o que é gestão de talentos

Recursos humanos e gestão de talentos não são exatamente a mesma coisa, mas se parecem em vários aspectos.

No catálogo do Capterra, softwares para gerir talentos e programas para recursos humanos aparecem muitas vezes nas duas categorias. Mas, afinal, o que é gestão de talentos e como ela se relaciona com o RH que já conhecemos?

Um ponto importante: qualquer confusão pode levar a gestão de talentos na direção oposta da desejada para cada tipo de negócio. Se os métodos utilizados são inadequados à base de funcionários e aos objetivos da empresa, é fácil desviar-se.

É preciso entender suas semelhanças e diferenças a fim de encontrar os softwares que melhor ajudem a impulsionar um negócio.

O que é gestão de talentos?

Este conceito pode ser melhor visto dentro de uma perspectiva de mudança de pensamento em torno da contratação, do treinamento e da retenção de talentos.

Não nos perguntamos apenas “esta pessoa seria adequada para tal função?”, mas passamos a nos questionar “esta pessoa não seria ideal para tal posição e também para a empresa como um todo, além de cargos futuros que possam surgir?”


A gestão de pessoas e de talentos é uma estratégia holística para a contratação, treinamento e retenção de funcionários de alto desempenho em todos os setores da organização.


Mas esta não é exatamente a mesma função do RH? Não exatamente.

Devemos pensar na gestão de talentos como a irmã caçula da área de recursos humanos. Ambas têm muito em comum, mas a primeira é mais jovem.

O que é RH?

O RH é o nosso conhecido de sempre. Trata-se de um departamento consolidado, mas não tão moderno quanto o que lida com talentos. Como o RH chegou primeiro, as pessoas inevitavelmente comparam o trabalho de gerir talentos com o seu irmão mais velho. 


A função do gerenciamento de recursos humanos é pensar nos colaboradores como um recurso.


Quem trabalha melhor em qual posição? Como podemos transferir as pessoas da maneira mais eficiente? Como nosso corpo de talentos pode servir aos negócios usando seu potencial máximo?

No fim do dia, as duas áreas atuam lado a lado, ambas gerem seus colaboradores, mas com abordagens distintas. Vejamos o que mais há de diferente entre elas e como distingui-las.

Diferenças entre recursos humanos e gestão de talentos

Entre os aspectos chave, podemos destacar:

Estrutura: A contratação, o treinamento e a retenção estão nas mãos do departamento de recursos humanos. Na gestão de talentos, tais deveres estão divididos e espalhados entre diversos departamentos e comitês. Assim, a empresa como um todo é responsável e participa de tais decisões.

Responsabilidades: O RH é mais focado na questão administrativa: é o que lida com retribuições, férias dos funcionários, benefícios e reclamações. Já a gestão de talentos é focada na ajuda e no aperfeiçoamento dos talentos dentro da organização. Pense em desenvolvimento profissional versus o relógio ponto: ambos são importantes para uma empresa e ambos são sobre pessoas, mas o último é muito mais administrativo.

Implementação: O gerenciamento de talentos é estratégico e aparece frequentemente como um plano de longo prazo para toda a empresa e estreitamente associado às metas, enquanto que o RH é mais tático e lida com a gestão do dia a dia.

Qual é mais necessária?

Depende muito de cada tipo de negócio. Não existe melhor ou pior. Tratam-se de duas abordagens diferentes para gerir as pessoas que trabalham em uma empresa. Pode ser que as duas sejam necessários para atingir os objetivos desejados.

Ao levar em conta se um pequeno negócio precisa se concentrar mais em uma ou em outra, é preciso considerar os seus objetivos finais e como cada uma se encaixaria na estrutura geral e cultural da empresa.

Uma abordagem mais descontraída e que se concentra no desenvolvimento pessoal é o objetivo? Então a gestão de talentos pode ser a ideal.

Uma área mais focada em gerenciar tarefas administrativas frequentes é necessária? O RH é a melhor aposta.

Ambas soam ideais? Pode ser hora de investir tanto em uma quanto na outra.  

Qual software usar?

Além da semântica por trás do RH e do gerenciamento de talentos, a maior diferença entre ambos está no tipo de software a implementar.

Um programa com um direcionamento mais administrativo é ideal àqueles que procuram colocar o foco em recursos humanos. Esses profissionais precisam de ferramentas para rastreamento de benefícios, acompanhamento de períodos de férias e escalas (dependendo se a empresa funciona em tempo integral ou em turnos) e para gestionar a folha de pagamento.

Se um foco no gerenciamento de talentos for o caso, o melhor é uma solução que tenha recursos de rastreamento de desempenho ou um portal para os funcionários.

E para quem precisa um pouco de cada função? É preciso buscar o software que melhor se adapte às necessidades da empresa e com as ferramentas mais adequadas, tanto para RH como para gestão e retenção de talentos.

À procura de sistemas de recursos humanos ou de gestão de talentos ? No Capterra é possível encontrar soluções para para ambos! Se você conhece mais soluções, deixe seu comentário abaixo.