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Sistemas CRM

Os softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM do inglês Customer Relationship Management) são ferramentas que permitem a interação, o suporte e comunicação com os clientes, de forma rápida e fácil. Esse tipo de produto também auxilia atividades de marketing, pós-venda, gerenciamento de pedidos e serviços numa mesma plataforma. Otimiza também a relação com o cliente por meio de recursos intuitivos, integração de dados e processos organizacionais, facilitando ainda a colaboração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

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O Bitrix24 é o software de CRM gratuito de crescimento mais rápido, usado por mais de 12 milhões de empresas em todo o mundo. Marketing por e-mail, cotações e faturamento também. Saiba mais sobre o Bitrix24
O Bitrix24 é um software de CRM gratuito online usado por mais de 12 milhões de empresas em todo o mundo. Ele está disponível na nuvem e no local, com acesso de código aberto. Leads ilimitados, ofertas, contatos, empresas, cotações, faturas e agendamento de compromissos. As versões avançadas têm automação de marketing e vendas, SMS em massa, gestão de campanhas e suporte a múltiplos pipelines. Disponível em 18 idiomas diferentes. Saiba mais sobre o Bitrix24

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O Bigin é um CRM acessível e intuitivo que simplifica as operações voltadas para o cliente e ajuda a construir relacionamentos mais sólidos. Saiba mais sobre o Bigin by Zoho CRM
O Bigin é um CRM simples repleto de uma sofisticada variedade de recursos a um preço acessível e projetado para atender às necessidades de pequenos negócios. Veja como ele pode ajudar com facilidade no gerenciamento de clientes e clientes potenciais. * Uma visão 360° dos clientes e clientes potenciais - Acesse todos os dados dos clientes, desde seus requisitos até seus detalhes de contato, tudo em um único lugar. * Comunicação perfeita - Alcance seus contatos por telefone, e-mail, rede social, WhatsApp e reuniões online. * Pipelines - Use os pipelines dedicados para gerenciar todas as operações voltadas para o cliente, desde as vendas até o suporte ao cliente. * Visualização de calendário - Agende e acompanhe todas as tarefas, eventos e chamadas. * Automação - Automatize todas as tarefas comuns, porém essenciais, como o agendamento e acompanhamento, envio de lembretes de pagamento e muito mais. * Painéis abrangentes - Avalie e acompanhe métricas importantes, como sua receita mensal. * Integrações avançadas - Integração com aplicativos Zoho e não-Zoho para gerenciar todos os aspectos do negócio. Saiba mais sobre o Bigin by Zoho CRM

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O Zoho CRM capacita as empresas com uma solução 360º de gestão do ciclo de vida do relacionamento com os clientes desenvolvida em uma plataforma omnichannel. Saiba mais sobre o Zoho CRM
O Zoho CRM capacita as empresas com uma solução 360º de gestão do ciclo de vida do relacionamento com os clientes. Os principais recursos incluem gestão de contatos, funis de vendas, gestão de pipeline, automação de fluxo de trabalho, assistente de conversação com inteligência artificial (IA), gestão de tarefas, gestão de campanhas de marketing, previsão de vendas, serviço e suporte ao cliente, gestão de estoques, geração de relatórios e análises e integração com mais de 500 aplicativos de negócios populares em um único sistema de negócios. Saiba mais sobre o Zoho CRM

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O CRM da HubSpot CRM tem tudo o que você precisa para organizar, rastrear e criar melhores relacionamentos com seus prospects e clientes. Saiba mais sobre o HubSpot CRM
O software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) da HubSpot é ideal para empresas que desejam passar menos tempo registrando dados. Ele mantém todos os seus contatos em um banco de dados centralizado e personalizado, além de gerenciar seu pipeline para que você possa manter os negócios em andamento. E você pode ver tudo sobre um lead em um só lugar; não precisa mais procurar nas caixas de entrada para encontrar informações. Comece a usar o HubSpot CRM gratuito hoje mesmo. Ele é fácil de configurar e usar, para que você possa voltar a se concentrar em expandir seus negócios. Saiba mais sobre o HubSpot CRM

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Ideal para proprietários de pequenas empresas, gerentes de vendas e equipes de todos os setores em todo o mundo. Uma boa parceria com o gerenciamento de conta e cliente. Saiba mais sobre o monday CRM
Perfeito para pequenas e médias empresas, o monday CRM é um CRM completamente personalizável sem código, integrado ao Work OS da monday.com. Conhecido como "CRM sem frustrações", ele lida com todos os processos de vendas e comunicações com clientes em um só lugar. Seja para capturar leads, gerenciar informações de contato, rastrear negociações ou colaborar entre departamentos, o monday CRM permite que você administre tudo. Você pode usar automações integradas ou simplesmente criar a sua própria para agilizar o trabalho repetitivo e liberar tempo para se concentrar nas vendas. Saiba mais sobre o monday CRM

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Crie públicos eficientes, interaja com seus clientes em seus canais preferidos e comunique-se de forma personalizada com a ajuda da IA. Tudo em um só lugar!
Sales Cloud é a plataforma de vendas líder no mercado que aumenta a produtividade da sua equipe de vendas em até 29%. Acesse, gerencie e atualize os dados de suas oportunidades de vendas, integre todos os seus canais de vendas, automatize tarefas diárias com fluxos de trabalho, monitore a eficiência do seu pipeline e projete suas vendas futuras com a ajuda da IA. Tudo o que você precisa para aumentar suas vendas de forma eficiente e eficaz em um só lugar. Saiba mais sobre o Salesforce Sales Cloud

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A plataforma de marketing tudo-em-um Mailchimp ajuda as pequenas empresas a comercializarem com mais inteligência para crescer mais rapidamente.
A plataforma de marketing tudo-em-um Mailchimp ajuda as pequenas empresas a comercializarem com mais inteligência para crescer mais rapidamente. Como a espinha dorsal do relacionamento com o cliente, ela fornece ferramentas fáceis de usar e com inteligência artificial que qualquer pessoa pode utilizar para ter sucesso. O Mailchimp coloca o público no centro para que você possa enviar e-mails de marketing e mensagens automatizadas, criar campanhas de anúncios direcionadas, criar páginas de entrada, enviar cartões postais, facilitar a geração de relatórios e análises e vender online. Saiba mais sobre o Mailchimp

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Solução integrada de gestão empresarial que automatiza os processos financeiro, de relacionamento com o cliente e da cadeia de fornecimento.
O Microsoft Dynamics é uma linha de soluções integradas e adaptáveis de gestão empresarial, que permite que seu pessoal tome importantes decisões de negócios com mais confiança. O Microsoft Dynamics funciona como um software da Microsoft, facilitando a adoção e reduzindo os riscos inerentes à implementação de uma nova solução. Essas soluções automatizam e simplificam os processos financeiro, de relacionamento com o cliente e da cadeia de fornecimento de uma maneira que pode ajudar você a obter sucesso nos negócios. Saiba mais sobre o Dynamics 365

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O ClickUp é o futuro do trabalho: o aplicativo para substituir todos os outros. O ClickUp é um aplicativo de produtividade de rápido crescimento em 2020.
O ClickUp é um aplicativo para substituir todos os outros. É o futuro do trabalho: em que qualquer pessoa pode trabalhar em qualquer coisa. Mais do que apenas gestão de tarefas, o ClickUp oferece documentos, lembretes, metas, calendários, agendamento e até uma caixa de entrada. Totalmente personalizável, o ClickUp é ideal para qualquer equipe, para que todos possam usar o mesmo aplicativo para planejar, organizar e colaborar. Saiba mais sobre o ClickUp

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O Zendesk Sell é um software de gestão do relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês) de vendas que ajuda você a fechar mais negócios.
O Zendesk Sell é um software de gestão do relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês) de vendas que ajuda você a fechar mais negócios. Essa plataforma de vendas rastreia todas as interações com os clientes em uma interface unificada. É rápido de implementar e fácil de usar: 70% das empresas podem começar a vender em sete dias ou menos. As equipes podem se concentrar em vender e não em trabalhos administrativos e gastam menos tempo na entrada de dados. Cerca de 80% dos clientes concordam que o Zendesk tornou as equipes mais eficientes. Saiba mais sobre o Zendesk Suite

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O Smartsheet é uma plataforma de execução de trabalho online, que permite que as organizações de todos os tamanhos planejem, gerenciem, automatizem e relatem o trabalho.
O Smartsheet, uma plataforma de execução de trabalho online, permite que as organizações planejem, monitorem, automatizem e relatem o trabalho. Mais de 80.000 marcas confiam no Smartsheet para gestão de trabalho e projeto devido à sua interface fácil de usar, painéis e gráficos de Gantt em tempo real e recursos de automação de trabalho. *Prêmios de 2018: indicado como líder em gestão de trabalho colaborativo empresarial pela Forrester Research, selecionado para a lista Fast 500 da Deloitte, reconhecido pela inovação e visão tecnológica pela 451 Research. Saiba mais sobre o Smartsheet

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O Pipedrive é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês) que automatiza processos repetitivos. Sua interface intuitiva permite que as equipes gerenciem leads e fechem mais negócios.
O Pipedrive é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente voltada para vendas que equipes de todos os tamanhos adoram usar. Com mais de 100 mil clientes pagantes em 179 países, as equipes de vendas são atraídas pelo design simples, mas eficaz, de uma gestão do relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês) que prioriza a usabilidade acima de tudo. Nada escapa ao Pipedrive, portanto as equipes passam menos tempo em tarefas burocráticas e mais tempo vendendo com um CRM ágil e potente. Saiba mais sobre o Pipedrive

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Todas as ferramentas de marketing, recursos e orientação especializada de que você precisa para ter sucesso, tudo em um só lugar. Crie seu site gratuitamente.
Esteja você buscando alcançar mais clientes, vender mais produtos ou simplesmente compartilhar sua paixão com o mundo, o Constant Contact tem todas as ferramentas, recursos e orientações especializadas de que você precisa para ficar online e crescer online, tudo em um só lugar. Crie seu site gratuitamente. Saiba mais sobre o Constant Contact

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A ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês) ActiveCampaign ajuda a vender mais em menos tempo, combinando priorização de leads automatizada, criação de tarefas e gerenciamento de contatos.
O ActiveCampaign ajuda empresas de pequeno e médio porte a acelerar o crescimento, combinando o poder do marketing por e-mail, automação de marketing e automação de vendas/CRM. É possível criar processos automatizados de marketing e vendas que se adaptam para criar clientes mais felizes e leais. Envie boletins, crie e-mails e mantenha contato com os clientes. Automatize o marketing usando os dados do cliente. Feche negócios mais rapidamente com esta nova visão sobre o relacionamento com o cliente. Saiba mais sobre o ActiveCampaign

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Gerencie facilmente as campanhas de e-mail marketing, automação, e-mail transacional e mensagens de texto em uma plataforma simples e poderosa.
O Brevo permite que as empresas construam e desenvolvam relacionamentos através de automação de marketing, campanhas de e-mail, e-mails transacionais e mensagens SMS. O que torna o programa diferente? O Brevo é desenvolvido por uma equipe de felicidade do cliente de classe mundial e oferece planos de preços que com certeza farão você sorrir. A plataforma combina um conjunto robusto de serviços em uma solução única e fácil de usar. Feliz envio! Saiba mais sobre o Brevo

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O Airtable combina uma interface intuitiva de planilha com anexos de arquivos, quadros Kanban, calendários e outros recursos poderosos.
O Airtable é uma plataforma de colaboração tudo-em-um que combina a flexibilidade de uma interface de planilha com recursos avançados, como anexos de arquivos, pilha Kanban, calendários e geração de relatórios. Saiba mais sobre o Airtable

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O Nimble é um CRM simples e inteligente para o Office 365 e o G Suite, que trabalha para você, onde quer que você trabalhe.
O Nimble é um CRM simples e inteligente para o Office 365 e o G Suite, que trabalha para você combinando automaticamente seus contatos, históricos de comunicação, caixas de entrada de e-mail e compromissos de calendário com mais de 160 contatos de aplicativos de negócios SaaS (software como serviço) e conexões de redes sociais (incluindo Linkedin, Twitter, Facebook) em um gerenciador de relacionamento de equipe unificado. Saiba mais sobre o Nimble

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Tenha visão de 360º de seus clientes em tempo real e por todo o ciclo de vida —de leads até oportunidades, pedidos, atendimento, renovações, upsell, cross-sell e suporte.
A NetSuite é uma solução completa de gerenciamento de negócios na nuvem que ajuda mais de 38.000 organizações a operar mais efetivamente, automatizando processos centrais e fornecendo visibilidade em tempo real do desempenho operacional e financeiro. Com um conjunto único e integrado de aplicações para o gerenciamento da contabilidade, processamento de pedidos, gerenciamento de estoque, produção, cadeia de fornecimento e operações de armazém, a NetSuite dá às empresas uma clara visibilidade de suas informações e controle de seus negócios. Saiba mais sobre o NetSuite

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O Clio fornece um poderoso conjunto de ferramentas para ajudar os profissionais jurídicos modernos a administrar, expandir e gerenciar as empresas, desde o recebimento até a fatura.
O Clio facilita o dia a dia de profissionais da área jurídica em todo o mundo com monitoramento de tempo intuitivo, faturamento, gestão de assuntos, aplicativos móveis e muito mais, para agilizar todas as tarefas, desde a captação do cliente até seu faturamento. Com o Clio Manage, o software de gestão de práticas jurídicas mais popular do mundo e o Clio Grow, uma plataforma de CRM legal projetada para ajudá-lo a gerenciar melhor os relacionamentos com clientes, o Clio Suite oferece tudo o que você precisa para administrar, crescer e gerenciar o escritório de advocacia. Saiba mais sobre o Clio

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Infusionsoft by Keap - plataforma tudo-em-um, de baixo custo e poderosa de automação de marketing, vendas e CRM para expandir seu negócio.
Contando com a confiança de mais de 200.000 usuários, o Infusionsoft by Keap é um software tudo-em-um, fácil e poderoso de automação de vendas, marketing e CRM para ajudar a expandir seu negócio. Integre-se aos aplicativos que você está usando para otimizar e automatizar todo o processo de negócios, oferecer um serviço personalizado e fechar mais negócios. O plano de preços começa em US$ 23/mês. Saiba mais sobre o Keap

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Acompanhe os principais clientes potenciais e oportunidades, personalize os ciclos de vendas, controle estatísticas/previsões e muito mais com o Odoo CRM.
O Odoo é um software de CRM de código aberto que conta com mais de cinco milhões de usuários. As equipes de vendas podem acompanhar os principais clientes potenciais e oportunidades. Os usuários podem personalizar o ciclo de vendas, assumir o controle de suas estatísticas e previsões e criar automação de campanhas de marketing para aumentar o desempenho das vendas. As equipes de vendas podem analisar a qualidade de seus leads, tomar decisões mais rápidas e economizar tempo integrando os e-mails de todos os contatos diretamente ao aplicativo. Saiba mais sobre o Odoo

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Software CRM n.º 1 para pequenas empresas. Fale hoje com um especialista em CRM para começar gratuitamente. Sem cartão de crédito, usuários ilimitados.
Software CRM n.º 1 - 100 % gratuito para sempre. O Marketing 360 CRM oferece a capacidade de gerenciar todos os leads e clientes em um só lugar. É possível adicionar quantos colaboradores forem necessários, criar campos personalizados para armazenar qualquer informação de contato, atribuir tarefas, acompanhar ofertas, pipelines de vendas e muito mais. Ajuda para importar contatos e suporte ao vivo também estão incluídos. Saiba mais sobre o Marketing 360

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O EngageBay é um CRM completo, com recursos de automação de vendas, marketing e serviços integrados em uma única plataforma.
O EngageBay CRM oferece um rico conjunto de recursos que permite gerenciar melhor o relacionamento com o cliente. Ele também vem com um conjunto completo de recursos de automação de marketing, vendas e serviços para ampliar seu negócio. A ampla lista de recursos permite capturar clientes potenciais, incentivar e interagir com eles, converter em clientes satisfeitos e fornecer uma experiência superior ao cliente usando a plataforma unificada. Pare de pagar por recursos desnecessários e mude para o EngageBay hoje mesmo. Saiba mais sobre o EngageBay CRM

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O software de gerenciamento de serviços mais rápido, mais fácil e de maior valor para automatizar tudo, desde o primeiro contato com o cliente até o pagamento.
O mHelpDesk é uma solução de software fácil e poderosa para o seu negócio de trabalho de campo, automatizando tudo, desde o primeiro contato com o cliente até o pagamento. Os clientes recebem ferramentas móveis e online incomparáveis em desempenho, confiabilidade e funcionalidade. As melhores ferramentas estão reunidas em um pacote extremamente fácil de usar e acessível, que não requer grandes investimentos iniciais. E os especialistas internos em produtos colocam você em funcionamento imediatamente. Saiba mais sobre o mHelpDesk

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O Act! inclui gerenciamento dinâmico de pipeline de vendas e automação de marketing robusta, que fazem dele o melhor conjunto de ferramentas para pequenas e médias empresas.
O Act! facilita o crescimento das empresas, fornecendo CRM comprovado e poderosa automação de marketing - o melhor conjunto de ferramentas. O portfólio do Act! também inclui o Act! 365, criado especificamente para usuários do Microsoft Office 365 que procuram um CRM simples com marketing por e-mail integrado. Há mais de 30 anos, o Act! é pioneiro no mercado de software empresarial para empresas de pequeno e médio porte e hoje oferece funcionalidade rica, flexibilidade incomparável e valor excepcional que permitem um ajuste perfeito para todos os clientes. Saiba mais sobre o Act!

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Tudo sobre Sistemas CRM

Redação: Lauren Spiller, Marcela Gava e Shep Hyken

Informações importantes na compra de um software CRM

O software CRM (gestão de relacionamento com o cliente) permite a interação, o suporte e o gerenciamento do relacionamento com o cliente por meio de recursos como gestão de contatos, rastreamento de interações e gerenciamento de leads.

Os profissionais de vendas e marketing usam o sistema CRM para capturar e organizar os dados dos clientes, otimizar os pipelines de vendas e otimizar o alcance. Ferramentas de CRM também estão disponíveis para setores específicos.

A maioria das ferramentas CRM no mercado tem "mensalidades", e um plano de preços típico de nível básico gira em torno de US$ 1.292 (aprox. R$ 7.358) por mês. As assinaturas de sistemas premium e avançados, que incluem recursos adicionais, como usuários ilimitados e relatórios avançados, geralmente custam cerca de US$ 17.664 (aprox. R$ 100,6 mil) por mês.[1]

Se você for um comprador de primeira viagem, comece sua pesquisa de software tendo em mente seu orçamento, o número de usuários, os casos de uso específicos e as integrações necessárias.

Além disso, consulte as partes interessadas para criar uma lista de perguntas essenciais a serem feitas aos fornecedores a fim de determinar se uma opção atende às suas necessidades, tais como:

  • Quais tarefas de gerenciamento de clientes e vendas esse sistema pode automatizar?
  • Como podemos usar os painéis dessa ferramenta para visualizar e rastrear melhor o movimento dos leads?
  • É fácil adicionar campos personalizáveis a bancos de dados internos e/ou páginas voltadas para o cliente, como formulários de captura de leads?
  • Que nível de suporte técnico receberei do fornecedor do CRM?
  • Esse software usa IA para oferecer experiências personalizadas aos clientes e/ou prever vendas? Se sim, como?
  • Qual é o nível do suporte técnico que receberei do fornecedor do CRM?

Dica: considerações sobre o suporte ao cliente

Shep Hyken [2], líder de opinião e consultor de atendimento ao cliente, diz que sua própria experiência de compra de um software CRM lhe ensinou que conteúdos gerados por usuários sobre como usar um sistema costuma ser tão valioso quanto os recursos criados pelo próprio fornecedor.

"Perguntei ao vendedor como ele dá suporte aos clientes quando eles têm dúvidas. Para minha surpresa, ele me disse para usar o Google. Em poucos segundos, eu tinha tutoriais em vídeo não apenas da empresa, mas também de outros clientes que queriam contribuir e mostrar aos outros como resolveram problemas semelhantes.

Quando comecei a usar o software, não precisei nem ligar para a empresa para resolver minhas dúvidas sobre o CRM. Como consequência, me senti muito satisfeito por ter escolhido o produto deles."


Quais são as ferramentas de CRM com mais avaliações?

O Capterra identifica os principais sistemas CRM com base em uma combinação entre dados próprios de avaliações de usuários e popularidade, ajudando as pequenas empresas a encontrar a solução de contabilidade mais eficiente para suas necessidades. Aqui estão os cinco produtos mais bem avaliados dessa categoria:

Produto Pontuação geral Pontuação de popularidade Pontuação das classificações
Pipedrive 94/100 47/50 47/50
Zoho CRM 94/100 47/50 47/50
HubSpot CRM 87/100 40/50 47/50
Salesforce Sales Cloud 85/100 37/50 48/50
Dynamics 365 82/100 35/50 47/50


Essas pontuações são determinadas por uma combinação de classificações de usuários verificados e dados de popularidade disponíveis publicamente reunidos através de pesquisa na web:

  • Pontuação das classificações: pontuação relativa do software com base nas classificações dadas pelos usuários no Capterra, de acordo com quantidade e antiguidade das avaliações.
  • Pontuação de popularidade: popularidade relativa do software com base nas tendências de pesquisa na web e na presença dos produtos na web.

O que é um CRM?

Um software CRM permite que as empresas gerenciem interações com clientes atuais e potenciais. Ele fornece uma plataforma centralizada na qual as empresas podem armazenar, organizar e acessar os dados e as interações dos clientes. Ele também automatiza o gerenciamento de leads, o rastreamento de oportunidades e os processos de previsão de vendas.

Sistemas CRM normalmente oferecem recursos de relatórios e análises para gerar percepções sobre o comportamento do cliente, o desempenho das vendas e a eficácia do marketing. Eles estão relacionados ao software de gestão de contatos e são frequentemente implantados por meio da nuvem.

O Gartner espera que o mercado de CRM atinja US$ 200 bilhões até 2027, com um crescimento de cerca de 15% ao ano.[3]

O Capterra reúne 1.984 ferramentas de CRM –mais do que qualquer outra categoria de software do nosso portal–[4], com 13.102 novas avaliações publicadas no ano passado.[5] Além disso, também estão disponíveis soluções criadas no Brasil.

Preço do sistema CRM

Na maioria dos softwares, o valor do CRM no mercado é cobrado por mensalidades, e um plano de preços típico de nível básico gira em torno de US$ 1.292 (aprox. R$ 7.358) por mês. As assinaturas de sistemas premium e avançados geralmente custam cerca de US$ 17.664 (aprox. R$ 100,6 mil) por mês.

  • As ferramentas de CRM de nível básico incluem os recursos principais de banco de dados de contatos, gerenciamento de leads e rastreamento de interações.
  • Os produtos premium ou avançados, que têm preços mais altos, normalmente incluem recursos adicionais, como usuários ilimitados, relatórios avançados, rastreamento avançado de clientes e leads e criação de funil de vendas.

Os compradores de primeira viagem devem estar cientes de que:

  • a instalação inicial, o treinamento e a migração de dados são custos iniciais comuns;
  • manutenção e suporte ao cliente são custos recorrentes.

A maioria (71%) dos compradores de software CRM com quem nossos consultores conversaram nos últimos dois anos está orçando de US$ 35 (aprox. R$ 199) a US$ 105 por mês (aprox. R$ 598).[6]

Os fornecedores de ferramentas de CRM costumam oferecer versões de teste gratuitas, e alguns sistemas oferecem versões grátis.

Recursos do sistema CRM avaliados pelos usuários

Todas as ferramentas de CRM incluem banco de dados de contatos, rastreamento de interações e recursos de gerenciamento de leads, e a maioria compartilha uma variedade de recursos comuns, como gestão de tarefas e de e-mails.

Recursos principais do sistema CRM

  • Gestão de contatos: permite manter um banco de dados centralizado de clientes e suas informações de contato. 90% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Rastreamento de interações: para acompanhar o histórico de interações documentando as conversas com clientes e contatos. 81% dos compradores classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Gerenciamento de leads: possibilita armazenar informações sobre leads e contatos e acompanhá-los ao longo do processo de vendas. 81% dos compradores classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.

Recursos comuns do software CRM altamente avaliados

  • Gerenciamento do pipeline de vendas: permite usar a visualização do pipeline para observar, rastrear e gerenciar os leads em seu pipeline. 80% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Relatórios/análises: permite coletar e analisar dados para gerar relatórios, rastrear métricas pertinentes e identificar tendências ou padrões. 78% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Gerenciamento de e-mails: possibilita a integração com serviços de e-mail como o Gmail e o Outlook. 77% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Gestão do fluxo de trabalho: para criar, projetar e gerenciar fluxos de trabalho para tarefas repetitivas. 77% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Importação/exportação de dados: permite importar e exportar dados de e para outros softwares. 77% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Gestão de tarefas: possibilita criar tarefas, acompanhar o status de progresso ou a porcentagem de conclusão delas e visualizar quaisquer notas ou comentários associados. 77% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.
  • Captura de leads: permite identificar e salvar automaticamente as informações de contato de clientes potenciais. 73% dos usuários classificam esse recurso como crítico ou altamente importante.

Principais vantagens do sistema CRM identificados pelos usuários

Facilita a colaboração da equipe: os sistemas CRM oferecem às equipes uma visão 360º das tarefas e dos fluxos de trabalho por meio de recursos como painéis de atividades e gerenciamento de fluxos de trabalho.

"Foi fácil ver no que nossa equipe estava trabalhando, concluindo ou planejando concluir.

—Victoria V., especialista em sistemas de informação de recursos humanos (HRIS) no setor jornalístico

Fortalece o papel dos representantes de vendas: as ferramentas de CRM oferecem aos profissionais de vendas recursos analíticos avançados que os ajudam a rastrear KPIs e identificar oportunidades de upselling e cross-selling.

"Essa transparência ajuda a tomar decisões mais bem informadas e a priorizar os esforços em atividades de alto impacto, o que acaba gerando mais vendas."

—Olu D., CEO no setor de e-learning

Integra-se facilmente ao seu ecossistema de software: os sistemas CRM são fáceis de integrar a outras ferramentas de marketing, como soluções de vendas, de mídia social, de calendário e de e-mail, permitindo o compartilhamento perfeito de dados entre os sistemas.

"A ferramenta é totalmente personalizável e tem integrações de marketing muito avançadas na nuvem."

—Sarah H., diretora de mídia no setor de marketing e publicidade

Permite o crescimento de pequenas empresas: o sistema CRM é especificamente valioso para apoiar e expandir as pequenas empresas, especialmente as soluções multifuncionais que podem servir como base quando as empresas estão apenas começando.

"Posso personalizar campos, fluxos de trabalho e painéis para atender às minhas necessidades comerciais. Além disso, [o CRM] cresce com a minha empresa; posso facilmente aumentar a escala e adicionar mais recursos conforme necessário."

—Adnan A., proprietário no setor de manufatura elétrica/eletrônica

Desafios comuns do sistema CRM identificados pelos usuários

A curva de aprendizagem envolvida na implementação da ferramenta de CRM é um dos desafios mais comuns identificados pelos usuários desse tipo de software.

Outra dificuldade comum compartilhada pelos usuários diz respeito aos planos de pagamento.

Para se preparar melhor, aqui estão algumas perguntas que você pode fazer aos fornecedores de software CRM:

  • Esse software foi desenvolvido pensando nas pequenas empresas?
  • Como é o processo de implementação?
  • É fácil integrar essa nova solução às ferramentas que já possuo?
  • Que tipo de suporte contínuo ao cliente o fornecedor do CRM pode oferecer?
  • É necessário um número mínimo de usuários?
  • Há funcionalidades importantes disponíveis apenas com a compra de um nível premium?

Para que serve um sistema CRM?

Analisamos nosso extenso banco de dados de avaliações de ferramentas de CRM e descobrimos que os casos de uso mais comuns são:

  • Agilizar o pipeline de vendas: as empresas usam um sistema CRM para organizar as oportunidades de vendas que chegam e priorizá-las com base em seus comportamentos e interações.
  • Organizar clientes e consumidores: o software CRM ajuda a manter um banco de dados organizado com informações de clientes e consumidores que podem ser classificados e agrupados para simplificar as comunicações de acompanhamento e planejar as próximas ações.
  • Otimizar o direcionamento e a automação do e-mail marketing: o sistema CRM pode ser usado para criar personas e segmentos de clientes para uma segmentação precisa e, em seguida, automatizar tarefas rotineiras de e-mail marketing ou ações de campanha mais avançadas.
  • Analisar e rastrear leads: os usuários de ferramentas de CRM podem capturar leads potenciais e rastrear suas atividades e interações nos pontos de contato. Eles também têm a possibilidade de examinar os leads com perfis individuais detalhados ou em um painel para obter uma visão geral mais abrangente.

O software CRM pode ser classificado nos quatro tipos a seguir:

  • O CRM operacional melhora a eficiência operacional de uma empresa por meio da automação.
  • O CRM estratégico concentra-se nos clientes e em suas interações com uma empresa.
  • O CRM analítico organiza e analisa os dados dos clientes com foco em métricas como receita recorrente, principais contas de vendas e taxas de retenção de clientes.
  • O CRM colaborativo concentra-se no compartilhamento de informações sobre o cliente entre as equipes internas.

Além disso, muitos sistemas CRM são projetados para atender a setores específicos:

Quem usa o software CRM?

Devido à sua versatilidade, os sistemas CRM são uma das tecnologias mais populares entre empresas de todos os tamanhos e setores que trabalham com clientes. Em geral, esses sistemas são voltados para uma ou várias das seguintes categorias[7]:

  1. Marketing
  2. Vendas
  3. E-commerce
  4. Atendimento ao cliente e central de atendimento

O mercado de software CRM também inclui provedores que atendem a setores ou indústrias específicos, como pessoal e recrutamento, telecomunicações e organizações sem fins lucrativos.

Embora qualquer pessoa relacionada às categorias acima provavelmente use um CRM, as notas das nossas chamadas de consultores revelam quais foram alguns dos tipos mais comuns de usuários no ano passado[6]. Os principais cargos incluem proprietários, agentes, CEOs, presidentes e corretores. Os setores mais comuns incluem consultoria (15%), mercado imobiliário (15%) e seguros (8%).

Além disso, a maioria dos que ligam são proprietários de empresas com menos de US$ 1 milhão (aprox. R$ 5,6 milhões) em receita anual e com equipes pequenas, de cinco ou menos funcionários ou usuários de software.

Integrações comuns do sistema CRM

Analisamos nosso extenso banco de dados de avaliações e, com base nele, determinamos as três categorias de software que mais frequentemente se integram às ferramentas de CRM:

  • Ferramentas de e-mail marketing: ao integrar seu CRM com uma ferramenta de e-mail marketing, você pode capturar uma grande quantidade de dados do cliente, como o histórico de interação e quais e-mails foram abertos.

  • Software para criação de sites: conectar seu sistema CRM ao software de criação de sites permite coletar e analisar dados de clientes em tempo real, personalizar a experiência online e melhorar o envolvimento do cliente. Isso também ajuda a otimizar seus esforços de vendas e marketing, automatizando tarefas como geração de leads e acompanhamento de clientes.

  • Ferramentas de gestão de projetos: a integração do software CRM com o sistema de gestão de projetos pode ajudar as empresas a gerenciar projetos com mais eficiência, melhorar a comunicação e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Tendências recentes em software CRM

A Customer Intelligence (ou Inteligência do Cliente) permite o envio de mensagens personalizadas aos compradores: de acordo com o Gartner[8], a adaptação das comunicações com os compradores de uma forma orientada para o valor melhora significativamente a experiência deles, pois fornece conteúdo personalizado e relevante que responde às suas necessidades e problemas específicos. Essa abordagem, que as ferramentas baseadas em IA podem implementar a partir de dados de CRM, permite taxas de engajamento mais altas, promovendo relacionamentos mais fortes e um possível aumento nas taxas de conversão.

Saiba mais sobre como um sistema CRM pode ajudar sua empresa


Fontes

  1. Dados de preços de software do Capterra: somente produtos com informações de preços disponíveis publicamente e softwares qualificados dentro da categoria são incluídos na análise de preços. As conversões de moedas são baseadas na taxa do dia da publicação e podem diferir das taxas de câmbio atuais. Consulte a metodologia completa.

  2. Shep Hyken, LinkedIn

  3. Forecast Analysis: Customer Experience and Relationship Management, Worldwide, Gartner

  4. Quantidade de produtos do Capterra: a quantidade de produtos listados se refere ao nosso catálogo completo.

  5. Dados de avaliações publicadas no Capterra: as avaliações do Capterra são coletadas de usuários verificados para softwares individuais. Para este relatório, analisamos avaliações do último ano até a data de elaboração deste guia. Consulte a metodologia completa.

  6. Notas da equipe de consultores do Capterra: as informações se baseiam em dados obtidos em conversas telefônicas que a equipe de consultores do Capterra manteve com pequenas e médias empresas que buscavam sistemas CRM. Para este relatório, analisamos interações telefônicas dos últimos dois anos. Consulte a metodologia completa aqui.

  7. Quick Answer: Why Isnt’ There a Universal Magic Quadrant for CRM?, Gartner

  8. 13 Generative AI Use Cases for B2B Sales, Gartner