5 programas de atendimento via chat gratuitos

Publicado em 16/04/2020 por Kristen Bialik e Lucca Rossi

atendimento via chat

A demanda por programas de atendimento via chat está em alta. Não acredita? 

Observe esses dados:

A última edição do CXTrends, estudo anual sobre experiência do cliente no Brasil realizado pela Octadesk, aponta que 42% das empresas utilizam chats de atendimento para falar com os usuários.

Ainda segundo a pesquisa, 11% dos entrevistados afirmam adotar chatbots.

Acompanhar essa demanda não precisa representar custos para a sua empresa, já que existem diversas boas opções de software que oferecem a função com versões gratuitas.

5 programas grátis de atendimento via chat

Analisamos quase 300 softwares de chat de atendimento do diretório do Capterra para chegar a uma lista com as cinco principais ferramentas gratuitas, baseada nas avaliações de usuários do ano passado.

Para cada um dos programas, você verá os prós e os contras, o valor do upgrade e para qual público o software é mais adequado. A metodologia completa está disponível no final do texto.

Os programas:


1. Chaport

O Chatport é  um programa de atendimento via chat com uma interface limpa e moderna. Diversas avaliações do Capterra destacam a facilidade de uso e de instalação do software.

A versão grátis vem com chats, histórico de bate-papo, agentes registrados e sites ilimitados, tornando-o um dos planos gratuitos mais generosos da lista. Apesar de você poder registrar um número ilimitado de agentes, o plano sem custo limita o uso simultâneo online a apenas cinco.

Prós:

Permite até cinco agentes simultâneos no plano gratuito (e agentes registrados ilimitados no geral), uma das quotas mais altas desta lista. O plano gratuito também inclui recursos como bate-papos em grupo, mensagens offline e relatórios básicos.

 Contras:

Alguns recursos, como envio de arquivos e integração com outros sistemas, estão disponíveis apenas para os assinantes pagos.

Valor do upgrade: A atualização para o plano “Pro” custa US$ 9,80 (cerca de R$ 50) por agente, por mês, em assinaturas anuais. O valor sobe para US$ 14 (cerca de R$ 73) para assinaturas mensais.

Aplicativos para celular: Android, iOS

Mais adequado para: Pequenas empresas com volume de chats alto o suficiente para precisar de alguns agentes simultâneos.

tela Chaport
Customização da aparência no Chaport, que permite cinco agentes simultâneos (Fonte)

2. Chatra

O Chatra é um software de atendimento via chat que permite conversas simultâneas ilimitadas em vários sites, mesmo no plano gratuito. Os usuários de todos os planos podem aproveitar recursos como mensagens offline, histórico completo de bate-papo e anotações do chat. A principal desvantagem é que o Chatra permite apenas uma conta de agente no plano grátis.

Segundo as avaliações do Capterra, o Chatra é intuitivo e fácil de usar.

Prós:

O plano gratuito oferece vários recursos avançados, incluindo transcrições de conversas por e-mail, acesso à API do programa e integração com Google Analytics.

Contras:

Usuários do plano gratuito podem usar apenas uma conta de agente e têm vários recursos restritos, como bate-papos proativos, transferência de arquivos e algumas integrações.

Valor do upgrade: A versão paga do Chatra custa US$ 15 (cerca de R$ 78) por agente, por mês, para assinaturas anuais. Esse valor sobe para US$ 19 (cerca de R$ 100) na opção de pagamento mensal.

Aplicativos para celular: Android, iOS

Mais adequado para: Pequenas empresas ou autônomos que precisam de apenas um agente conversando ao vivo por vez.

tela Chatra
Fila de bate-papo do Chatra, que permite apenas uma conta de agente grátis (Fonte)

3. Pure Chat

O Pure Chat conta com chats ilimitados e histórico de conversas para todos os usuários. A versão grátis também inclui todas as integrações, respostas predeterminadas, ações baseadas em gatilhos e transferências de arquivos, recursos que outros fornecedores geralmente limitam a assinantes pagos. O plano gratuito inclui até três agentes.

Segundo as avaliações do Capterra, o Pure Chat é fácil de instalar e de usar.

Prós:

A versão grátis inclui vários recursos que são pagos em outros fornecedores, como personalização avançada do widget (o botão de atendimento) de bate-papo e transferência de arquivos. O plano gratuito também inclui integrações diretas com Google Analytics, HubSpot, Infusionsoft e Axosoft, além de muitos outros aplicativos por meio do Zapier.

Contras:

O Pure Chat permite apenas três agentes e um site no plano gratuito.

Valor do upgrade: As atualizações são baseadas em recursos adicionais e no número de sites ou agentes. As duas atualizações de pacotes disponíveis custam US$ 39 (cerca de R$ 204) e US$ 79 (cerca de R$ 412) por mês e incluem quatro e dez agentes, respectivamente. Agentes adicionais custam US$ 13 (cerca de R$ 68) a mais por mês no plano “Growth” e US$ 8 (cerca de R$ 42), no plano “Pro”. Esses valores aumentam se o pagamento for feito mensalmente.

Aplicativos para celular: Android, iOS

Mais adequado para: Pequenas empresas que desejam integrar a solução de chat online com um software pré-existente.

tela Pure Chat
Painel do Pure Chat, que inclui três agentes e um site no plano gratuito (Fonte)

4. tawk.to

O tawk.to se destaca dos outros programas desta lista por seu modelo de negócios diferenciado e sua oferta de serviços.

O programa não limita nenhum recurso aos assinantes gratuitos. Em vez disso, oferece seus próprios agentes a partir de US$ 1 (cerca de R$ 5) por hora aos assinantes interessados. Essa pode ser uma ótima opção para pequenas empresas cujas demandas de agentes são flutuantes e que desejam complementar ou terceirizar a equipe.

Segundo o tawk.to, seus agentes são capazes de responder a perguntas de várias empresas ao mesmo tempo. Dessa forma, você estaria basicamente compartilhando o custo da contratação de um agente da ferramenta com outras empresas que também usam seus serviços.

Prós:

Como o tawk.to opera com um modelo de negócios de contratação de agentes, os usuários do plano gratuito têm acesso a todos os recursos “premium” que muitos outros fornecedores oferecem apenas aos assinantes pagos, incluindo ações automatizadas, prévia de mensagens dos clientes e respostas predeterminadas.

 Contras:

Para alguns dos usuários do Capterra, a interface de usuário e o desenho dos widgets poderiam ser melhores.

Valor do upgrade: Não há versão paga. A opção existente é a de contratar agentes a partir de US$ 1 (cerca de R$ 5) por hora.

Aplicativos para celular: Android, iOS

Mais adequado para: Pequenas e médias empresas que precisam de recursos avançados de chat online e/ou necessitam agentes terceirizados.

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Painel do tawk.to, que tem um modelo de negócios de contratação de agentes (Fonte)

5. Userlike

O Userlike é um software de atendimento via chat com uma interface limpa e moderna. A versão grátis vem apenas com um agente e um widget de bate-papo, o que significa que existe somente uma configuração da janela de bate-papo para o seu site. No entanto, o plano gratuito oferece chats ilimitados.

Para os usuários do Capterra, o Userlike é fácil de instalar e de usar.

Prós:

A versão grátis do Userlike vem com chats ilimitados.

Contras:

O Userlike não tem aplicativos para celular, a versão gratuita inclui apenas um agente e o programa não oferece integrações.

Valor do upgrade: A assinatura anual custa US$ 29 (cerca de R$ 151) por mês para três usuários e widgets, US$ 99 (cerca R$ 516) por mês para cinco usuários e widgets e US$ 299 (cerca de R$ 1.560) por mês para 10 usuários e widgets. Cada plano inclui seu próprio pacote de recursos.

Aplicativos para celular: Não há.

Mais adequado para: Pequenas empresas ou autônomos que precisam de apenas um agente e um software básico.

tela Userlike
Janelas do agente e do cliente no Userlike, que não oferece versão mobile (Fonte)

Confira um resumo das informações sobre as ferramentas:

tabela atendimento via chat


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Metodologia

Para este artigo, foram avaliados programas do diretório de softwares de chat de atendimento do Capterra para determinar se ofereciam uma versão gratuita e se atendiam aos critérios de inclusão desta lista. 

Programa gratuito

Para este artigo, um programa foi classificado como gratuito se:

  • oferecia uma versão gratuita e independente do software;
  • não se tratava de uma versão de avaliação que condiciona a continuidade do uso após um período de tempo limitado à aquisição do software.

Critérios

Após o software ser classificado como gratuito, ele deveria cumprir os seguintes critérios:

  • Ter tido pelo menos dez avaliações publicadas no site do Capterra no ano passado;
  • Atender à definição de software de chat de atendimento do Capterra.

 

O que é um software de chat de atendimento?

Foram avaliados produtos verificados gratuitos com pelo menos dez avaliações recentes em relação à seguinte definição de software de chat de atendimento:

Softwares de chat de atendimento permite que as empresas conversem com os clientes em tempo real dentro do seu site. Seu uso é predominantemente para suporte, embora também esteja se expandindo de forma rápida para o uso de equipes de vendas e marketing a fim de ajudar a impulsionar o envolvimento do cliente.

Verificamos os recursos básicos de chat ao vivo e a adequação à categoria. Os programas foram classificados como software de bate-papo ao vivo caso contivessem o seguinte recurso principal:

  • Bate-papo em tempo real voltado para o consumidor: um widget de bate-papo que possa ser incorporado em um site, geralmente usando HTML, e que fornece um chat ao vivo de suporte voltado ao consumidor ou vendas entre clientes e agentes.

As melhores soluções

Depois de chegar a uma lista de softwares gratuitos verificados que atendiam aos critérios de inclusão acima, foram selecionados os cinco melhores com base na avaliação geral do Capterra do ano passado.

Isenção de responsabilidade

As partes do conteúdo deste artigo que fornecem opiniões e pontos de vista expressos pelos usuários não representam as opiniões do Capterra.

Esse artigo pode se referir a produtos, programas ou serviços ainda não disponíveis em seu país, ou pode ter restrições legais ou regulatórias. Sugerimos que você consulte o provedor de software diretamente para informações sobre disponibilidade do produto ou conformidade com as leis locais.