Na gestão de uma equipe remota, usar a tecnologia certa e adotar uma nova perspectiva sobre o trabalho à distância resultará em um time mais confiante e produtivo.

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Empurradas pela crise do coronavírus, ainda no final de fevereiro, muitas empresas ao redor do mundo se viram obrigadas a adotarem políticas de trabalho remoto da noite para o dia. 

O que muitos empresários logo perceberam é que tal mudança não passa somente pela distribuição de laptops e o envio das pessoas para casa. Manter uma equipe remota afiada exige muito planejamento.

Tal planejamento inclui entender o trabalho que pode ser feito remotamente, estabelecer uma relação de confiança com os membros da equipe, equipá-los com as ferramentas de colaboração corretas e analisar o trabalho real em vez do cartão de ponto.

Tanto faz se você está formando uma nova equipe remota ou batalhando para gerenciar uma, os três passos que mostramos a seguir lhe ajudarão a obter todos os benefícios de uma equipe altamente produtiva independentemente de onde as pessoas estejam trabalhando.

3 passos para uma melhor gestão de equipes remotas

1. Fornecer a tecnologia certa aos funcionários

Ao determinar o trabalho que sua empresa executa com as equipes remotas, será possível conhecer o tipo de infraestrutura e as ferramentas necessárias pelos trabalhadores. Um nível mínimo de recursos deve ser fornecido para, por um lado, obter a produtividade que as empresas precisam e, por outro, facilitar uma gestão eficaz.

Segundo a Gartner, as empresas devem revisar as tecnologias listadas na tabela abaixo para entenderem se estão prontas para uma gestão eficiente das suas equipes remotas (relatório completo, em inglês, disponível para clientes da Gartner):

Ferramentas essenciais: Todos os funcionários têm laptops? É preciso prover uma VPN para acesso remoto?

Videoconferência: A empresa é capaz de fornecer tecnologia para videoconferência? Como é possível compensar conexões mais lentas?

Ferramentas de colaboração: Quais soluções permitem interações efetivas com os trabalhadores remotos?

Suporte técnico: A estratégia de suporte atual é capaz de oferecer a ajuda adequada aos trabalhadores remotos?

Agendamento de reuniões: Há meios simples para que os funcionários remotos reservem salas ou solicitem equipamentos quando precisam ir ao escritório?

Essas ferramentas não apenas ajudam os trabalhadores remotos a fazerem seu trabalho, mas também proporcionam aos gerentes vários meios de comunicação e de indicadores de desempenho, sem a necessidade de conversas pessoais.

2. Estabelecer autoridade, responsabilidades e afiliação

Os trabalhadores remotos também precisam que os gerentes definam três precedentes importantes quanto ao relacionamento e ao estilo de trabalho. De uma maneira menos tangível, os pontos relacionados à autoridade, responsabilidade e afiliação ajudam tanto os funcionários a trabalharem de maneira mais produtiva quanto o gerente a avaliar melhor o seu desempenho.

O infográfico abaixo resume os pontos a serem observados para a gestão eficaz dos trabalhadores remotos, não somente para épocas de crise.

infográfico equipe remota como gerir

3. Avaliar o desempenho do trabalhador remoto de maneira justa

O passo final para melhorar a gestão dos trabalhadores remotos está na mudança da maneira como você mede o desempenho deles. A Gartner enxerga mudanças na forma como as empresas estão avaliando seus funcionários, paralelamente ao crescimento do trabalho remoto.

Até 2022, mais de 30% das organizações abandonarão as abordagens de gestão de desempenho genéricas em favor da personalização para apoiar os objetivos distintos de várias funções dos negócios.
<i><span>Melanie Lougee e Helen Poitevin, Analistas VP da Gartner </span></i><span>(</span><a href="https://www.gartner.com/doc/3899565" target="_blank" rel="noopener noreferrer"><span>relatório completo, em inglês, disponível para clientes da Gartner</span></a><span>)</span>

Os métodos tradicionais para medir o desempenho dos funcionários funcionam cada vez menos para os que trabalham no escritório e, certamente, também não funcionarão para trabalhadores remotos. Como mencionado acima, parte da tarefa de ser responsável por funcionários remotos significa avaliar o seu trabalho adequadamente.

Isso requer que o gerente defina não somente objetivos claros, mas também como enxerga exatamente o que são bons resultados. Com essa abordagem, é possível proporcionar metas claras que o trabalhador remoto possa alcançar e que o gerente possa reconhecer, mesmo sem eles estarem fisicamente no mesmo local.

Quer uma maneira simples de começar? Como os gerentes não podem ver seus funcionários trabalhando o dia inteiro, é bom não julgar o desempenho em base às horas trabalhadas. Em vez disso, é melhor estabelecer tarefas com prazos e resultados claros.

Consiga o máximo de sua equipe remota

A gestão eficaz de equipes remotas requer uma abordagem dupla com tecnologia que permita o trabalho fora do escritório e o reconhecimento do estilo distinto de trabalho que os funcionários remotos realizam.

Se sua empresa não fornece VPN, videoconferência, ferramentas de colaboração, suporte técnico ou agendamento de recursos, analise os principais softwares do Capterra para ver quais tecnologias se encaixam melhor em seus negócios.

Depois que a tecnologia estiver implementada e operativa, lembre-se de se concentrar em promover um relacionamento baseado em confiança, responsabilidade e justiça para experimentar todos os benefícios das equipes remotas.