França, Itália e Alemanha, também têm leis rigorosas sobre fraude de avaliações, conforme o estipulado no Acordo de Práticas Comerciais Desleais da UE.
Posso deixar uma avaliação baseada em uma demonstração de produto que assisti?
Nós acreditamos que avaliações de software devem ser baseadas em experiências reais de utilização do produto. Assistir a demonstração de um produto não é o mesmo que uma experiência prática (hands-on) de usar um produto, e, nesse sentido, se verificarmos que uma avaliação está baseada na demonstração de produto assistida, esta será desativada por nosso time. Entretanto, uma demonstração assistida não é tratada da mesma forma que a avaliação de um produto durante um período de demonstração gratuita (free trial). Participar de uma demonstração gratuita inclui uma experiência prática. Se você usou o software durante um período de demonstração gratuita, você poderá avaliar o software, mas deverá indicar que usou uma versão de demonstração no formulário de avaliação.
Por que minha avaliação foi sinalizada para investigação?
Avaliações podem ser sinalizadas como potencialmente fraudulentas pelo fornecedor, outros avaliadores ou durante nossas auditorias internas da base de dados de avaliações. Nessas situações, podemos solicitar mais informações, como prova de uso, para entender melhor se a avaliação em questão atende às nossas diretrizes. Se verificarmos que uma avaliação viola nossas diretrizes, ela será removida. Por favor, verifique nossa visão geral do processo de investigação para mais detalhes.
Posso deixar uma avaliação baseada em uma demonstração gratuita (free trial)?
Compradores de software avaliam múltiplas ferramentas antes de comprar software. Entendemos que essas experiências de avaliação, em prova de conceito ou com versões de demonstração, são experiências válidas para se compartilhar com nossa comunidade de usuários. Se você usou uma versão de demonstração gratuita de um software, você poderá avaliar o software, mas deverá indicar que usou uma versão de demonstração no formulário de submissão de avaliação, selecionando a opção “Demonstração Gratuita”.
Por que recebi uma notificação de que minha conta de avaliações foi suspensa?
Nos dedicamos a conectar compradores e vendedores de software, sendo a maior e mais confiável fonte de avaliações de software. Para alcançar este nível, todas as avaliações são manualmente revisadas por nossa equipe de Controle de Qualidade dedicada. Qualquer sinal de fraude em avaliações resultará na desativação da avaliação. Usuários que forem pegos cometendo fraude poderão ter suas contas banidas, com as avaliações correspondentes removidas de todos os produtos, e não poderão mais submeter novas avaliações. Se suas avaliações foram marcadas como fraudulentas, você poderá receber uma notificação indicando esse fato. Entendemos que você pode não concordar com nossa decisão, mas note que levamos muito em consideração antes de sinalizar e encerrar qualquer conta de usuário. Nós encorajamos você a conferir nossas diretrizes para entender os fatores envolvidos em nossas decisões.
Posso me opor a uma remoção de avaliação?
Há um esforço no site para manter uma postura neutra nas avaliações, removendo apenas aquelas que não cumprirem as Diretrizes da Comunidade. Caso acredite que a sua avaliação atendeu às Diretrizes da Comunidade e foi removida incorretamente, você tem a liberdade de solicitar maiores esclarecimentos à equipe de Conformidade pelo e-mail [email protected]. A equipe de Conformidade é encarregada de cumprir nossas diretrizes e investigará a situação da avaliação, para verificar se a decisão foi apropriada. Saiba que não compartilhamos informações sobre as decisões de uma remoção de avaliação porque há muitos pontos de dados que nossos sistemas coletam que são considerados de uso restrito.
Notificações serão enviadas no caso de uma avaliação ser desativada?
Se uma avaliação não foi publicada porque as equipes não puderam validar a identidade de um avaliador (indispensável no processo de Controle de Qualidade), enviaremos ao avaliador um e-mail solicitando informações adicionais que podem ajudar a validar a identidade do avaliador. Quando um usuário responde a esta solicitação com informações precisas, ele facilita que nossa equipe possa verificar a identidade durante o processo de Controle de Qualidade. No entanto, nos casos em que uma avaliação for desativada porque violou as Diretrizes da Comunidade, não enviamos aviso ao avaliador ou fornecedor. Embora percebamos que há casos em que o avaliador não pretendia violar nossas diretrizes, devemos tratar as violações intencionais e não intencionais igualmente.
Como posso editar minha própria avaliação?
Podemos fazer edições simples para corrigir erros de digitação ou ortografia, mediante o recebimento de uma solicitação do avaliador original para o e-mail [email protected]. A solicitação deve ser enviada a partir do endereço de e-mail usado para enviar a avaliação original, já que apenas o avaliador real tem o direito de nos encaminhar para editar a avaliação.
Não podemos editar o conteúdo de uma avaliação publicada anteriormente. Em vez disso, os avaliadores podem substituir as avaliações já feitas a qualquer momento enviando uma nova avaliação para um produto avaliado anteriormente. A avaliação atualizada será reavaliada pela nossa equipe de Controle de Qualidade. Será permitida apenas uma única avaliação por avaliador para o mesmo produto em um dado momento e, se publicada, a nova avaliação substituirá a original.
Se a avaliação foi enviada a menos de seis (6) meses, notifique nossa equipe sobre o envio pelo e-mail [email protected] para garantir que nossa equipe trate a análise apropriadamente. Não entrar em contato com nossa equipe resultará na desativação do novo envio. Lembre-se de que as avaliações enviadas dentro de um período de seis (6) meses para o mesmo produto são consideradas como edições e não são qualificadas para nenhuma oferta de incentivo que o avaliador possa ter recebido.
Como posso remover minha própria avaliação?
Para solicitar a remoção de uma avaliação, qualquer avaliador pode enviar um e-mail para [email protected], explicando qual avaliação deseja remover e a justificativa para tal remoção (para nossos registros). A solicitação deve ser enviada a partir do endereço de e-mail usado para enviar a avaliação original, já que apenas o avaliador real tem o direito de nos encaminhar para remover a avaliação.
Depois de desativar uma avaliação já feita, o revisor sempre terá a opção de enviar uma nova avaliação do produto para análise da equipe de Controle de Qualidade. Se a avaliação já foi enviada a menos de seis (6) meses, notifique nossa equipe sobre o novo envio pelo e-mail [email protected] para garantir que nossa equipe trate a avaliação apropriadamente. Não entrar em contato com nossa equipe resultará na desativação do novo envio. Lembre-se de que as avaliações enviadas dentro de um período de seis (6) meses para o mesmo produto são consideradas como edições e não são qualificadas para nenhuma oferta de incentivo que o avaliador possa ter recebido.
Com qual frequência posso atualizar ou editar minha avaliação?
É possível solicitar uma edição secundária de uma avaliação já feita ou enviar uma nova para substituir outra também já feita, a qualquer momento (consulte Como posso editar ou remover minha própria avaliação?). Lembre-se de que as avaliações enviadas dentro de um período de seis (6) meses para o mesmo produto são consideradas como edições e não são qualificadas para nenhuma oferta de incentivo que o avaliador possa ter recebido.
Quantas avaliações de um produto são permitidas por avaliador?
Para evitar que um único avaliador influencie excessivamente as avaliações de um produto, apenas uma única avaliação é permitida por avaliador para o mesmo produto em um dado momento.
Posso enviar mais de uma avaliação para o mesmo produto?
Entendemos que as experiências com um software podem mudar com o tempo, e acreditamos que uma avaliação atualizada permite que uma nova opinião seja expressa. No entanto, só permitimos uma única avaliação de um avaliador individual a ser publicada a qualquer momento para qualquer produto, e exigimos pelo menos seis meses para ser aprovada antes de uma nova avaliação para o mesmo produto ser aceito.
Caso deseje editar uma avaliação existente, leia mais aqui.
Por que minha avaliação foi editada e contém [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO]?
Se uma avaliação contiver informações sigilosas, ocultaremos tais informações da exibição pública. As informações sigilosas podem incluir, entre outras:
- Informações de identificação pessoal. Informações, como endereços de e-mail, endereços físicos, números de telefone, nomes ou outros dados que poderiam ajudar a identificar um indivíduo.
- Termos de contrato confidenciais. Os contratos entre duas partes geralmente contêm informações sigilosas que podem não ser destinadas à divulgação pública, como informações de preços, dados do serviço de conta ou outros termos.
- Informações possivelmente nocivas. Qualquer outra informação que possamos, a nosso critério razoável, determinar que possa ser prejudicial aos interesses de um avaliador, fornecedor ou outro indivíduo.
Nesses casos, o texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO] será exibido no lugar do texto original.
OBSERVAÇÃO: nunca editaremos uma avaliação de forma alguma que altere a intenção original. Se uma avaliação for redigida de forma que a ocultação de informações sigilosas altere a intenção da avaliação, ela não atenderá às Diretrizes da Comunidade e não será publicada. Em todos os casos, o avaliador não será notificado sobre essas edições, que são feitas a critério do Capterra.
Que conteúdo é considerado como “informações sigilosas”?
As informações sigilosas podem incluir, entre outras:
- Informações de identificação pessoal. Informações, como endereços de e-mail, endereços físicos, números de telefone, nomes ou outros dados que poderiam ajudar a identificar um indivíduo.
- Termos de contrato confidenciais. Os contratos entre duas partes geralmente contêm informações sigilosas que podem não ser destinadas à divulgação pública, como informações de preços, dados do serviço de conta ou outros termos.
- Informações possivelmente nocivas. Qualquer outra informação que possamos, a nosso critério razoável, determinar que possa ser prejudicial aos interesses de um avaliador, fornecedor ou outro indivíduo. Nesses casos, o texto [CONTEÚDO SIGILOSO OCULTO] será exibido no lugar do texto original.
O que é um Alerta do Comprador?
Um Alerta do Comprador é um banner colocado na parte superior da página de perfil de produtos de um fornecedor informando os compradores de software que um comportamento suspeito associado a esse fornecedor foi encontrado e que tal comportamento (i) pode estar causando dúvidas quanto à veracidade das avaliações enviadas sobre os serviços do fornecedor ou (ii) pode estar se manifestando em outras atividades enganosas em nosso site.
Após a violação de nossas políticas por um fornecedor ser identificada e confirmada, emitiremos um Alerta do Comprador visível nas páginas de perfil de produtos associadas do fornecedor infrator, bem como monitoraremos a conta do fornecedor por um período de noventa (90) dias. Após esse período, nossas equipes avaliarão os perfis do fornecedor e determinarão se o Alerta do Comprador permanecerá ativo nas páginas de perfil de produtos do fornecedor ou se será removido. Violações graves e contínuas podem justificar ações adicionais, inclusive, entre outras, a remoção do acesso às páginas de perfil de produtos do fornecedor infrator, a extensão do período do Alerta do Comprador, o encaminhamento às devidas autoridades regulatórias ou uma ação judicial.
Vale-Presente para Avaliadores (FAQs)
Onde posso encontrar mais informações sobre incentivos de avaliação?
Caso tenha enviado uma avaliação em resposta a uma oferta de incentivo do nosso site, poderá encontrar mais informações sobre qualificação e distribuição de incentivos nas perguntas frequentes do Programa de Incentivos.
Onde o conteúdo da minha avaliação será exibido ao público?
As avaliações publicadas podem ser exibidas publicamente i) na página de perfil do software avaliado, ii) de forma resumida em todo o nosso site, como nas seções “snippets” e “comparação de produtos” das páginas de perfil do software em sites aplicáveis, e iii) por meio de aplicativos de compartilhamento de avaliações hospedados pelo site, utilizados para exibir o conteúdo das avaliações em sites de terceiros. Consulte nossos Termos Gerais do Usuário para obter mais informações sobre a propriedade do conteúdo e os direitos de uso.
Quanto tempo levará para minha avaliação ser publicada?
Cada avaliação enviada ao nosso site é analisada manualmente pela equipe de Garantia da Qualidade para assegurar que as avaliações publicadas atendam às diretrizes do nosso site. Embora as equipes de GQ trabalhem de modo diligente, pode levar até 2 (duas) semanas para as avaliações serem processadas. Se mais de 2 (duas) semanas tiverem passado desde o envio, você pode presumir que nossas equipes de GQ não conseguiram validar sua identidade ou que sua avaliação não atendeu aos critérios de publicação.
Alguns avaliadores são inelegíveis para receber incentivos pelas avaliações?
Sim, há determinados avaliadores a quem os incentivos não podem ser fornecidos em resposta a uma oferta, pois isso violaria a lei e/ou a política corporativa que proíbe presentes no contexto de uma operação comercial. Avalie cuidadosamente as restrições de qualificação antes de fazer uma avaliação.
Como posso saber se minha avaliação foi publicada?
Somente as avaliações publicadas são qualificadas para um vale-presente. A maneira mais fácil de saber se suas avaliações foram publicadas é encontrar a página de perfil do produto que você avaliou no nosso site e ver se suas avaliações estão sendo exibidas. Caso tenha passado menos de uma semana desde que você enviou a avaliação, observe que pode levar mais de uma semana para que haja tempo suficiente para a avaliação enviada ser analisada adequadamente.
Em média, leva até cinco dias úteis para que a avaliação seja verificada e publicada. No entanto, esse prazo poderá ser prorrogado se mais pesquisas forem necessárias de acordo com nosso processo de GQ para permitir a pesquisa necessária a fim de tomar uma decisão informada. Se mais de três semanas tiverem passado desde o envio da avaliação, é provável que a avaliação não tenha passado pelo nosso processo de GQ e não será publicada.
A minha avaliação qualifica-se para um vale-presente?
Caso tenha enviado uma avaliação, mas ainda não recebeu um vale-presente, leia a lista a seguir para saber por que sua avaliação pode não se qualificar para um vale-presente:
- Somente as avaliações publicadas são qualificadas para um vale-presente. - Se a avaliação não tiver atendido às nossas diretrizes e não foi publicada, o avaliador não será qualificado para um incentivo relacionado a essa avaliação. No entanto, recomendamos que o avaliador envie avaliações em futuras campanhas de avaliação incentivadas que receber.
- Certifique-se de que o link ao qual você respondeu continha uma oferta de incentivo. Somente as avaliações enviadas após clicar em uma oferta de incentivo serão qualificadas para um incentivo. Você deverá clicar no link de incentivo para se qualificar para um vale-presente.
- Não foi possível verificar sua identidade. Se precisarmos de mais informações, poderemos entrar em contato com você por e-mail. Responder à nossa solicitação pode nos permitir publicar a avaliação e fornecer a você um vale-presente. A resposta não garante a publicação, pois a avaliação ainda precisaria passar pelo nosso processo detalhado de GQ.
- O link de confirmação do vale-presente não foi clicado. Algumas campanhas exigem uma confirmação por e-mail antes de enviar o vale-presente. Se tiver recebido um e-mail de confirmação, é necessário confirmar clicando no link antes que o vale-presente seja enviado.
- A avaliação foi enviada após o prazo final da campanha ou após os limites máximos serem atingidos. Algumas campanhas oferecem um número limitado de vale-presentes disponíveis ou têm uma oferta que expira após determinado período. As avaliações enviadas após os limites serem atingidos não se qualificam para vale-presentes.
- Os limites de quantidade dos vale-presentes foram alcançados. Algumas campanhas têm um limite de pagamento de 10 (dez) avaliações por campanha e/ou por pessoa. Se você tiver mais do que o número limite de avaliações publicadas qualificadas para uma campanha, somente as avaliações publicadas que atendam a esses limites serão qualificadas para um incentivo de vale-presente. O limite será comunicado nas campanhas por e-mail recebidas.
- A oferta de incentivo não teve origem na Capterra. Às vezes, os fornecedores podem enviar ofertas de incentivos independentemente do nosso site. Não podemos honrar essas ofertas e você deve entrar em contato diretamente com o fornecedor em caso de dúvidas.
- Seu vale-presente foi para a pasta de Spam ou para a Lixeira. Em todos os casos, verifique novamente as pastas Spam e Lixeira do seu e-mail para ver se há um e-mail de [email protected] com a oferta do vale-presente antes de entrar em contato com nossa equipe de suporte.
Se você constatou que sua avaliação foi publicada, que se passaram, pelo menos, 3 (três) semanas desde a data da publicação e que a sua avaliação se qualifica para um vale-presente com base nos critérios acima mencionados, entre em contato com nossa equipe de conformidade (as instruções estão aqui).
Uma observação sobre fraude. Os códigos do vale-presente são exclusivos e podem ser utilizados somente por aqueles que têm acesso ao e-mail para o qual os cartões foram originalmente enviados. Saiba que podemos rastrear o saldo do vale-presente e identificar se foi resgatado e utilizado. Solicitações ilegítimas para um incentivo, bem como qualquer atividade fraudulenta relacionada a fazer avaliações em troca de incentivos, poderão resultar na eliminação do programa de incentivo de avaliações.
Alguns avaliadores são inelegíveis para receber incentivos pelas avaliações?
Sim, há determinados avaliadores a quem os incentivos não podem ser fornecidos em resposta a uma oferta, pois isso violaria a lei e/ou a política corporativa que proíbe presentes no contexto de uma operação comercial. Avalie cuidadosamente as restrições de qualificação antes de fazer uma avaliação.
Quanto tempo leva para receber o vale-presente?
Se você tiver enviado uma avaliação em resposta a uma oferta de incentivo, saiba que os vale-presentes são preenchidos automaticamente pelo sistema em uma programação regular. Normalmente, os vale-presentes são enviados em até três semanas após a publicação da avaliação qualificada. Se mais de três semanas tiverem passado, verifique se você recebeu um e-mail de [email protected] em sua Caixa de Entrada e na pasta de Spam.
Observe que o envio da avaliação não garante o vale-presente. Somente as avaliações que tiverem passado pelo nosso programa de Garantia da Qualidade, que atendam aos requisitos de qualificação da campanha e que foram publicadas nos nossos sites se qualificarão para o incentivo.
Os incentivos recebidos por avaliações publicadas expiram?
Sim, os incentivos não reivindicados expiram após 30 (trinta) dias. Se a avaliação se qualificar para um incentivo, você receberá um e-mail com instruções sobre como resgatar a recompensa após a avaliação ter sido publicada. Os incentivos não reivindicados em até 30 (trinta) dias após o recebimento deste e-mail perderão a validade e não poderão ser resgatados ou trocados. Os incentivos expirados permanecerão visíveis na seção “vale-presentes expirados” da landing page do vale-presente, para fins de referência.
Por que os vale-presentes não podem ser enviados mais rapidamente?
Sabemos que você está ansioso para receber seu vale-presente. No entanto, há muitos fatores envolvidos no processo de avaliação antes que os vale-presentes sejam enviados, o que pode levar até 3 (três) semanas.
A avaliação precisa ser aprovada no processo de GQ. Após a avaliação ser enviada, precisa passar pelo nosso processo de Garantia da Qualidade para assegurar que possamos validar o avaliador e que a avaliação atenda às diretrizes do nosso site. Esse processo, normalmente, leva menos de uma semana, mas esse prazo poderá ser prorrogado se mais pesquisas forem necessárias de acordo com nosso processo.
Os vale-presentes são enviados por e-mail com base na data da publicação, não na data do envio. Somente as avaliações que atendam aos nossos critérios de publicação e requisitos de qualificação da campanha serão adicionadas ao nosso sistema de atendimento de vale-presentes. A data em que a avaliação é publicada determinará quando a avaliação será colocada na fila para envio pelo sistema.
Como posso informar o desaparecimento de um vale-presente?
Se você tiver respondido a uma oferta de incentivo, verifique o seguinte antes de entrar em contato com o suporte sobre um vale-presente:
- Certifique-se de que suas avaliações tenham sido publicadas. Para fazer isso, visite as páginas de perfil dos produtos que você avaliou para garantir que suas avaliações foram publicadas. As avaliações que não forem publicadas ou que foram desativadas após a publicação não serão qualificadas para vale-presentes.
- Certifique-se de que tenham se passado, pelo menos, 3 (três) semanas desde a data da publicação. Pode levar, pelo menos, três semanas após a publicação da avaliação para que o avaliador receba o vale-presente.
- Verifique se sua avaliação foi enviada por nós e se é qualificada para receber incentivos. Consulte nossas perguntas frequentes sobre qualificação de incentivos.
Se, após ler as perguntas frequentes, você achar que sua avaliação qualifica-se para um vale-presente, entre em contato com nossa equipe de conformidade, pelo e-mail [email protected], com as seguintes informações para abrir um tíquete de suporte:
- E-mail para o qual a avaliação foi enviada. Mantemos o controle dos e-mails fornecidos quando a avaliação é enviada. O fornecimento dessas informações nos ajudará a localizar sua avaliação com mais rapidez.
- Detalhes sobre a campanha recebida. O fornecimento dos detalhes sobre a campanha de incentivo que você recebeu nos ajudará a solucionar a situação com muito mais agilidade. Fique a vontade para nos encaminhar qualquer e-mail com uma oferta de incentivo junto com suas perguntas.
Em média, levará até cinco dias úteis para que o problema de conformidade seja resolvido. No entanto, esse prazo poderá ser prorrogado para permitir a pesquisa necessária a fim de tomar uma decisão informada. Saiba que todas as consultas são respondidas na ordem em que são recebidas e sua pergunta será abordada o mais rápido possível.
Por que posso receber uma solicitação para mais informações sobre minha identidade?
Às vezes, nossa equipe não consegue publicar a avaliação, pois não é possível validar a identidade do avaliador que a enviou, com base nas informações fornecidas. Conseguir identificar o avaliador de modo conclusivo é uma parte fundamental do nosso processo de GQ. Assim sendo, é nosso objetivo nos proteger contra fraudes, tomando medidas para verificar a identidade de cada avaliador. Também procuramos confirmar se o avaliador não tem conflitos de interesse (como ser funcionário ou concorrente da empresa do produto) e se o conteúdo do comentário atende a outras diretrizes para publicação.
Entenda que responder à avaliação com informações adicionais não garante que a avaliação seja publicada. Assim que os detalhes adicionais forem recebidos, a avaliação (como todas as avaliações) ainda precisa passar pelo nosso processo de Garantia da Qualidade. Todas as avaliações são examinadas manualmente pela nossa equipe em um esforço para garantir que as avaliações publicadas sejam de fontes verificadas e atendam às diretrizes do nosso site.
Por que posso receber uma solicitação de Prova de uso?
Eventualmente, a avaliação pode ser sinalizada para investigação adicional durante uma auditoria interna ou por algum dos nossos fornecedores. Nesses casos, podemos entrar em contato com o avaliador solicitando provas adicionais de que realmente é um usuário do produto avaliado. Embora não seja necessário para publicação, o fornecimento de provas válidas pode nos ajudar a tomar uma decisão informada sobre o status da avaliação. Ao fornecer provas, você está nos ajudando a garantir que o catálogo de avaliações seja o mais preciso possível.
Onde posso encontrar mais informações sobre o programa de avaliações?
Você pode encontrar mais informações sobre o programa nos seguintes locais:
- Diretrizes da Comunidade
- Processo de Garantia da Qualidade
- Dicas sobre como redigir uma Boa avaliação
- Diretrizes de publicação
- Perguntas frequentes do avaliador
- Perguntas frequentes sobre verificação e publicação
Quais opções de vale-presentes estão disponíveis para avaliadores fora dos Estados Unidos?
No momento, o Mastercard International é a única opção de vale-presente que pode ser utilizada para compras feitas fora dos Estados Unidos. Por exemplo, a opção de vale-presente da Amazon funcionará somente no site Amazon.com dos EUA e não funcionará em uma versão internacional do site da Amazon. Como alternativa, os avaliadores internacionais podem optar por doar o valor do incentivo a qualquer instituição beneficente disponível.
Posso trocar o vale-presente após o resgate?
Não, o vale-presente não pode ser trocado ou substituído por outra opção após ser resgatado. Leia cuidadosamente todos os termos e condições antes de selecionar uma opção.
Os incentivos recebidos por avaliações publicadas expiram?
Sim, os incentivos não reivindicados expiram após 30 (trinta) dias. Se a avaliação se qualificar para um incentivo, você receberá um e-mail com instruções sobre como reivindicar seu incentivo após a avaliação ter sido publicada. Os incentivos não reivindicados pelos avaliadores 30 (trinta) dias após o recebimento deste e-mail perderão a validade e não poderão ser resgatados ou trocados. Os incentivos expirados permanecerão visíveis na seção “vale-presentes expirados” da landing page do vale-presente, para fins de referência.
Última Atualização: Abril de 2021