5 opções gratuitas de chat online para sites

Publicado em 23/06/2021 por Marcela Gava e Ines Bahr

Deixar o cliente sem suporte quando ele mais precisa interagir com a sua empresa resulta na perda de vendas. Uma maneira de melhorar o contato com seus clientes é contar com programas de chat online para sites. 

Melhores opções de chat online para sites

Seu site cumpre várias tarefas: desperta a curiosidade de potenciais clientes, informa-os sobre os seus produtos e, muitas vezes, dá a eles a oportunidade de concluir a compra de maneira autônoma. 

Mas o que acontece se alguém ainda não está 100% convencido sobre um produto e tem dúvidas que não estão respondidas no FAQ do seu site?

Nesse ponto, faz uma grande diferença se o usuário puder fazer perguntas, receber respostas e até ter orientações sem precisar perder tempo buscando a informação que precisa. 

O software de chat ao vivo cumpre este propósito. Através dele, os clientes podem entrar rapidamente em contato com a equipe de suporte e, então, fornecer informações relevantes e iniciar uma conversa. 

O uso deste tipo de programa evita que o cliente tenha de esperar em longas chamadas ou realizar trocas infinitas de e-mails. Neste artigo, o Capterra lista algumas das melhores opções gratuitas de chat grátis para sites.

Os melhores programas gratuitos de chat online para sites

1. Chatra

Chatra

Com o Chatra, você pode conversar com os usuários do seu site em tempo real ou responder a eles posteriormente no modo mensageiro por e-mail ou via aplicativo, o que for mais conveniente. Além disso, os usuários podem ver se há algum atendente disponível no chat. Caso abandonem a página, receberão sua resposta por e-mail. 

É possível gerenciar as conversas por meio do painel do agente no navegador ou no aplicativo, com versões para celular e para desktop.

Classificação geral: 4,8/5

Quantidade de reviews: 431

Funcionalidade multilinguística: O Chatra está disponível em português. A escolha do idioma se baseia na língua selecionada pelo visitante em seu navegador. Também há a possibilidade de definir um idioma padrão através da API do Chatra. No entanto, neste caso, o widget (ou seja, a janela de bate-papo) sempre estará em português, independentemente das configurações de idioma no navegador do usuário.

Valor do upgrade: O Chatra é gratuito para um agente. A versão Essential para um número ilimitado de agentes custa 15€ (cerca de R$ 90) por usuário por mês, com pagamento anual, e oferece, além das funções básicas, um help desk via e-mail, integração com Facebook Messenger, chatbot inteligente, anotações e chats em equipe. A versão Pro custa 23€ (cerca de R$ 140) por usuário por mês e, além das funcionalidades da versão anterior, inclui a capacidade de definir o horário de funcionamento, criar grupos de operadores, solicitar avaliações do chat, exportar dados e outras opções de integração.

Saiba mais

2. Comm100 Live Chat

Comm100 Live Chat: uma opção de chat grátis para sites

O Comm100 Live Chat pode ser usado em e-mails, SMS, Facebook, WhatsApp Business e WeChat. É possível adaptar a janela de bate-papo ao layout corporativo da sua empresa, e ela também pode ser usada por meio de dispositivos móveis. Além disso, o Comm100 Live Chat possibilita que as conversas sejam realizadas via chamada de áudio ou vídeo, ou convertidas em tíquetes. 

Oferece um recurso de pesquisa de opinião, antes e depois do bate-papo, que permite saber mais sobre seus clientes e perguntar se eles estão satisfeitos com o atendimento, além de disponibilizar um sistema de gerenciamento de tíquetes e mensagens que pode ser vinculado ao chat ao vivo. O Comm100 Live Chat adota as principais políticas de privacidade, como SOC 2 Type II e ISO 27001.

Classificação geral: 4,7/5

Quantidade de reviews: 103

Funcionalidade multilinguística: O Comm100 Live Chat traz 13 pacotes de idiomas integrados para a interface de bate-papo do visitante, incluindo português, alemão, inglês, francês e espanhol, de forma a adaptar a janela do chat do visitante ao idioma do seu site. Além de conseguir traduzir a interface para qualquer idioma, o Comm100 Live Chat oferece a opção de tradução automática, que melhora a comunicação da empresa com visitantes que falam outros idiomas.  

Valor do upgrade: A versão gratuita do Comm100 Live Chat oferece chats ilimitados para qualquer número de usuários. A versão Team sai por US$ 29 (cerca de R$ 150) por agente por mês e oferece, entre outros recursos, monitoramento em tempo real para visitantes e agentes, upload de screenshots e arquivos, funções de relatórios e armazenamento de dados por um ano. A versão Business, que custa US$ 49 (cerca de R$ 250) por agente por mês, inclui também chats multilíngues, encaminhamento para diferentes departamentos e um filtro de visitantes personalizável. A versão Enterprise (preço sob consulta), além das funcionalidades já citadas, oferece segmentação de visitantes, campanhas de chat dinâmicas, logon único e análises avançadas.  

Saiba mais

3. Crisp

Crisp: atendimento online em único dashboard

No Crisp, com a solução de caixa de entrada integrada, as dúvidas podem ser enviadas por diferentes canais, como Twitter, Facebook Messenger e e-mail, que estarão sempre concentradas em um mesmo espaço. 

A função Triggers do Crisp possibilita o envio de mensagens automatizadas para clientes potenciais em vez de esperar que eles escrevam a primeira mensagem, para aumentar as taxas de conversão. 

Graças ao help desk integrado, os usuários podem acessar os artigos de ajuda no próprio chat e, se você não puder responder imediatamente, eles podem passar o tempo jogando o game CrispyBird, disponibilizado pela ferramenta. Você ainda pode automatizar a integração do cliente com um bot, enviar GIFs e vídeos, e conectar o chat ao vivo às redes sociais.

Classificação geral: 4,5/5

Quantidade de reviews: 63

Funcionalidade multilinguística: Você pode escolher se a caixa de bate-papo deve ser exibida automaticamente no idioma do navegador da pessoa que visita seu site – estão disponíveis mais de 50 idiomas – ou se deseja definir um idioma específico. Portanto, você pode usar o Crisp praticamente em qualquer língua que desejar.

Valor do upgrade: A versão básica gratuita do Crisp oferece chat ao vivo simples para dois agentes com possibilidade de respostas através da caixa de entrada ou por dispositivos móveis. A versão Pro custa US$ 25 (cerca de R$ 125) por mês por site e oferece histórico ilimitado de mensagens, respostas prontas, atendimento via Slack, busca interna e integração com Facebook Messenger, Twitter, Telegram e e-mail. A versão Unlimited, que sai por US$ 95 (cerca de R$ 480) por mês por site, inclui uma base de conhecimento, lembretes de chat, respostas automáticas, chatbot, campanhas automatizadas e muito mais.

Saiba mais

4. Customerly

Customerly: chat online disponível em 13 idiomas

O Customerly permite personalizar a aparência do chat ao vivo, integrar uma base de dados para auto-atendimento, inserir mensagens automáticas com perguntas, distribuir tíquetes entre a equipe de acordo com a demanda do usuário e iniciar chats de vídeo. Além disso, é possível usar a opção de preenchimento automático para prever a dúvida e responder às perguntas de seus clientes mais rapidamente. O Customerly oferece aplicativos para iOS e Android, além de várias integrações prontas para uso, como, por exemplo, com WordPress, Zapier e Google Analytics. 

Classificação geral: 4,5/5

Quantidade de reviews: 50

Funcionalidade multilinguística: O Customerly é exibido automaticamente no idioma do navegador do visitante do site. Português está disponível, dentre diversos outros idiomas.

Valor do upgrade: A versão básica para uma ou duas pessoas é gratuita e oferece chat ao vivo, incluindo uma base de dados de conhecimento e segmentação definida pelo usuário. Para equipes de até 5 pessoas, a versão Startup está disponível por US$ 24 (cerca de R$ 120) por mês e oferece domínio próprio, chats anônimos, visualização de dicas e encaminhamento de e-mail, entre outras funcionalidades. A versão Pro para até 10 pessoas sai por US$ 79 (cerca de R$ 400) por mês e, além das funções anteriores, inclui videochamadas, pesquisas e atribuições inteligentes. Equipes maiores têm acesso a recursos adicionais, como campanhas e funis, a partir de US$ 129 (cerca de R$ 660) por mês com a versão Enterprise.

Saiba mais

5. Drift

Drift: chat online para sites com possibilidade de vídeochamada

Com o Drift, você pode bater um papo com as partes interessadas em tempo real, iniciar uma chamada ou videoconferência diretamente pelo chat ou, se nenhum membro da sua equipe estiver online no momento, oferecer a opção de agendar um bate-papo por meio de um chatbot.

Neste programa de chat online para sites, é possível criar várias caixas de entrada para gerenciar diferentes tipos de conversas, por exemplo, para suporte e vendas, ou para diferentes regiões. O Drift inclui notas internas para falar com outros membros da equipe durante a conversa e a função Live View, que permite que você veja quem está visitando seu site no momento.

Classificação geral: 4,5/5

Quantidade de reviews: 154

Funcionalidade multilinguística: Atualmente, o painel de administração e a maioria das funções do Drift estão disponíveis apenas em inglês, mas a ferramenta está sendo gradualmente localizada, inclusive em português. Além disso, o idioma do widget (bate-papo) pode ser alterado para que seus clientes usem o chat em português.

Valor do upgrade: O uso do Drift também é um chat grátis para sites, mas as versões pagas oferecem diversos recursos adicionais, como chatbots personalizados, respostas salvas, customização, alternância para chamadas ou conferências de zoom, além de perfis e permissões personalizadas. Os preços estão disponíveis sob consulta.

Saiba mais

Busca softwares de chat ao vivo? Confira nosso catálogo!

Metodologia:

Na lista de melhores opções de chat online para sites, o Capterra escolheu os softwares com base nos seguintes critérios:

  • Uma classificação geral de pelo menos 4,5 estrelas
  • Pelo menos 30 avaliações de usuários
  • Uma versão utilizável totalmente gratuita (excluídas as soluções com versão de teste gratuita)
  • Chat ao vivo multilíngue, incluindo português como um dos idiomas oferecidos
  • As ferramentas foram listadas em ordem alfabética

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.

Sobre os(as) autores(as)

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.

Analista de conteúdo do Capterra, cobre as tendências de tecnologia e inovação. Jornalista com mestrado em comunicação pela UAB, de Barcelona. Gosta de criar playlists aleatórias.


Analista de conteúdo sênior para Capterra e GetApp. Especializada em pesquisas e dicas de digitalização para as PMEs. Mestrado em mídia e comunicação, vive na ensolarada Barcelona.

Analista de conteúdo sênior para Capterra e GetApp. Especializada em pesquisas e dicas de digitalização para as PMEs. Mestrado em mídia e comunicação, vive na ensolarada Barcelona.