Para ajudar a sua empresa a realizar a escolha certa, listamos as seis melhores ferramentas de e-mail marketing grátis avaliadas por usuários reais desses sistemas. 

Listamos seis ferramentas de e-mail marketing grátis

O e-mail marketing é uma das formas mais eficazes de atrair novos leads, manter contato com o cliente e impulsionar as vendas. Como gerente de uma empresa de pequeno e médio porte (PME), você pode não ter suficiente orçamento ou mão de obra para lançar uma campanha de e-mail marketing. Entretanto, com a ajuda de uma ferramenta de e-mail marketing gratuita, é barato e fácil começar.

As plataformas de e-mail marketing gratuitas geralmente vêm com modelos que podem ser aproveitados para realizar campanhas profissionais sem a necessidade de grandes investimentos. Além disso, elas oferecem gerenciamento de contatos e segmentação de público com base em dados demográficos ou interesses. 

Para ajudar você a fazer a escolha certa, este artigo lista as seis ferramentas de e-mail marketing gratuitas mais bem avaliadas, com base em avaliações de usuários verificados.

O que é um software gratuito?
Um software gratuito refere-se ao software que os usuários podem acessar sem incorrer em nenhum custo. Para atender a esse critério, um software deve conceder aos usuários acesso gratuito a todos ou a alguns de seus recursos. O software que exige pagamento após um período de tempo específico não se qualifica como software gratuito.
Comparação dos melhores sistemas de e-mail marketing grátis de acordo com a metodologia do Capterra

Nota: Nós selecionamos os produtos para este artigo com base em suas classificações médias entre 15 de junho de 2022 e 15 de junho de 2024, que podem diferir de suas classificações médias gerais atuais.

1.

O Mailchimp é uma das ferramentas de email marketing gratuitas
Detalhe da funcionalidade de otimização de conteúdo da ferramenta de e-mail marketing grátis Mailchimp (Fonte)

O Mailchimp oferece vários recursos essenciais, como modelos de e-mail, ferramentas de publicação em redes sociais, branding e um aplicativo de CRM voltado para marketing. Ele ajuda a rastrear o interesse do usuário quando os visitantes se engajam com sites ou encontram entraves na compra, e a ferramenta pode gerar e compartilhar campanhas por e-mail, redes sociais e SMS.

O plano gratuito do Mailchimp permite que o usuário gerencie campanhas de e-mail para até 500 contatos. Ele vem com um auxiliar de linha de assunto, um construtor de sites e ferramentas para gerar anúncios para redes sociais. A opção gratuita também inclui análise básica de campanha com tecnologia de IA.

Recursos gratuitos

  • Recomendações personalizadas de produtos: os usuários podem aproveitar a versão gratuita para compartilhar recomendações personalizadas de produtos com base nos termos pesquisados e nos dados de uso. 
  • Análise e relatórios de campanhas: o plano gratuito fornece análises e relatórios sobre campanhas de e-mail, visitas ao site e dados de público-alvo.
  • Segmentação de público-alvo: os recursos gratuitos do Mailchimp fornecem ferramentas básicas de segmentação, ajudando você a encontrar grupos em seu público que compartilham os mesmos interesses e padrões de compra.

Custo para fazer upgrade

O nível “Essentials” dessa plataforma de e-mail marketing gratuita permite listas de e-mail de até 500 contatos por US$ 4,58 mensais (aprox. R$ 26). O Mailchimp diz que seu melhor custo-benefício é o nível “Standard”, que custa US$ 6,87 (aprox. R$ 40) por mês para o mesmo número de contatos. No entanto, essa opção oferece mais recursos de marketing e segmentação.

Opções de suporte ao cliente

O plano gratuito do Mailchimp inclui suporte por e-mail apenas nos primeiros 30 dias. Outros planos oferecem acesso a bate-papo ao vivo, integração personalizada e suporte telefônico.

Para quais empresas o Mailchimp é indicado

O Mailchimp pode ser útil para empresas que preferem fazer parceria com uma marca estabelecida. O plano gratuito da plataforma oferece uma ampla gama de ferramentas que abrangem muitas facetas da experiência do cliente. O aplicativo de CRM incluído é relativamente completo, oferecendo insights sobre os clientes, segmentação aprimorada de campanhas e ferramentas úteis de relatórios. Com isso, o Mailchimp pode ser uma boa opção para empresas de pequeno e médio porte que precisam de recursos de e-mail marketing e CRM.

2.

Página de criação de e-mail marketing no Mailjet
Criação de modelo de e-mail marketing no Mailjet (Fonte)

O Mailjet se destaca do restante dos softwares de e-mail marketing por enfatizar muito o design. Ele oferece vários modelos de e-mail pré-criados e um editor de design do tipo arrastar e soltar, e vai além ao adicionar recursos de colaboração, permitindo que vários membros de uma equipe trabalhem juntos em um design. 

Essa ferramenta de e-email marketing gratuita também apresenta interfaces de programação de aplicativos (API) para que os desenvolvedores possam escrever códigos para determinados aspectos de uma campanha de e-mail.

A versão gratuita permite que você envie até 200 e-mails por dia e um máximo de 6 mil por mês. O plano gratuito também fornece estatísticas básicas e um construtor de formulários.

Recursos gratuitos

  • Editor de e-mails avançado: a versão gratuita oferece acesso a um editor de e-mails avançado que pode criar campanhas de e-mail, boletins informativos e enviar e-mails automatizados que cabem em visualizações compactas da caixa de entrada.
  • Personalização de conteúdo: a ferramenta permite que os usuários aproveitem condições, loops e outras funções para personalizar o conteúdo do e-mail para cada destinatário.
  • Gerenciamento de contatos: permite que os usuários gerenciem e adicionem até 1.5 mil contatos.

Custo para fazer upgrade

Por US$ 17 (aprox. R$ 96) por mês, você pode fazer upgrade para o nível “Essential” do Mailjet e passar de 6 mil e-mails por mês para 15 mil e-mails por mês. A taxa é cobrada mensalmente e fornece recursos avançados de segmentação e um gerador de textos com IA. As empresas também têm à disposição o plano "Premium", com testes A/B, 2 mil previews de e-mails e colaboração em tempo real nos templates por um total de US$ 27 (aprox. R$ 152) por mês.   

Opções de suporte ao cliente

Os usuários do plano gratuito do Mailjet e os clientes do plano “Essential” recebem suporte online ao cliente. Para receber o que o Mailjet chama de "Suporte Prioritário", é preciso fazer upgrade para o nível “Premium”. Como o Mailjet é voltado para desenvolvedores, ele oferece suporte por e-mail de uma equipe de relações com desenvolvedores e documentação detalhada da API.

Para quais empresas o Mailjet é indicado

O Mailjet oferece o conjunto padrão de recursos de e-mail marketing, além de fornecer uma plataforma robusta para as empresas. Os recursos de design colaborativo são adequados para uma equipe de marketing que deseja trabalhar em campanhas em conjunto. As APIs do Mailjet e os recursos programáticos avançados, como a retransmissão de SMTP, permitem que os desenvolvedores criem rastreamento, automação e dados analíticos personalizados. 

3.

Exemplo de página do sistema de e-mail marketing grátis Selzy
Resultados de campanha de e-mail marketing no Selzy (Fonte)

O Selzy oferece várias funções essenciais de e-mail marketing para que empresas de pequeno e médio porte possam começar a trabalhar rapidamente. Com um construtor de e-mail do tipo arrastar e soltar e um assistente de redação alimentado por inteligência artificial (IA), o Selzy é voltado para quem não tem experiência anterior com ferramentas de e-mail marketing. O software também automatiza a criação de formulários de inscrição, inclusive pop-ups de sites.

A oferta gratuita do Selzy permite que os usuários enviem até 1.5 mil e-mails para 100 contatos por mês. Não é necessário cartão de crédito para se inscrever, o que torna a experiência sem riscos. O plano gratuito também vem com recursos de personalização para enviar e-mails direcionados a clientes individuais.

Recursos gratuitos

  • Testes A/B: o Selzy acompanha o sucesso das campanhas de e-mail por meio de testes A/B e usa esses dados para ajudar os usuários a escolher a estratégia mais eficaz. Essencialmente, uma parte dos destinatários verá uma linha de assunto, formatação de texto ou imagem, enquanto outra parte verá outra coisa, permitindo que os usuários avaliem qual tipo de elemento tem melhor desempenho.
  • Análise de e-mails: o plano gratuito do Selzy oferece métricas básicas, como entregas, aberturas, cliques e cancelamentos de assinatura, para ajudar na tomada de decisões mais bem informadas.
  • Segmentação de público: além dos recursos de personalização, o Selzy permite segmentar listas de e-mail com base em localização, preferências do usuário, comportamento do cliente e outros critérios.

Custo para fazer upgrade

Existem duas opções se sua empresa precisar fazer upgrade para um plano pago do Selzy. É possível pagar por entrada na lista de contatos e enviar e-mails ilimitados ou pagar por volume de e-mails e enviar para um número ilimitado de contatos. A maioria das PMEs se adapta melhor ao plano “Lite”, que permite enviar e-mails ilimitados para 500 contatos por uma taxa fixa de US$ 5 (R$ 28) por mês, cobrada mensalmente.

Opções de suporte ao cliente

O plano gratuito do Selzy inclui suporte ao cliente via chat ao vivo, e-mail e telefone. Esse mesmo nível de suporte ao cliente está disponível independentemente de você estar em um plano pago ou não, o que torna o Selzy uma opção atraente para empresas menores com recursos de TI limitados.

Para quais empresas o Selzy é indicado

O Selzy é voltado para líderes empresariais iniciantes em campanhas de e-mail e para aqueles com recursos de marketing limitados. Com um construtor de e-mail útil e orientação de IA, o aplicativo conduz o usuário em cada etapa do processo, desde o design e a entrega do e-mail até o rastreamento e a análise.

4.

SendPulse auxilia em ações de e-mail marketing gratuito
Página para a criação de e-mail marketing do SendPulse (Fonte)

O SendPulse é um aplicativo de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) focado no alcance de e-mails. Além das ferramentas padrão de e-mail marketing, ele oferece às PMEs um construtor de páginas de destino e chatbots alimentados por IA para suporte ao cliente. É relativamente rápido começar a usar o SendPulse, pois o usuário pode criar uma conta com suas credenciais do Google, dispensando o uso de cartão de crédito para o plano gratuito.

Com o SendPulse gratuito, é possível enviar até 15 mil e-mails por mês. As mensagens podem ser originadas de três endereços de e-mail diferentes em um único domínio, permitindo que as campanhas sejam geradas e compartilhadas por várias equipes da sua organização. O plano gratuito também oferece 100 MB de armazenamento de imagens, que podem ser usadas para adicionar gráficos aos e-mails e às páginas de destino da sua campanha.

Recursos gratuitos

  • Teste A/B: o SendPulse oferece a funcionalidade de teste A/B com base nos critérios definidos pelo usuário e na análise interna do serviço. Os usuários podem enviar dois tipos diferentes de assuntos e conteúdo de e-mail, e a plataforma ajuda a decidir qual das duas mensagens potenciais será mais eficaz.
  • Segmentação: com seus recursos de segmentação de público-alvo, o SendPulse forma grupos em sua lista de clientes que compartilham interesses, características e comportamentos comuns.
  • Gerenciamento de campanhas de e-mail marketing: a ferramenta auxilia na criação e no gerenciamento de campanhas de e-mail, incluindo a marcação de contatos e a coleta de estatísticas de uso.

Custo para fazer upgrade

Se sua empresa precisar enviar mais de 15 mil e-mails por mês, o plano “Standard” do SendPulse permite o envio de e-mails ilimitados para até 500 clientes. Esse upgrade tem um valor fixo de US$ 6,40 por mês (aprox. R$ 36), cobrado anualmente, ou seja, um pagamento anual de US$ 76,80 (aprox. R$ 433).

Opções de suporte ao cliente

O sistema de e-mail marketing grátis SendPulse oferece suporte 24 /7, disponível em cinco idiomas –inglês, português, espanhol, russo e ucraniano– por meio de bate-papo ao vivo e e-mail. As chamadas telefônicas são apenas para perguntas de pré-venda, e todos os problemas de suporte devem ser iniciados pelo bate-papo ao vivo.

Para quais empresas o SendPulse é indicado

O SendPulse é recomendado para empresas de pequeno e médio porte que precisam de uma ferramenta de e-mail marketing com recursos extras. Com sua funcionalidade de CRM e chatbots que podem ser incorporados ao site ou aos feeds de redes sociais, ele oferece várias ferramentas de marketing por um preço único. Há várias opções de planos, de modo que o usuário só paga pelo que precisa quando ultrapassar o plano gratuito.

5.

Dashboard de performance da ferramenta de e-mail marketing gratuita Systeme-io
Dashboard com gráficos de desempenho no Systeme.io (Fonte)

O Systeme.io é uma ferramenta de marketing que permite configurar sites comerciais com páginas de destino, blogs, conteúdo dinâmico e formulários de contato. A partir daí, o usuário pode gerenciar todos os seus assinantes de e-mail em um só lugar com as ferramentas de gerenciamento de leads e rastreamento de engajamento da plataforma.

Como um sistema de e-mail marketing grátis, o Systeme.io permite enviar um número ilimitado de e-mails para uma lista de até 2 mil assinantes. O programa oferece três funis de vendas diferentes gratuitamente, com até 15 etapas de funil. Além disso, a parte gratuita gera estatísticas básicas, como taxas de abertura e de cliques, que podem ajudar a refinar as campanhas.

Recursos gratuitos

  • Gerenciamento de campanhas de e-mail: ajuda a criar estratégias, executar, rastrear e otimizar campanhas de e-mail para engajar assinantes, nutrir leads e gerar conversões.
  • Gerenciamento de listas: auxilia a manter uma lista de assinantes e atualiza automaticamente os segmentos com base no comportamento do assinante e nas alterações de dados, garantindo que suas listas estejam sempre atualizadas.
  • Automação de e-mail: permite que os profissionais de marketing criem e gerenciem campanhas de e-mail automatizadas com base em acionadores e fluxos de trabalho específicos predeterminados.

Custo para fazer upgrade

Além do plano gratuito, o Systeme.io oferece três planos pagos. O nível “Startup” aumenta o número de contatos permitidos de 2 mil na versão grátis para 5 mil, além do número de funis de vendas de três para dez. O preço para esse nível é de US$ 27 por usuário (aprox. R$ 152), por mês, cobrado mensalmente. Além disso, o número de etapas no funil de vendas aumenta de 15 para 50. O nível seguinte, “Webinar”, custa US$ 47 por mês (aprox. R$ 265) e suporta 10 mil contatos e 50 funis de vendas com 300 etapas no total. Há também um nível “Unlimited” sem restrições em todos os recursos.

Opções de suporte ao cliente

O plano gratuito recebe suporte online e há também uma biblioteca útil de documentação e tutoriais em vídeo que podem ajudar o usuário a conhecer os recursos do Systeme.io.

Para quais empresas o Systeme.io é indicado

Empresas de pequeno e médio porte com recursos de marketing limitados devem levar em consideração o plano gratuito do Systeme.io. Essa ferramenta de e-mail marketing gratuita oferece um conjunto relativamente abrangente de recursos, para até 2 mil assinantes de e-mail. 

Com funcionalidades como segmentação e automação de listas, o plano gratuito fornece uma plataforma de nível profissional para nutrir leads, gerar conversões e acompanhar o engajamento dos clientes. 

As organizações menores também podem aproveitar o construtor de sites, as ferramentas de blog e o gerenciador de cursos, uma vez que esses recursos oferecem um método sem custo para construir uma presença online.

6.

Plataforma de e-mail marketing gratuita Zoho Campaigns
Exibição de dados do desempenho em tempo real de uma campanha de e-mail no Zoho Campaigns (Fonte)

O Zoho Campaigns é uma ferramenta de e-mail marketing da Zoho Corporation. Ele oferece muitas opções de personalização para alcançar clientes e leads com dados demográficos ou interesses semelhantes. Muitas interações diferentes com o cliente podem ser usadas para disparar respostas automatizadas, como o envio de uma mensagem de boas-vindas a um novo assinante ou o acompanhamento de uma compra do cliente.

O plano gratuito tem o limite de envio de 6 mil e-mails por mês para até 2 mil contatos. Também permite ter cinco usuários em sua equipe e inclui vários modelos de e-mail prontos para uso.

Recursos gratuitos

  • Gerenciamento de contatos: o Zoho Campaigns pode importar contatos de aplicativos de CRM e outras fontes. Os formulários de inscrição do Zoho se integram diretamente aos recursos de gerenciamento de contatos do Zoho Campaigns, além de oferecer recursos básicos de segmentação.
  • Modelos de e-mail: a ferramenta oferece vários modelos pré-projetados e um editor de arrastar e soltar para personalização de modelos.
  • Análise de campanhas: o painel do Zoho Campaigns fornece acesso em tempo real à análise de campanhas, como cliques, taxas de abertura, cancelamentos de assinatura e taxas de rejeição.

Custo para fazer upgrade

O Zoho Campaigns tem dois planos pagos, ambos acessíveis para a maioria das empresas de pequeno e médio porte. O nível “Standard” custa US$ 2,41 por mês (aprox. R$ 14), cobrado anualmente, totalizando um pagamento de US$ 28,92 (aprox. R$ 163) uma vez por ano. Esse plano permite o envio de e-mails ilimitados e acrescenta recursos de marketing por SMS.

Opções de suporte ao cliente

Os clientes do plano gratuito têm acesso a suporte por e-mail e telefone. Os usuários gratuitos também têm acesso ao suporte por bate-papo no produto, mas somente até o final da avaliação gratuita de 14 dias.

Para quais empresas o Zoho Campaigns é indicado

Empresas grandes e pequenas podem usar o Zoho Campaigns. O plano gratuito é adequado para empresas menores, porém os planos pagos são acessíveis. Isso torna o Zoho Campaigns uma opção para empresas em crescimento. 

Qual é o custo para fazer upgrade de uma ferramenta de e-mail marketing grátis para uma versão paga?

O software de e-mail marketing grátis pode ser atualizado para um plano pago por um valor tão baixo quanto US$ 2,41 (aprox. R$ 14) por mês ou mais alto como US$ 27 (aprox. R$ 152) por usuário por mês. O preço depende do software em questão, dos recursos disponíveis, do número de usuários ou da quantidade de e-mails que podem ser enviados por mês. A maioria das ferramentas de e-mail marketing apresenta os seguintes planos de assinatura:

  • Versões gratuitas: muitas plataformas de e-mail marketing oferecem uma opção gratuita, normalmente limitando o número de e-mails que você pode enviar mensalmente. As empresas de pequeno e médio porte geralmente se encaixam nos planos gratuitos sem precisar desembolsar mais dinheiro;
  • Planos de nível básico (de US$ 2,41 a US$ 6,40 por usuário/mês; aprox. de R$ 14 a R$ 36): os planos de nível básico são ideais para empresas em crescimento que precisam enviar mais e-mails por mês ou para empresas de médio porte que fazem muitas campanhas por mês;
  • Planos de nível intermediário (de US$ 7,68 a US$ 27 por usuário/mês; aprox. de R$ 43 a R$ 152): algumas ferramentas de e-mail marketing oferecem recursos avançados de preço intermediário, enquanto outras permitem o envio ilimitado de e-mails;
  • Planos de nível avançado: normalmente, os planos de nível avançado são necessários apenas para grandes corporações com muitos usuários e vários locais ou para empresas com necessidades específicas, como analítica avançada e acesso a APIs.
Custos ocultos associados ao software de e-mail marketing

Além da licença do software, os custos adicionais podem incluir:

Despesas com treinamento: o treinamento inicial para novos usuários e o treinamento contínuo para atualizações ou novos recursos podem gerar custos adicionais;

Custos de migração de dados: a migração de dados de seu sistema pré-existente para a nova ferramenta pode exigir assistência especializada, o que pode aumentar o custo de implementação do software;

Taxas de transação e processamento: alguns softwares cobram uma taxa com base no número de transações ou no volume de dados processados.

Perguntas frequentes ao selecionar uma ferramenta de e-mail marketing gratuita

Veja algumas perguntas que você deve fazer aos fornecedores de software de e-mail marketing antes de finalizar a compra:

Vale a pena investir em e-mail marketing?

Muitos clientes em potencial ou leads geralmente preferem que as empresas entrem em contato com eles por e-mail. Só por esse motivo, as campanhas de e-mail continuam sendo uma ferramenta de marketing essencial. Além disso, uma boa campanha de e-mail mantém sua marca atualizada na mente de seus clientes e ajuda a gerar leads.

Preciso ser um especialista para fazer e-mail marketing?

Embora um certo nível de familiaridade com os conceitos de marketing seja útil, você não precisa ser um especialista para iniciar campanhas de e-mail. Os softwares abordados aqui guiam o usuário pelos conceitos básicos de design de e-mails, criação de campanhas e acompanhamento de análises. Com o tempo, você aprenderá quais campanhas se conectam melhor com seus clientes e obterá insights sobre o processo de marketing.

Quais métricas de e-mail são importantes?

Embora existam várias estatísticas comumente usadas para medir a eficácia de uma campanha, essas são algumas das mais comuns:

  • Taxa de abertura: a porcentagem de destinatários que abriram um e-mail entregue.
  • Taxa de cliques: a porcentagem de destinatários que clicaram em pelo menos um link em um e-mail entregue.
  • Taxa de conversão: a porcentagem de destinatários que concluem uma ação desejada, como preencher um formulário, clicar em um link ou comprar um produto.
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Metodologia: 

Para fazer parte da lista acima, as ferramentas precisavam se encaixar nos seguintes critérios em junho de 2024:

  • Ter uma classificação geral mínima de 4 estrelas;
  • Ter um mínimo de 20 avaliações de usuários nos últimos dois anos (15 de junho de 2022 a 15 de junho de 2024);
  • Ter pelo menos uma avaliação de usuário do Brasil nos últimos dois anos (15 de junho de 2022 a 15 de junho de 2024);
  • Estar alinhada com a definição de ferramenta de e-mail marketing do Capterra: ‘O software de e-mail marketing permite que as empresas criem, acompanhem e enviem campanhas de e-mail para um público-alvo. Ele permite que os profissionais de marketing gerenciem e automatizem vários aspectos do e-mail marketing, incluindo a criação e a segmentação de listas de e-mail, a criação de e-mails, o agendamento e a entrega dos mesmos e a análise dos resultados por meio de várias métricas’;
  • Oferecer os seguintes recursos de marketing: testes A/B, segmentação, gerenciamento de campanhas de e-mail;
  • Estar disponível no Brasil e em idioma português;
  • Oferecer uma versão freemium, ou seja, uma versão gratuita e autônoma do software e não uma versão de teste que, após um determinado período, deve ser comprada.

Da lista resultante, foram selecionadas as seis melhores ferramentas com as classificações gerais médias mais altas.