5 softwares de vendas para você usar no seu negócio

Publicado em 28/07/2020 por Lucca Rossi e Rupal Bhandari

software de vendas

Em um estudo recente, a Gartner analisou 575 avaliações de empresas para identificar o que elas fariam de diferente na implementação da automação de vendas se pudessem começar tudo de novo (link do artigo completo para clientes da Gartner).

Uma das principais conclusões é que as empresas devem encaixar os processos, necessidades e expectativas atuais do negócio ao produto antes de contratar um fornecedor. Os entrevistados também desaconselharam a pressa no processo de implementação, que pode resultar na necessidade de trocar o software de vendas mais à frente.

A verdade é que escolher um sistema do tipo pode ser um processo complicado. Existem dezenas de alternativas no mercado, cada uma com um conjunto de recursos próprios. Encontrar a ferramenta mais adequada depende inteiramente do que sua empresa precisa.

Para ajudá-lo a avaliar melhor, preparamos esta lista com cinco das principais soluções do mercado. Explicaremos seus recursos e funcionalidades e mostraremos o que os usuários dessas ferramentas dizem sobre elas. No final, você ainda encontrará algumas dicas sobre como selecionar a ferramenta de automação de vendas mais adequada.

5 sistemas de força de vendas

(em ordem alfabética)


EngageBay

Freshsales

Pipedrive

Pipeliner

Salesforce

Antes de começar, como chegamos a este lista? Antes de tudo, cada uma das cinco ferramentas recebeu uma classificação geral mínima de 4 de 5 no diretório de softwares do Capterra no último ano. Para ver saber mais sobre a seleção dos programas, veja a metodologia completa no final do texto.

1. EngageBay

Classificação geral:  4.6/5

Avaliações: 53

O EngageBay é uma ferramenta baseada na nuvem que fornece um módulo focado em vendas chamado “Sales Bay”. Este módulo oferece uma visão completa de cada interação feita com um lead e acompanha todas as alterações em andamento ou futuras.

Você pode configurar um pipeline de várias transações ou criar pipelines separados com base em diferentes parâmetros, como produtos, categorias ou localidades. Você também pode automatizar campanhas de geração de leads e fazer o seguimento de leads por meio do funil de vendas.

pipeline engagebay
Pipeline de vendas  multi-transacional do EngageBay, que possui versão grátis (Fonte)

Alguns dos destaques do EngageBay:

  • Rastreamento de e-mail: seja notificado quando um lead abrir seu e-mail ou clicar em um link dentro dele. Automatize as etapas subsequentes, como a chamada ou o e-mail de seguimento, com base nessas ações e garanta que você não irá perder nenhum lead em potencial.
  • Chamadas diretas: ligue para os leads diretamente de dentro do sistema do EngageBay, sem a necessidade de hardware ou software adicional.

O EngageBay também oferece um pacote completo que reúne seus recursos de automação de vendas com recursos de marketing e serviços.

Veja o que os usuários do Capterra dizem sobre o EngageBay:

Prós: a ferramenta é fácil de gerenciar e de navegar e possui uma interface de usuário simples.

Contras: o recurso de design de e-mail da ferramenta precisa de mais customização.

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2. Freshsales

Classificação geral:  4.7/5

Avaliações: 448

O Freshsales,  software de vendas baseado na nuvem da Freshworks Inc., tem alguns de seus recursos bastante semelhantes aos do EngageBay, incluindo um sistema telefônico embutido e o rastreamento de e-mail para atualizações em tempo real. 

O programa também oferece um pipeline visual de vendas para você acompanhar o andamento de cada negociação, a capacidade de agendamento para configurar tarefas e reuniões, relatórios detalhados sobre suas negociações e seus processos de vendas e campanhas automatizadas de geração de leads.

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Visão 360 graus no Freshsales, que tem funções  de segmentação automática  (Fonte)

Alguns dos destaques do programa:

  • Lead scoring: atribua valores numéricos aos leads de acordo com o valor que eles podem ter para seus negócios. A ferramenta calcula a pontuação automaticamente com base no engajamento e nas características de cada lead.
  • Segmentação de leads segundo comportamento: o Freshsales segmenta os leads automaticamente com base em suas atividades e características e projeta campanhas de geração de leads separadas para cada segmento.

Veja o que os usuários do Capterra dizem sobre o Freshsales:

Prós: a ferramenta é fácil de usar e oferece flexibilidade em termos de alteração de campos nos perfis de leads, sincronização de e-mails de acordo com o histórico de leads e exibição de detalhes completos de um lead na barra de pesquisa.

Contras: a configuração do software pode ser demorada. Além disso, a grande quantidade de recursos da ferramenta pode dificultar a compreensão dos usuários.

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3. Pipedrive

Classificação geral:  4.6/5

Avaliações: 2.214

O Pipedrive é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e gerenciamento de pipeline de vendas baseada na nuvem que pode ajudar você a automatizar sua força de vendas.

O software ajuda a simplificar os processos de vendas por meio de uma visão geral mais visual, a gerar e rastrear leads e a gerenciar atividades e objetivos de vendas.

software de vendas pipeline vendas Pipedrive
Gestão do pipeline de vendas no Pipedrive, que não possui versão gratuita (Fonte)

Alguns dos destaques do programa:

  • Relatórios de vendas: obtenha métricas detalhadas do seu pipeline de vendas com relatórios visuais e veja suas vendas separadas por produto. Além disso, personalize o painel definindo seus próprios filtros para medir a conversão e o desempenho da equipe.
  • Previsão de vendas: projete receitas futuras usando as datas esperadas de fechamento de negociações e direcione sua equipe de vendas a fim de priorizar negócios de maneira adequada.

Veja o que os usuários do Capterra dizem sobre o Pipedrive:

Prós: flexibilidade para criar fluxos de vendas personalizados e relatórios detalhados para monitorar o desempenho. A funcionalidade de arrastar e soltar do Pipedrive facilita seu uso.

Contras: a pesquisa de informações de leads poderia ser melhor organizada e mais acessível dentro do layout. Alguns usuários também acham que a ferramenta pode ser limitante quando se trata de organizar grandes equipes de vendas e é mais adequada para empresas de pequeno e médio porte.

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4. Pipeliner

Classificação geral:  4.7/5

Avaliações: 161

O Pipeliner é uma ferramenta de CRM que pode funcionar como um sistema de automação de vendas. Ele fornece recursos típicos de um software de vendas, como gerenciamento de contatos e de leads, gestão de oportunidades e atividades, exibição do pipeline, relatórios e gestão de tarefas de vendas.

software de vendas painel pipeliner
Painel de vendas no Pipeliner, CRM com funções de automação de vendas (Fonte)

Alguns dos destaques do programa:

  • Vendas em redes sociais: fique de olho nos perfis das redes sociais dos seus leads (como Facebook, Twitter e LinkedIn) com a ajuda de um feed gerado automaticamente. Além disso, execute ações diretamente do próprio programa, como curtir ou comentar publicações.
  • Metas dinâmicas: mantenha as metas de suas equipes de vendas em primeiro plano, com uma meta visível mostrada na visualização principal do pipeline, que pode ser escolhida entre cinco visualizações diferentes: meta de vendas não ponderada, meta de vendas ponderada, meta classificada, meta equilibrada e meta real.

Veja o que os usuários do Capterra dizem sobre o Pipeliner:

Prós: os usuários elogiam a capacidade de realizar várias tarefas dentro do próprio programa, bem como a visualização dinâmica de atividades, processos e do pipeline de vendas.

Contras: excluir oportunidades e leads indesejados do sistema pode ser complicado.

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5. Salesforce

O Salesforce é uma ferramenta de CRM que pode muitas vezes funcionar como um software de vendas completo. Trata-se da ferramenta de força de vendas mais conhecida no mercado e oferece gerenciamento de contatos, gestão de oportunidades e de leads, relatórios e previsão de vendas.

software de vendas visualização painel salesforce
Painel no Salesforce, uma das ferramentas mais conhecida no mercado (Fonte)

Alguns dos destaques do programa:

  • Processos: use a interface de apontar e clicar do Salesforce para automatizar processos e criar alertas automáticos por e-mail para transações de um determinado tamanho e para atribuir tarefas automaticamente à medida que a transação avança por diferentes estágios.
  • Aprovações: automatize aprovações, como descontos, viagens e relatórios de despesas. As solicitações podem ser incluídas no sistema e aprovadas pelos envolvidos, por chat ou e-mail.

Veja o que os usuários do Capterra dizem sobre o Salesforce:

Prós: obter relatórios de vendas detalhados e encontrar informações dos clientes é fácil. Os usuários também gostam da boa integração com outras ferramentas, incluindo clientes de e-mail, calendários e gerenciadores de tarefas.

Contras: a curva de aprendizado da ferramenta é um pouco alta e leva algum tempo para os usuários entenderem e conseguirem usar todos os recursos oferecidos.

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Como escolher o melhor software de vendas para o seu negócio

Conhecer as melhores ferramentas do mercado é uma coisa, encontrar a mais adequada para o seu negócio é outra. Você precisa levar vários pontos em consideração ao explorar as opções. Para ajudar, dividimos algumas considerações mencionadas pela Gartner em três pontos (o artigo completo está disponível para clientes):

  • Verifique se a equipe que avalia as ferramentas inclui funcionários operacionais, técnicos e da linha de negócios. Isso garantirá que haja um entendimento adequado dos usos da ferramenta, considerações apropriadas sobre as necessidades da equipe de vendas, além de garantir que a perspectiva do usuário final será suficientemente incorporada.
  • Vincule o processo de seleção à estratégia mais ampla de tecnologia de vendas da sua empresa. É necessário entender que nenhum fornecedor oferece todos os recursos igualmente bem. Portanto, verifique primeiro quais recursos são mais importantes para o seu negócio e, então, avalie as ferramentas com base nisso.
  • Aproveite bem as apresentações porque, independentemente do tempo de duração delas, nunca é o suficiente para ver todos os recursos que a ferramenta oferece. Portanto, crie uma agenda dedicada a garantir que a demonstração atenda às suas necessidades e objetivos. Apresente aos fornecedores as cinco principais e mais complexas aplicações e peça a eles para destacarem o impacto que a ferramenta pode ter em cada um desses casos.
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Metodologia de seleção 

Para serem considerados para este artigo, os programas precisavam atender aos seguintes critérios:

  • Ter mais de 10 avaliações entre 20 de novembro de 2018 e 20 de novembro de 2019.
  • Ter uma classificação geral mínima de 4 sobre 5.
  • Apresentar recursos como: gerenciamento de contatos, gestão de leads/oportunidades, gestão de fluxo de trabalho/pipeline e relatórios.

Note que, se uma ferramenta teve destacados recursos como lead scoring ou previsão de vendas, isso não significa necessariamente que as outras da lista não ofereçam os mesmos recursos ou recursos semelhantes. As funcionalidades destacadas são apenas uma amostra dos recursos da ferramenta.

Isenção de responsabilidade: os prós e contras listados são derivados dos recursos apresentados no site do produto e nas avaliações de usuários nos domínios da Gartner Digital Markets (Capterra, GetApp e Software Advice) e não representam nem constituem um endosso das opiniões por parte do Capterra ou de suas empresas afiliadas.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.