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Conheça 3 opções de gerenciador de redes sociais grátis

Publicado em 11/03/2020 por Lucca Rossi e Samantha Bonanno

Precisa de um software para dar um gás na sua estratégias de marketing nas redes sociais? Então você precisa conferir essas 3 opções de gerenciador de redes sociais grátis.

gerenciador de redes sociais grátis

Com a popularidade crescente das redes sociais, o marketing específico para essas plataformas surgiu como um componente central das estratégias de marketing para pequenas empresas.

A fim de se manterem competitivos, os profissionais de marketing das PMEs devem investir em plataformas de gerenciamento de redes sociais para:

  • Publicar conteúdo em várias plataformas.
  • Monitorar atividades nas redes sociais (por exemplo, usuários, seguidores, interações).
  • Acompanhar o ROI (retorno sobre investimentos na sigla em inglês) dos esforços de marketing nas redes sociais.

Muitos desses profissionais compram, por impulso, um conjunto completo de softwares de gestão de redes sociais sem muito planejamento e acabam usando apenas um número limitado dos recursos disponíveis.

Não caia nessa furada. Experimentar a versão gratuita de uma ferramenta de gestão de redes sociais antes de pagar pelo programa completo não apenas ajuda a avaliar a utilidade do produto, como também permite que você mude de fornecedor, sem nenhum custo, se perceber que a ferramenta não se adequa às suas necessidades.

Abaixo, reunimos três opções de gerenciador de redes sociais grátis para ajudar você a escolher a que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

Os softwares estão apresentados em ordem alfabética. Veja a metodologia completa no final do texto.

arte gerenciadores de redes sociais grátis

3 opções de gerenciador de redes sociais grátis

1. Buffer

Avaliação geral:  4.5/5

Facilidade de uso:  4.6/5

Atendimento ao cliente:  4.5/5

Quantidade de avaliações: 1.007

O Buffer é conhecido por sua capacidade de agendar postagens recorrentes. A versão grátis permite que os usuários gerenciem até três perfis em uma ou mais plataformas, além de oferecer os seguintes recursos:

  • Integração com Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e Pinterest.
  • Agendamento de publicação direto de qualquer página por meio de uma extensão para navegadores.
  • Upload de vídeo e GIFs.
  • Publicação automática nos horários de maior audiência em cada uma das redes sociais.

Prós:

  • O principal recurso do Buffer é o Pablo, um editor gráfico embutido que permite criar e publicar imagens direto do aplicativo.
  • Usuários que deixaram avaliações do software no Capterra consideram o Buffer fácil de usar e destacam a facilidade do agendamento de publicações da ferramenta.

Contras:

  • A versão grátis do Buffer limita o agendamento a somente 10 postagens por conta de uma só vez.
  • Os usuários gratuitos têm o acesso limitado a três plataformas de redes sociais.

Valor do upgrade

A atualização para a versão Pro custa US$ 15 (cerca de R$ 70) por mês. Este plano inclui um usuário e até oito contas de redes sociais.

Para quem o Buffer é mais adequado?

O Buffer é mais adequado para gerentes de pequenas empresas que procuram uma ferramenta de redes sociais rica em recursos, mas que precisam gerenciar apenas um perfil de rede social.

captura de tela buffer
Área de publicação de conteúdo do Buffer, que permite agendar 10 postagens (Fonte)

2. Crowdfire

Avaliação geral:  4.2/5

Facilidade de uso:  4.3/5

Atendimento ao cliente:  4.1/5

Quantidade de avaliações: 24

O Crowdfire inclui, em sua versão grátis, todos os recursos básicos que um gerente de marketing precisa, permitindo gerenciar um perfil de rede social e agendar até 10 postagens.

A ferramenta se concentra na “curadoria de conteúdo”, permitindo ao usuário coletar imagens e outros conteúdos de várias fontes online e publicá-los em seus perfis nas redes sociais. A versão freemium do software inclui:

  • Uma extensão para Google Chrome que permite compartilhar artigos diretamente de páginas da web.
  • Curadoria de artigos e imagens.
  • Relatórios diários com análises de desempenho da conta.

Prós:

  • A reviews do Capterra destacam que o Crowdfire não limita a quantidade de artigos e imagens para curadoria.
  • O programa é conhecido por suas recomendações de conteúdo e permite aos usuários agendar postagens diretamente de sua página de recomendações.

Contras:

  • Segundo os usuários, o painel de configuração é confuso pela forma desorganizada como apresenta os recursos.
  • Os relatórios gratuitos apresentam análises apenas do dia anterior; os usuários que necessitam relatórios mensais e trimestrais precisam atualizar para a versão paga.

Valor do upgrade:

A atualização para a versão Plus custa US$ 7,48 (cerca de R$ 35) por mês. Este plano permite gerenciar dois perfis de redes sociais e fazer o agendamento de até 100 publicações.

Para quem o Crowdfire é mais adequado?

O Crowdfire é mais adequado para gerentes de marketing de pequenas empresas que desejam um software de gestão de redes sociais com funções de curadoria de conteúdo em apenas uma conta de rede social. Os profissionais que precisam gerenciar mais de uma conta podem usar a versão freemium em combinação com outras ferramentas, como o Tweetdeck.

captura de tela crowdfire
Área de análise de métricas do Crowdfire, que oferece curadoria de conteúdo  (Fonte)

3. TweetDeck

Avaliação geral:  4.5/5

Facilidade de uso:  4.5/5

Atendimento ao cliente:  4.2/5

Quantidade de avaliações: 625

O TweetDeck é uma ferramenta popular para empresas e indivíduos que buscam um gerenciamento detalhado de contas do Twitter. O aplicativo permite aos usuários publicar e agendar tweets e monitorar vários feeds (por exemplo, linha do tempo, menções, hashtags, categorias, notificações, etc.) de uma só vez.

O TweetDeck também pode ser integrado ao Buffer, permitindo que os profissionais de marketing acompanhem suas campanhas no Twitter e em outras redes sociais em um só lugar.

Prós:

  • Como o TweetDeck é totalmente grátis, não há limite de recursos ou número de contas.
  • As reviews do Capterra destacam o painel de gerenciamento “muito intuitivo” do TweetDeck.

Contras:

  • Apesar do TweetDeck ser uma ferramenta completa para  gerenciamento do Twitter, alguns usuários afirmam que suas funcionalidades de relatórios e análises são limitadas.
  • O programa oferece suporte apenas para o Twitter, não podendo ser usado para outras plataformas de redes sociais.

Valor do upgrade:

O TweetDeck é totalmente gratuito.

Para quem o TweetDeck é mais adequado?

O TweetDeck é mais adequado para profissionais de marketing de pequenas empresas que precisam de uma solução de gerenciamento exclusivo do Twitter.

captura de tela tweetdeck
Timelines e menções no TweetDeck, totalmente grátis e sem planos pagos (Fonte)

Próximos passos

Ainda não sabe qual opção gratuita melhor se adapta às suas necessidades? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tomar essa decisão:

1. Selecione os programas com base nos recursos necessários. Faça uma lista dos recursos que você precisa e considere apenas as opções de ferramentas que oferecem a maioria ou todos esses recursos.

2. Preste atenção no número de postagens e contas que você precisa gerenciar. Determine o volume de conteúdo e as contas que você precisa administrar e use essa informação para reduzir a lista de opções.

3. Avalie o serviço de atendimento ao cliente de cada produto. Antes de tomar a decisão final, verifique a qualidade do atendimento ao cliente. Você encontra avaliações e classificações sobre o atendimento ao cliente dos fornecedores no diretório de ferramentas de gestão de redes sociais do Capterra.

Confira também as opções de ferramentas de monitoramento de redes sociais para complementar o seu trabalho.

Metodologia

Nossa avaliação dos produtos para esta lista foi feita em três etapas:

Na primeira, analisamos os produtos no diretório do Capterra para identificar soluções completas de gerenciamento de mídias sociais de acordo com as determinações a seguir: 

  • O produto deveria funcionar com pelo menos um dos principais canais de mídia social: Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.
  • Deveria incluir a funcionalidade de pós-agendamento e publicação. 
  • Deveria ter no mínimo 10 avaliações de usuários no site do Capterra.

Na segunda etapa, avaliamos se havia uma versão gratuita do produto. Para este artigo, classificamos como gratuito um produto:

  • Que oferecesse uma versão gratuita e independente do software. 
  • Que não fosse uma versão de teste que exige que os usuários comprem outra diferente após um período especificado. 

As pontuações resultantes foram usadas para criar uma lista com três principais soluções e os produtos foram organizados em ordem alfabética.

Nota: As opiniões e pontos de vista expressos pelos usuários não representam a visão do Capterra.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.