Veja dicas para a criação de um podcast

Publicado em 26/04/2022 por Marcela Gava e Ojasvini

Existem diversas maneiras de interagir com seus clientes, e o podcast é uma delas. Neste artigo explicamos o que é esse formato de conteúdo, seus benefícios, os diferentes tipos e o passo a passo para a criação de um podcast para chamar de seu.

Confira passo a passo da criação de podcast

O podcast no Brasil não só está na moda como coloca o país na terceira posição no mundo entre os países que mais consomem o formato. 

Só pela grande disseminação já seria um ótimo atrativo para empresas que pretendem investir em podcast, mas o formato ainda carrega outra vantagem: não é nichado e alcança diferentes gerações, de acordo com pesquisa sobre o tema.  

Para empresas que se interessam pela criação de um podcast, é necessário investir em planejamento adequado e no software para hospedagem de podcast apropriado. Neste artigo, o Capterra explica as melhores práticas para quem busca como se faz um podcast.

O que é podcast?

O podcast é um conteúdo de áudio que os ouvintes podem baixar em seu computador ou dispositivo móvel, ou transmitir online por uma plataforma de streaming para escutar no momento e local mais convenientes, de acordo com definição da Gartner (conteúdo em inglês). 

Eles podem ser gratuitos, freemium (alguns episódios são gratuitos, no entanto, há que pagar para ter acesso a mais conteúdo) ou totalmente pagos. No geral, os podcasts incluem um roteiro seguido por um apresentador, que visa estabelecer uma comunicação direta com os ouvintes, e são disponibilizados em uma sequência de episódios. 

Os ouvintes podem escutar podcasts em quase todos os dispositivos que suportam reprodução de áudio, como tablet, celular, reprodutores de música Bluetooth e outros tocadores de MP3. 

No geral, o podcast inclui um roteiro seguido por um apresentador, que visa estabelecer uma comunicação direta com os ouvintes. Do ponto de vista comercial, a criação de podcast pode ser eficaz para fortalecer a conexão da empresa com clientes atuais e potenciais, além de divulgar as mensagens mais importantes e as ofertas de uma marca.

Os podcasts são bons para os negócios?

Alguns usuários preferem escutar podcasts descritivos e informativos em vez de ler artigos ou assistir a vídeos longos. Um pequeno empresário pode se beneficiar de um podcast ao focar no estabelecimento, crescimento e relevância da marca para o público. Existem muitas vantagens em iniciar um podcast, como as descritas abaixo.

Podcasts são conveniente e acessíveis

Os clientes podem escutar cada episódio através da plataforma de hospedagem de podcast que sua empresa escolher. Eles podem baixar os arquivos de áudio em seus dispositivos ou escutá-los online em streaming a partir de plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, o que torna todo o processo mais conveniente para quem os escuta.

Podcasts ajudam a aumentar o reconhecimento de marca

Os podcasts podem funcionar como uma ponte entre uma empresa e clientes em potencial. Um podcast ajuda a dar uma voz mais íntima à marca, o que pode contribuir para conquistar a confiança dos ouvintes. Por exemplo, se você possui uma empresa de panificação, pode iniciar um podcast oferecendo dicas de culinária especializada.

Podcasts permitem envolvimento direto com o público

Como qualquer outra forma de conteúdo, os podcasts podem auxiliar empresas a alcançar mais clientes, de maneira mais direta e pessoal. Criar podcasts ajuda na tarefa de conquistar seguidores e manter uma base de ouvintes e consumidores.

Quais são os diferentes tipos de podcasts?

Há muitos tipos diferentes de podcasts. De acordo com a especialista em podcast Rachel Corbett (conteúdo em inglês), alguns dos tipos mais usados são podcast de entrevista, painéis e podcast individual. Conheça alguns dos principais tipos de podcast na imagem abaixo:

Diferentes tipos de podcasts podem ser criados por empresas

Como se faz um podcast?

Como mencionado, um podcast pode ajudar a estabelecer conexão entre uma empresa e seu público. É possível até mesmo atrair consumidores que preferem outros formatos de conteúdo do que peças longas, como artigos de blog. No entanto, a criação de um podcast precisa de um planejamento adequado. Abaixo, recomendamos algumas etapas para ajudar na tarefa.

1. Conheça seu público

O primeiro passo é conhecer a audiência da empresa. Quais são as necessidades e preocupações dela? Por exemplo, se você tem uma marca de suplementos de saúde, seu público-alvo são usuários interessados em temática fitness. Nesse caso, idealmente, é necessário moldar o conteúdo do podcast de acordo com os requisitos do público-alvo.

2. Faça um planejamento

O passo seguinte é criar um plano de conteúdo, que deve incluir todos os detalhes sobre seu podcast. Veja alguns deles:

  • Tema: escolha um tema para o seu podcast. Cada temporada ou episódio deve seguir esse assunto pré-selecionado.
  • Formato: selecione o tipo de podcast que você gostaria que seu público ouvisse. Pode ser um monólogo, uma entrevista ou até mesmo um podcast em parceria com outra empresa.
  • Duração: de acordo com um artigo da Hurrdatmedia, em inglês, “os podcasts têm formatos variados e, portanto, variam também em duração. Por exemplo, a maioria dos podcasts dura entre 30 e 70 minutos, o que dá espaço para conversas ou entrevistas extensas. No entanto, os podcasts que são gravados em formato de série geralmente estão na faixa de 15 a 30 minutos”.
  • Nome: o nome do podcast deve ser atraente para aumentar a probabilidade de os usuários optarem por clicar nele. O título deve ser descritivo, pesquisável (otimizado para SEO) e, se possível, comunicar claramente a intenção do podcast.
  • Número de episódios: você pode testar esse aspecto escolhendo um número diferente de episódios para cada temporada e analisando o que funciona melhor. Saiba que o upload de episódios de acordo com uma frequência é importante para aumentar a base de seguidores.

3. Escreva conteúdo bem fundamentado e envolvente

Este passo envolve a escrita do conteúdo ou roteiro para o podcast. O vocabulário e o tom usados no podcast devem representar a intenção de marketing da empresa. Também é possível otimizá-lo para SEO, o que inclui escrever descrições detalhadas e baseadas em palavras-chave, e adicionar miniaturas e transcrições.

4. Invista em equipamento de gravação apropriado

Usar um equipamento de gravação apropriado para podcast é essencial. Certifique-se de investir em recursos que melhorem a qualidade da gravação de áudio. Basicamente, você precisará de um laptop ou tablet, um software de gravação de áudio, microfone e um programa de edição de áudio. A qualidade do som deve ser boa e clara para que o público entenda completamente o tom e a essência do que se está tentando comunicar.

5. Trabalhe nos detalhes de pós-produção

Outro passo inclui focar na gravação dos episódios, tendo em mente o plano de conteúdo e as necessidades dos seus ouvintes. Depois que o episódio for gravado, é necessário trabalhar em detalhes específicos de pós-produção, como a escolha da música de abertura e de encerramento, as imagens de capa do podcast e de cada episódio individual, bem como detalhes da narração.

6. Escolha o canal/plataforma certo

Após selecionar imagens e músicas, o próximo passo consiste em escolher a plataforma de hospedagem certa para o podcast. Para isso, considere fatores como custo –uma vez que nem todas as plataformas oferecem versões gratuitas– e acessibilidade –algumas plataformas são mais fáceis de usar do que outras.

Além disso, alguns outros fatores a serem levados em consideração podem ser: a largura de banda, para garantir que não haja limite no número de downloads; a capacidade de armazenamento, para que seja possível manter todos os arquivos de áudio sem excluí-los; a reputação, para garantir que a plataforma é confiável; e os serviços gratuitos, já que algumas plataformas de hospedagem oferecem um site gratuito dedicado especificamente a podcasts.

7. Edite e publique o podcast

As gravações para o podcast podem ser editadas com a ajuda de programas de edição de áudio. O último passo, então, é fazer o upload do podcast na plataforma de hospedagem escolhida. 

Vale ressaltar que algumas plataformas também podem fornecer dados do usuário sobre o podcast e outras ferramentas de marketing, além de funcionarem como uma ponte entre você e outros criadores de podcast. Depois de subir o podcast, a plataforma de hospedagem pode gerar um link ou código para você incluir em seu site e divulgar seu podcast.

Qual é a principal lição sobre a criação de podcast?

Criar um podcast para o seu negócio pode ter bastante benefícios quando se trata de chamar a atenção do público. O componente importante aqui é a consistência. Em outras palavras, você deve ser consistente em relação à gravação e à publicação do seu podcast. 

Depois de construir um forte relacionamento com o público, você também pode usar o podcast para promover seu site e outros produtos, o que ajuda no crescimento do seu negócio.

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Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.


Content Analyst for Australia. Focusing on insights about software technolgies critical to SMEs. Insipred by growing tech trends and how these help SMEs to grow.

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