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Janela de Johari

A Janela de Johari é uma técnica geralmente usada no local de trabalho que ajuda as pessoas a compreenderem as relações consigo mesmas e com outros indivíduos. A técnica revela vieses conscientes e inconscientes dentro de uma organização e eleva a autoconsciência dos funcionários. Os psicólogos americanos Joseph Luft e Harrington Ingham criaram a Janela de Johari em 1955. Ela consiste em quatro quadrantes que mapeiam consciências de personalidade e resultam em quatro áreas de entendimento:  1. O eu aberto (quando uma pessoa deseja compartilhar informações sobre si mesma com outras pessoas) 2. O eu cego (quando uma pessoa não sabe algo sobre si mesma, mas esse algo é visto pelos outros) 3. O eu oculto (quando uma pessoa sabe algo sobre si mesma, mas não pretende compartilhar essas informações com os outros) 4. O eu desconhecido (algo que uma pessoa não sabe sobre si mesma e que outros indivíduos também desconhecem)

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Janela de Johari

As pequenas e médias empresas podem usar o modelo da Janela de Johari para melhorar as relações de trabalho entre os funcionários e desenvolver uma força de trabalho mais compreensiva e produtiva. Esse modelo pode aprimorar a comunicação, a empatia e a formação de equipes dentro de uma empresa ou organização.

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