17 anos ajudando empresas
a escolher o melhor software

Orçamento base zero (OBZ)

O orçamento base zero (OBZ) é um método de orçamento que envolve a criação de um novo orçamento do zero para cada período financeiro (um mês, três meses, seis meses etc.). Os usuários justificam todas as despesas a partir de uma base zero a cada vez e garantem que cada linha em um retorno projetado se alinhe com os objetivos da empresa. Por exemplo, se uma empresa recebe US$ 10 mil por mês, ela usa esse valor para orçar todas as despesas, dívidas e economias até ter US$ 0. Depois, faz o mesmo no mês seguinte e assim sucessivamente.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Orçamento base zero (OBZ)

As pequenas e médias empresas, especialmente novas empresas com renda limitada, podem usar o OBZ para justificar as despesas operacionais e mantê-las sob controle. O orçamento a partir de uma base zero em cada período financeiro permite que elas contabilizem cada centavo para serem mais responsáveis financeiramente.

Termos relacionados