LinkedIn para empresas: conselhos profissionais para se destacar na plataforma

Publicado em 18/08/2020 por Lucca Rossi

linkedin para empresas

Não é de hoje que o LinkedIn para empresas se tornou uma realidade. Lançada em 2003, a plataforma deixou para trás a alcunha de “rede social focada em pessoas que querem encontrar emprego” e se transformou em uma mega ferramenta, especialmente útil para empresas. Atualmente os negócios do LinkedIn para companhias se concentram em diferentes frentes: editorial, recrutamento e seleção, geração de negócios e ações de marketing.

Só para se ter uma ideia da dimensão, segundo dados da própria companhia, o LinkedIn possui cerca de 50 milhões de empresas cadastradas e 675 milhões de usuários distribuídos globalmente, sendo que 43 milhões dele estão no Brasil, o que faz do País o quarto maior mercado da plataforma, somente atrás de Estados Unidos, China e Índia.

Para as empresas, criar um perfil na plataforma é uma oportunidade de divulgar a marca, encontrar talentos, ganhar autoridade através de conteúdo relevante, fazer conexões com outros negócios e comunicar-se com a sua própria comunidade.

Neste post, reunimos algumas dicas para você construir a presença da sua marca no LinkedIn e explicamos como utilizar algumas ferramentas, como de automação de marketing ou edição de vídeos e produção de lives, que podem ajudá-lo na tarefa.

Como criar um perfil de LinkedIn para empresas

Cadastrar a sua empresa no LinkedIn é muito fácil. O primeiro passo é ter um perfil pessoal e, a partir dele, registrar a sua empresa. Para isso, você terá de preencher um formulário com todas as informações relevantes sobre a sua companhia.

Nesta etapa, não dá para ser vago ou pular alguma informação, já que agindo assim as chances de a sua página ganhar visibilidade diminuem significativamente –segundo o próprio Linkedin, quando as empresas inserem informações completas, aumenta em 30% as visualizações do perfil por semana.  

Fique atento a dados cruciais que você deve preencher com atenção para que seu perfil ganhe relevância:

1 – Definição de URL: opte por manter o mesmo nome de usuário que você inseriu em outras redes sociais. Dessa maneira, você mantém consistência e não confunde os seus clientes.

2 – Escolha das categorias: é importantíssimo que você faça uma seleção apropriada das categorias as quais o seu negócio pertence, tanto as relacionadas ao tamanho da empresa (pequena, média ou grande) quanto à indústria que pertence. Isso ajudará a sua empresa a ser encontrada quando o usuário faz uma busca utilizando filtros.

3 – Defina um tagline: para este campo, escolha uma frase que traduza a essência da sua empresa. Aliás, quando sua empresa aparece nas buscas do Google, parte da tagline também aparece, portanto as primeiras palavras são cruciais para sua marca ser identificada rapidamente.

4 – Coloque hashtags: o LinkedIn possui uma aba Hashtags para você inserir termos relacionados ao seu negócio. Você até pode ter uma hashtag própria, mas é importante que insira algumas que associem sua marca a termos já existentes.

Outro ponto de atenção são os conteúdos visuais, que devem estar em uma boa resolução para que a visibilidade seja correta e não passe uma impressão de amadorismo. Para uma boa visualização, o logo deve estar no tamanho de 300 x 300 px, enquanto a imagem de capa deve ter 1.584 x 395 px.

Na hora de adicionar informações da marca em Visão Geral, descreva sua missão, objetivos e valores, além dos produtos e/ou serviços que você oferece, sempre respeitando o tom de voz que a sua marca se comunica.

Faça bom uso das palavras-chave, pois é assim que a sua empresa ganhará destaque no buscador do LinkedIn. Com o auxílio de ferramentas de SEO, é possível listar as palavras-chave relevantes para cada segmento.

Como funciona o LinkedIn para empresas?

O LinkedIn oferece uma gama completa de serviços para Company Pages, todos baseados nas propostas da rede social, as quais mencionamos no início deste texto.

Para escolher qual usar –afinal, com exceção dos posts, sugestões de conteúdo, stories, analytics e lives, todas as outras funcionalidades são pagas–, é necessário que você identifique qual estratégia sua marca seguirá nessa rede social.

Se a ideia é dar uma força às estratégias de marketing, então basta usar as funcionalidades que permitem produzir e compartilhar conteúdo e que se baseiam nos seguintes princípios:

  • Publicação e compartilhamento: como outras redes sociais, o LinkedIn permite o compartilhamento de conteúdo de texto e audiovisual, com opções de emojis, hashtags, links externos e menções a outros usuários ou empresas. Com tantos recursos, o ideal é diversificar as mensagens para chamar a atenção dos seguidores. 
  • Sugestões de conteúdo: uma maneira de saber quais assuntos estão em alta entre a audiência da sua empresa é consultar a ferramenta de Sugestões de conteúdo. Com uso de filtros de segmentação, você pode conseguir bons insights de temas e ainda tem a possibilidade de estimar o tamanho da audiência para determinado tópico. Este é um excelente termômetro para  identificar quais conteúdos estão alinhados com seu produto ou setor, atraindo mais engajamento quando forem publicados.

Mas se o foco é apoiar o time de recrutamento, então vale a pena usufruir dos recursos de busca de talentos.

Abaixo listamos todas as funcionalidades para empresas que o LinkedIn oferece.

Principais funcionalidades

Confira um resumo das principais funcionalidades do Linkedin e como utilizá-las.  

LinkedIn Stories

O Brasil foi o primeiro mercado no mundo a receber a funcionalidade de stories no LinkedIn, lançado em abril de 2020. Hoje, Austrália, França, Holanda e Emirados Árabes Unidos também têm acesso. Apesar disso, apenas Company Pages selecionadas podem usar a funcionalidade, já que ela ainda está em fase de testes.

O conteúdo publicado nesta ferramenta, que pode ser de imagem ou vídeo, fica disponível para todos os seguidores durante 24 horas. Cada vídeo tem no máximo 20 segundos, e as dimensões usadas devem seguir o padrão a seguir:

Vídeos: 1.080 x 1.920 px, 30 Fps, Square pixels, H264, MP4 files; 9:16 proporção retrato

Imagens: 1.080 x 1.920 px, JPG/PNG; 9:16 proporção de retrato

Confira nossa lista de programas para fazer vídeo que também podem ajudá-lo na hora de produzir seus stories.

LinkedIn Lives

As lives no LinkedIn funcionam de uma maneira diferenciada. Isso porque as empresas só conseguem transmitir conteúdo de vídeo ao vivo para seus seguidores se o LinkedIn aprovar. Para isso, é necessário submeter uma inscrição à plataforma, que pode ou não autorizar.

Confira nossa lista de softwares de streaming que também podem ajudá-lo na hora de fazer lives.

LinkedIn Page Analytics

Esta funcionalidade permite que você avalie o desempenho da sua Company Page. Ao avaliar os indicadores disponíveis, você consegue saber que tipos de conteúdo são mais eficientes na sua estratégia em termos de engajamento. Também é possível conhecer melhor quem são seus seguidores e visitantes. 

Confira nossa lista de softwares de web analytics que também podem ajudá-lo na hora de avaliar resultados.

LinkedIn Sales Navigator

Trata-se de uma ferramenta de vendas focada no mercado B2B. A partir dela, os vendedores podem buscar perfis de potenciais clientes ou tomadores de decisão e entrar em contato com eles.

Confira nossa lista de sistemas de automação de vendas que também podem ajudá-lo a vender mais.

LinkedIn Recruiter

linkedin jobs
Página para postar vagas no Linkedin, que pode ser integrado com softwares (Fonte)

O LinkedIn Recruiter é a ferramenta focada na localização de talentos dentro do LinkedIn. Se o foco da empresa é contratação, ela é ideal para você fazer uma pesquisa a partir de filtros avançados. 

Confira nossa lista de softwares de recrutamento e seleção que também podem ajudá-lo na busca de candidatos.

LinkedIn Ads

Os anúncios do LinkedIn são uma maneira de aumentar a quantidade de seguidores da sua página, divulgá-la, gerar mais leads ou promover um evento. Por meio de segmentação do público por cargo ou função, o anúncio aparece na timeline ou então diretamente na caixa de entrada do público-alvo –cabe a você a definição da abordagem.

Confira nossa lista de programas de design gráfico que também podem ajudá-lo na hora de criar anúncios.

Career Pages

A Career Pages é uma opção oferecida pelo LinkedIn para tornar a página da empresa ainda mais completa. Ela oferece algumas funcionalidades mais aprofundadas, como a aba Dia a Dia, em que a empresa consegue mostrar um pouco mais da sua cultura e dos bastidores da sua rotina.

Além dela, também libera a aba Vagas, na qual a empresa publica oportunidades de emprego e onde os interessados enviam as suas informações de candidatura.

Confira nossa lista de ferramentas de gestão de projetos que também podem ajudá-lo na hora administrar todas suas tarefas.

Dicas para administrar sua página empresarial no LinkedIn

Não tem maneira: ganha relevância no LinkedIn quem posta conteúdos únicos e exclusivos com frequência e, além disso, explora os diferentes formatos e possibilidades de uso oferecidos pela plataforma. Entenda a seguir como diversificar sua mensagem e conquistar a atenção dos seguidores.

Tenha uma rotina de produção de conteúdo

O algoritmo do LinkedIn prioriza a publicação de conteúdos relevantes para aumentar a credibilidade de uma Company Page. Para se organizar, defina pelo menos três editorias de conteúdo (pode ser um dia dedicado a frases inspiradoras, outro a notícias do segmento e, por último, a imagens dos bastidores da sua empresa) e distribua essas editorias em um calendário de publicações. Assim que você tiver uma visualização ampla do tipo de conteúdo que tem de produzir, ficará mais fácil escrevê-lo.

Se precisar de ajuda com o calendário editorial, você pode usar um software de automação de marketing que permite a distribuição desses textos para cada dia que você for publicar. Outra vantagem de usar esse tipo de ferramenta é que você não precisará mais se preocupar em entrar no LinkedIn e publicar o seu post, já que o software fará isso por você de acordo com o dia e a hora configurados.

Mantenha a estética

O LinkedIn não é só texto, e o visual tem bastante peso. A diferença é que aqui a selfie dá lugar às imagens da equipe e às fotografias da empresa. Dica essencial: é importante que elas não estejam em má resolução, pois seu conteúdo pode perder credibilidade e profissionalismo.

Você também pode pensar na criação de vídeos, mesmo que sejam feitos a partir de fotos ou gravados com celular. Hoje, há programas de edição de vídeo que permitem criar facilmente conteúdos para serem distribuídos nas  redes sociais.

Outra prática bastante comum no LinkedIn é inserir logos ou molduras em fotos usando programas de design. Além de diferenciar o seu conteúdo daqueles publicados por outras companhias, mostra que sua empresa tem uma coerência na linguagem visual. Depois de um tempo, basta as pessoas baterem o olho rapidamente na imagem para identificar a sua marca.

Pratique o social selling

Se tem uma plataforma que dá a oportunidade para a prática do social selling (ou venda por relacionamento), é o LinkedIn.

Seja usando o recurso Sales Navigator ou ampliando manualmente as suas conexões, com o LinkedIn e sua ferramenta de busca por perfis, seu time de vendas pode entrar em contato com profissionais-chave de outras empresas, abordá-los para apresentar seu serviço/produto e assim aumentar as vendas.

Inclusive, se você já possui um software CRM –ou pretende contratar este tipo de solução para fazer a gestão de relacionamento com clientes e armazenar dados de vendas– é possível integrar com o Sales Navigator, que compartilhará informações dos contatos criados por meio do LinkedIn.

Monte uma equipe poderosa 

Uma parte significativa do trabalho de recrutamento é encabeçada por softwares de automação de recursos humanos. Usando esse tipo de plataforma, o RH da sua empresa gerencia facilmente o processo de contratação, analisa habilidades específicas para uma vaga e seleciona os candidatos corretos.

Se você já usa um software de recrutamento e seleção (ATS), é possível associá-lo ao Recruiter, visualizando as informações de candidatos do LinkedIn no seu próprio ATS. Ao combinar uma ferramenta com a outra, o seu time de RH tem mais informações sobre candidatos para escolher aqueles que podem ajudar a sua empresa a crescer.

linkedin para empresas o que publicar

É hora de divulgar a sua Company Page

Com a página construída e funcionando a pleno vapor, agora é a hora de divulgá-la e ganhar mais seguidores. 

A maneira mais rápida e imediata de aumentar o seu número de seguidores é investir em publicidade por meio do LinkedIn Ads –mas lembre-se que você deverá investir uma quantidade significativa para alcançar bons resultados.

No entanto, se você não tem pressa e quer economizar nesta etapa, há outras ações que podem ser tomadas sem necessariamente representar um gasto. A primeira é adicionar o perfil da sua Company Page na assinatura do e-mail da sua empresa –todos os funcionários devem ter essa mesma assinatura. Basta inserir o logo do LinkedIn ao lado do logo das outras redes sociais, se você já usar esse formato de assinatura.

Uma outra maneira de crescer em seguidores e alcance é estimular os seus funcionários a adicionar a sua empresa em seus perfis na parte de experiência profissional. O LinkedIn promove interações entre usuários quando um funcionário começa a trabalhar em determinada empresa ou completa um ciclo de aniversário de trabalho, o que permite que sua página ganhe visibilidade de maneira indireta.

Além disso, sempre que for adicionar um conteúdo, especialmente aqueles que contenham fotos de eventos com profissionais da sua equipe ou externos, aproveite para fazer marcações do perfil das pessoas e empresas que aparecem na fotos. Dessa forma, você promoverá interação e seu conteúdo ganhará mais likes. Sempre que alguém recomenda ou reage ao seu conteúdo, o LinkedIn mostra a atividade na timeline dos usuários, deixando a sua empresa ainda mais visível a terceiros. 

Por fim, aproveite que o próprio LinkedIn oferece a opção de convidar membros da sua própria rede e faça convites para as sua conexões de primeiro grau seguirem a sua empresa. 

Essas dicas ajudarão a sua Company Page a gerar engajamento e ganhar visibilidade no LinkedIn.

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