15 anos ajudando empresas brasileiras
a escolherem o melhor software

Interface de programação de aplicativo (API na sigla em inglês)

Uma interface de programação de aplicativo (API na sigla em inglês) é um conjunto de parâmetros, protocolos e/ou comandos que determinam como dois programas de software se comunicam entre si. Por exemplo: a forma como os aplicativos em seu celular enviam dados para a internet. As APIs são intermediários de software críticos que permitem que vários conjuntos de dados e programas troquem informações. Portanto, são componentes críticos da internet e são normalmente usadas por desenvolvedores de software que criam aplicativos para plataformas maiores. Por exemplo, a Apple e o Google têm diversas APIs.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Interface de programação de aplicativo (API na sigla em inglês)

As APIs são tão comuns que muitas pequenas empresas as usam sem nem mesmo perceber. Os desenvolvedores de software regularmente criam programas que aproveitam a API de um site maior. Isso possibilita a inovação e o desenvolvimento contínuos da internet. Assim, as empresas de software têm oportunidades reais de criar novas oportunidades de negócios. Por exemplo, as empresas podem usar as APIs para criar portais de vendas dentro de aplicativos maiores, como o Facebook. Elas também podem usar as APIs para criar aplicativos para iPhone ou Android.

Termos relacionados