Neste artigo, o Capterra explica o que é uma dark store e como funciona esse tipo de estrutura que ajuda os negócios online a serem mais eficientes na entrega de seus produtos.

Neste artigo
Com o fortalecimento do comércio eletrônico no Brasil, uma das vantagens competitivas para uma empresa que vende seus produtos online é a capacidade de realizar a entrega dos pedidos de forma rápida e eficiente.
Inclusive, isso foi constatado por uma pesquisa realizada pelo Capterra em que 49% dos entrevistados afirmaram priorizar a rapidez quando se trata da entrega de pedidos adquiridos online, ultrapassando até mesmo o fator preço, citado por 33% dos indivíduos consultados.
Em meio a esse cenário, um conceito ganha destaque: trata-se das dark stores, ou lojas ocultas, que surgiram como uma alternativa para melhorar a logística das empresas e reduzir o tempo de entrega dos pedidos.
Afinal, o que é dark store?
Muito comum inicialmente em lugares como Estados Unidos e Inglaterra, o conceito de dark store chegou ao Brasil para modernizar a estrutura de distribuição convencional. Ao contrário dos grandes centros de distribuição, localizados geralmente em áreas mais afastadas, as dark stores possuem um espaço reduzido e são montadas dentro dos centros urbanos, em regiões de grande densidade populacional.
Desse modo, as dark stores foram criadas para reduzir a distância geográfica entre os consumidores e os produtos adquiridos pela internet, possibilitando um modelo de entrega mais ágil, às vezes realizado no próprio dia da compra ou então no dia seguinte.

Como funciona uma dark store?
Apesar do nome, as dark stores não funcionam como lojas, pois operam em espaços fechados. Sua estrutura inclui galpões ou espaços cuja disposição e organização dos produtos é pensada para facilitar o trabalho dos operadores no momento da montagem dos pedidos.
Dentro da cadeia logística, as dark stores atuam como a última etapa do processo, sendo um ponto de armazenamento e separação dos itens. Para garantir a rapidez do envio de produtos, os espaços dependem de tecnologias, como softwares de gestão de estoque, para organizar o processo de despacho de pedidos.
Por operarem em um espaço físico reduzido, as dark stores também costumam levar em consideração os hábitos de consumo dos moradores dos centros urbanos em que estão inseridas, priorizando as categorias de produtos mais vendidas naquela região.
Vale destacar, contudo, que a seleção de itens disponíveis em uma dark store não é fixa, e deve ser constantemente avaliada de acordo com a procura do público-alvo.
Os benefícios de uma dark store
Agora que você já tem em mente o que é uma dark store, é hora de conhecer seus pontos positivos. Em meio às demandas de consumo atuais, as dark stores são capazes de oferecer diversas vantagens. Confira a seguir os principais exemplos.
Custos operacionais reduzidos
A implantação de uma dark store exige menos investimento do que uma loja convencional, pois não precisa de uma decoração atrativa, além de demandar um planejamento bem mais simples. No caso das empresas que já possuem uma estrutura de operações ativa dentro de espaços físicos, uma alternativa possível é transformar uma parte da loja em uma dark store e testar o impacto que essa medida irá trazer ao faturamento do negócio.
Entregas mais rápidas
Todo o aspecto logístico de uma dark store é pensado para trazer mais eficiência e agilidade ao processo de entrega dos pedidos. Para completar, a sua localização estratégica nos centros urbanos permite a adoção de um ponto físico de retirada dos produtos adquiridos online.
Alta capacidade de processamento
A técnica de armazenamento e coleta das dark stores, aliada ao uso da tecnologia, favorece o processamento de um número elevado de pedidos de forma simultânea, sem sobrecarregar os operadores.
Amplo alcance entre os clientes
A dark store pode funcionar como um ponto de apoio importante ao e-commerce de uma empresa, pois amplia o público-alvo da marca e passa a incluir as pessoas que desejam obter seus itens de forma imediata.
Melhorias na experiência de compra
Ao proporcionar entregas mais ágeis e facilitar o processo de compra online, a empresa consegue oferecer uma experiência de compra mais atrativa aos seus clientes. Consequentemente, é possível tornar os consumidores mais leais à marca, aumentar os níveis de conversão e reduzir os índices de desistência e abandono de carrinhos.
Como as empresas podem se beneficiar das dark stores
Um dos nichos que mais se associam atualmente às dark stores são mercados, mercearias e outros negócios que trabalham com a comercialização de alimentos e bebidas. Após realizarem suas compras pelo site ou aplicativo da rede, os consumidores têm a chance de decidir se desejam recebê-las em casa, em questão de minutos, ou então buscá-las no ponto de retirada, graças ao modelo operacional das dark stores.
Entretanto, apesar da implantação das dark stores estar mais avançada no nicho dos mercados, essa tendência poderá se estender a outros setores, como o varejo de roupas, eletrodomésticos, itens de decoração, acessórios, entre outros. Isso porque, além das entregas rápidas, outras tendências do e-commerce apontam para o recrudescimento dos serviços por assinatura, que em muitos casos incluem envio de caixas com itens de reposição, exigindo também eficiência na entrega.
Para as empresas de pequeno e médio porte especialmente, as dark stores podem despontar como uma boa estratégia para elevar o nível de competitividade do negócio e fidelizar novos clientes. No entanto, para que esse conceito de operação entregue os resultados esperados, também é fundamental garantir que os funcionários estejam treinados e adaptados a ele, além de investir na automatização dos processos para não ter problemas com a capacidade de processamento.